terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Mudanças nos traços do Pelezinho, Jeremias e Dona Morte

Quem viu nas bancas 'As Melhores Histórias do Pelezinho # 8', 'Cascão # 84' e 'Mônica # 84' teve uma surpresa desagradável ao ver, respectivamente, os traços do Pelezinho, do Jeremias e da Dona Morte diferentes. Um desrespeito com fãs e profissionais da época e nessa postagem, comento sobre isso. 


Sobre o Pelezinho, ao ver a capa do almanaque, o público já nota que tiraram o círculo rosado em volta da boca do Pelezinho e colocando nariz que não tinha. Só que ao virar a página, a grande surpresa: simplesmente redesenharam todas as cenas do Pelezinho, colocando exatamente como estava na capa. Odiei a mudança. Se já não bastassem as modificações que fazem nas histórias dos almanaques para atender o politicamente correto, agora resolveram alterar os traços clássicos do personagem e sua turma. Revoltante. 

Ficou horroroso assim. Sem expressividade, conseguiram descaracterizar o personagem e estragar a arte dos anos 80. Ficou constrangedor. E ainda tem momentos que a boca dos personagens ficam retas demais ou tortas de tão mal feito que ficou. Totalmente sem noção.

Além do Pelezinho, todo os os personagens negros, lamentavelmente, tiveram seus traços alterados, deixando igual ao Pelezinho. Com isso, Cana Braba e Teófilo aparecem diferentes também. O pai do Pelezinho, seu Dondinho, não pareceu nessa edição, mas também terá seus traços alterados. O Cana, inclusive, conseguiu ficar o pior. Só a Bonga mantiveram, provavelmente, dizendo que está de batom, mas mesmo assim ela está com lábios menos carnudos e levemente menores do que antes.

Trecho da HQ "O segredo da fórmula X"

No prólogo, eles colocam um esclarecimento falando que "o traço foi reestudado para se tornar mais moderno, atualizado e universal". Como assim? Se for para modernizar todos os personagens, vão daqui a pouco alterar o cabelo da Mônica que parece um cacho de bananas, mudar a cor do Bidu porque não existe cachorro azul, além de tirar suas barbichas dele porque cachorro nenhum tem aquilo, ou modificar os narizes dos personagens porque um acento circunflexo está errado e assim por diante. Isso tudo é descaracterizar os personagens, e foi o que fizeram com a Turma do Pelezinho com essas mudanças. 

Turma do Pelezinho em sua versão clássica e consagrada

Já não bastava a Turma da Tina com aqueles traços feito "Barbie" (e que prometem mudar novamente para pior quando relançarem a revista da Tina) e agora essa com o Pelezinho. A Turma da Tina em 2008 ficou tão horrível que até mudaram algumas coisas depois para ficarem menos pior, mas está ruim da mesma forma, principalmente o Rolo. Ao menos, quando republicam histórias antigas da Tina, eles mantêm os traços como eram (só falta isso também). Não vejo motivo para modificar essas reedições do Pelezinho.

Se fosse só a capa, ou se fizessem histórias novas com esses traços, até aceitaria, por ser um desenho recente, embora achando feio assim. Mas alterar todos os desenhos das histórias não dá para engolir. Ficou péssimo. Fora o desrespeito com todos os profissionais envolvidos, alterando todo o trabalho dos desenhistas da época e toda a dedicação que tiveram, para mudar tudo assim, sem mais nem menos. Tudo para o desenho não parecer preconceituoso para as crianças de hoje. Ridículo.

Trecho da HQ "Bonga a conselheira"

Talvez a MSP recebeu vários e-mails e cartas de mães reclamando que aquela boca com círculo rosado ou com lábios exagerados era preconceituoso, que seus filhos estavam traumatizados e resolveram mudar para atender o politicamente correto, ou quem sabe, reclamando também que um personagem não pode aparecer sem nariz. E junta, com a vontade de modernizar os traços, aí fica essa tosqueira que descaracterizou o personagem.

Porém, segundo o "Universo HQ", em 'Pelezinho Coleção Histórica', os traços não vão mudar. O que é menos mal, porém dá impressão que eles pensam que só as crianças é que compram 'As Melhores Histórias do Pelezinho' (já que elas não vão se importar com as mudanças dos personagens) e só os adultos compram a Coleção Histórica, ou seja,  quem gostar da nova versão compra o almanaque e quem gostar da versão antiga que compre a Coleção Histórica.

Não acho isso não é correto, porque eu mesmo comprava os 2 títulos. As histórias republicadas no almanaque têm foco nas últimas edições de 'Pelezinho' da Editora Abril (por volta de 1981/ 82), enquanto que em 'Pelezinho Coleção Histórica' republica as primeiras histórias (atualmente em 1978). Eu nem fazia questão de ter material repetido, só queria ler as histórias logo. Comprar as originais, o que seria o ideal, sai muito caro na internet; agora, com essa palhaçada, teremos que esperar até por volta de 2016 para ler essas histórias com os traços do jeito que eram nas originais em 'Pelezinho Coleção Histórica', isso se até lá não resolveram modificar os traços na Coleção Histórica também, ou senão o título é cancelado antes da hora. Bola fora.

Comparando as 2 versões história "Bonga a conselheira", olha como ficou horrível a versão nova. A imagem da esquerda é a original, tirada de 'Pelezinho # 52' (Ed. Abril, 1981), e a da direita é dessa nova versão de 2013. A original é infinitamente melhor. 

Comparação da HQ "Bonga a conselheira"

Curiosamente, essa não foi a primeira vez que o Pelezinho teve seus traços alterados. Em 1990, a MSP tinha planos de criar uma versão adolescente do personagem, com 12 anos de idade. o projeto, felizmente, não vingou, ficando só as imagens de apresentação dos personagens na nova versão no especial 'Pelezinho 50 Anos' e aparecendo em uma propaganda de serviço telefônico da "Telesp" para ouvir dicas de futebol dele. A propaganda mostro a seguir:

Propaganda tirada de ' Chico Bento # 107' (Ed. Globo, 1991)

Já em 1992, o Pelezinho apareceu diferente em 2 ocasiões, ambas retratado como criança: na história "O Melhor", de 'Cascão # 136', e em todo o 'Gibizinho do Pelezinho # 24'. Na história "O Melhor", em que o Cascão deseja a um poço de desejos um amiguinho bom de bola para jogar futebol e aparece o Pelezinho. Nessa história, o Pelezinho aparece ainda sem nariz, porém com lábios rosados e carnudos, sem aquele círculo rosado em volta da boca. Já nas histórias do 'Gibizinho do Pelezinho # 24', o último com histórias inéditas dele até hoje, além de aparecer assim com lábios, colocaram um nariz nele. Abaixo, uma imagem da história "Embaixadas" com os traços do Pelezinho no "Gibizinho do Pelezinho # 24":

Trecho da HQ "Embaixadas" (Gibizinho do Pelezinho # 24 - Ed. Globo, 1992)

Apesar de ficar diferente e feio também, até que ficou menos pior do que o atual por causa dos lábios. Lembrando que apenas o Pelezinho sofreu alterações nessas histórias de 1992, os demais personagens da sua turma permaneceram inalterados. E as histórias do especial 'Pelezinho Copa 90' e no 'Gibizinho do Pelezinho # 15' (Ed. Globo, 1992), ambos com histórias inéditas também, tiveram traços tradicionais. 

Uma justificativa da mudança em 1992 era apenas para padronizar a forma como os negros eram retratados na época. Dando um exemplo do Jeremias, nos anos 70, ele era todo preto que nem um carvão e com um círculo rosado em volta da boca (o Pelezinho era pintado com um marrom bem escuro, quase preto). Em 1982, talvez para economizar nanquim, resolveram colocar um marrom mais claro no Jeremias, mas ainda com o círculo rosado na boca. Já em 1983, tiram o círculo rosado e colocaram lábios e que continua a ser desenhado assim até hoje. Abaixo, um comparativo da evolução dos traços do Jeremias:

Jeremias: evolução

Como o gibi do Pelezinho já havia sido cancelado em 1983, ele não sofreu alterações nos lábios na época e resolveram fazer isso em 1992, também não fazendo sucesso e, como o personagem foi para o limbo do esquecimento até em 2012, quando voltaram a republicar suas histórias, esses traços com lábios ficaram despercebidos. Provavelmente, eles devem alterar também os traços do Ronaldinho Gaúcho e do Saci das histórias do Chico Bento e de todos os negros da MSP, deixando todos sem lábios. Aliás, o Jeremias já apareceu sem lábios em 2 histórias de 'Cascão # 84' e também em 'Mônica # 84'. Nos futuros almanaques também deve ter a boca alterada que nem o Pelezinho. Abaixo uma imagem do "novo Jeremias". 

Novo Jeremias, tirado de "Cascão # 84' (Ed. Panini, 2013)

Sobre o conteúdo desse almanaque do Pelezinho, foi dose de ler as histórias com traços desse jeito. Nem deu gosto de ler direito. Aparentemente, não teve alteração nos textos dessa vez e continua com situações incorretas, como eles contracenando com bandidos e a mãe do Pelezinho mostrando chinelo para bater nele. 

Então, como conseguiram estragar uma revista tão boa com essa mudança ridícula, não vou mais comprar 'As Melhores Histórias do Pelezinho', ficando agora só com a 'Pelezinho Coleção Histórica'. Com isso, logicamente, não vou mais comentar sobre esse almanaque, que eu costumava elogiar tanto. Será uma pena que vou ter que esperar uns 3 anos para ler essas histórias que saem nesses almanaques, mas não dá para aturar traços assim, descaracterizando e avacalhando com os personagens.  

E, além do Pelezinho e Jeremias, quem teve traços alterados também foi a Dona Morte. Em Mônica # 84, colocaram a Dona Morte com lábios, seios e formato dos olhos diferentes, incluindo cílios, e tiraram o buraco do nariz, ridicularizando e descaracterizando completamente a personagem. Um horror. Tudo para deixar mais feminina e não assustar mais as crianças. Abaixo mostro a imagem da "nova Dona Morte".

Nova Dona Morte: ridícula

A Dona Morte quando criada tinha listas verticais, dando um ar mais sombrio e misterioso sobre sua forma, e  a partir dos anos 90 aparecia também com o rosto todo branco e colocaram o buraco do nariz, deixando claro que ela era uma caveira, prevalecendo essa 2ª forma nos anos 2000. Eu gosto dos 2 traços, preferindo os com traços verticais. Agora do jeito que apareceu em 'Mônica # 84' é avacalhação. As histórias dela e da Turma do Penadinho já estão péssimas e a Dona Morte não mata mais ninguém, e agora colocar traços horrorosos assim estragou totalmente.

Dona Morte: evolução

É revoltante a falta de consideração com os fãs. É difícil saber quem ficou pior dos 3, mas fico com o Pelezinho porque envolve trabalhos de outra época que foram alterados. Espero que percebam a burrada que fizeram e voltem com os traços antigos desses personagens. Só sei que não compro mais 'As Melhores Histórias do Pelezinho'.

122 comentários:

  1. Ate a Dona Morte???? Ela ficou horrivel, da ate raiva de olhar pra ela assim. Daqui a pouco vao tirar a foice dela e transforma-la em uma alma penada qualquer do cemiterio. Acho que a partir de agora so vou comprar os almanaques da TM atual pois nao vou suportar tem um gibi na coleçao com ela desse jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vão acabar trocando a foice por um cajado rosa com babadinhos e cheirinho de morango.

      Excluir
    2. Lamentável essas mudanças tão radicais, ficou péssima.

      Ana, ela não aparece mais de foice nas hqs, por isso não vão trocar.

      André, isso se não resolverem mudar os traços nos almanaques q nem como fizeram com o Pelezinho. Pode esperar de tudo, depois dessa.

      Excluir
    3. Peço desculpas ao ilustrador,mas com certeza o mesmo ao fazer uma burrada na certa deve falar "Ô serviço de preto!",resumindo,o povo brasileiro faz cagada e ainda querem usar do bom mocismo para baterem no peito e falarem o quanto são hipócritas!

      Excluir
    4. E graças à essa hipocrisia,desculpem o tom da palavra,mas o que estamos criando na verdade são um bando de cocozinhos,que só do fato de alguém falar BUUU!(susto), logo eles já ficam traumatizados tendo que irem a psicólogos! Quando eu era pequeno eu assistia a Jason e Freddy Krueger dando risada! Quero ver o que acontece quando botarem algum DVD desses caras para esses "cocozinhos" assistirem!

      Excluir
    5. Muito triste o q a sociedade quer para nossas crianças. Elas tem q saber da realidade e não viver no mundo faz-de-conta. Uma pena. Assustar um pouco não traumatizava ninguém na minha época.

      Excluir
    6. Bom ela não esta mais assim nos gibis,agradecemos!!!!!!!!!!!

      Excluir
    7. Ainda bem q a Dona Morte não tem aparecido assim. Mas ela apareceu em outra hq assim depois dessa, também com ela contando história. Ela apareceu só no inicio e no final da hq, mas medonha desse jeito. Acho q foi em Cascão nº 93, se não me engano.

      Excluir
  2. Essa Dona Morte atual dá mais medo.
    Perdoem o vocabulário, mas essa bosta não é a Dona Morte engraçadinha e atrapalhada que sempre me fez rir e nunca me traumatizou.
    Pra mim quando você vê racismo em todo lugar ou se preocupa em não parecer racista, você automaticamente está sendo racista, já que não está lidando com negros com naturalidade.
    E até pessoas brancas sofreram (sofrem?) racismo. Preconceito é tratar um negro como se fosse especial, digno de pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "E até pessoas brancas sofreram (sofrem?) racismo."

      É verdade, como aquelas cotas de vagas para negros em concursos e vestibulares. Esse é o Brasil q vivemos.

      Excluir
    2. Marcos, você nunca foi à Bahia, certo? Và às favelas baianas, se você for branco, e me conte como foi tratado.

      Excluir
    3. Gente, eu sou a favor de cotas e me preocupo em não ser racista sim! Mas to passada com a mudança nos desenhos... não entendo...

      Excluir
    4. Pois é Natália, não é questão de racismo, e sim os traços q ficaram horrorosos. Não dá pra engolir. E ainda modificar hqs antigas de desenhistas de outras épocas.

      Omega, nao fui a Bahia não. Será q serei mal tratado nas favelas?

      Excluir
  3. Vindo da MSP a gente pode esperar tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois dessas acho q mais nada me surpreende, só é lamentar e pronto.

      Excluir
  4. A Morte me pegou de surpresa (trocadilho besta, hein?). Não sabia dessa. Soube agora, nesta postagem. Isso é pra valer? Manterão mesmo esse padrão? Ficou horrível. No caso Pelezinho, até que mudassem o traço, mas se fizessem novas histórias. Alterar histórias antigas é, no mínimo, mais bizarro do que os novos traços da dona Morte.
    Acho que vc tem razão quando fala de possível acusação de "racismo" por parte do MSP. Isso deve ter pesado e os Estúdios correram para evitar insinuações. Tempos loucos estes onde vivemos.
    Quanto às crianças se assustarem com a Morte, que coisa! Criança hj em dia não tem medo de nada, nem dos trenzinhos das DSTs em festinhas funks e forrós da vida.
    Ao menos nos sobrou a Coleção Histórica..... por enquanto.
    Penso que uma grande "reforma" da Turma em geral está para surgir. Acho que, há qualquer momento, o MSP descaracterizará totalmente a Turma tradicional, de forma brusca, sem demais avisos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Isso é pra valer? Manterão mesmo esse padrão? Ficou horrível."

      Kleiton, acredito q sim, não tem nada confirmado, Pelo menos em 1 hq apareceu assim. Quem sabe eles vendo tanta reclamação, resolvam mudar atrás.

      Sobre pelezinho, concordo q sefosse só capa ou fizessem hqs novas vai lá, mas alterar todo omaterial antigo é o cúmulo. Deve ter dado uma trabalhadeira para quem cuida disso...

      "Criança hj em dia não tem medo de nada, nem dos trenzinhos das DSTs em festinhas funks e forrós da vida."

      kkkkk.... pior q é verdade.

      "Ao menos nos sobrou a Coleção Histórica..... por enquanto."

      Pois é, vamos ver até quando vai dura risso e resolverem mudar tbm a Coleção Histórica. Afinal, crianças compram tbm, vem junto com a assinatura da TM Jovem...

      E vamos ver agora quais os próximos personagens vão mudar daqui pra frente.

      Excluir
  5. E nós proximos capitulos de "MSP Correto": Cebolinha ganhar mais de 5 fios de cabelos, Cascão toma banho diariamente, Thuga casa com o Piteco, Horacio passar a comer menos alface para ajudar planeta, Franjinha para de fazer invenções porque as vezes o laboratorio explode e isso e um pessimo exemplo, Denise para de falar girias e sacanear com os amigos, Os Pais do Xaveco se casam denovo, Floquinho apara o pelo, Penadinho reencarna, Capitão Feio para de tentar suja o planeta e abre uma banquinha de cuscuz (sem açucar) .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, concordo com vc. Não duvido nada isso acontecer. Um absurdo.

      Excluir
    2. "Capitão Feio para de tentar suja o planeta e abre uma banquinha de cuscuz (sem açucar) " > Kkkkkkkk!! Rindo de tão ridículo né? mais agora tudo pode realmente acontecer..era UMA VEZ a turma da Mônica!! :(

      Excluir
    3. A gente pode esperar de tudo da MSP a partir de agora... aguarde os próximos capítulos do cúmulo do absurdo kkk

      Excluir
  6. Não sei qual eu mais detestei. Odiei essa mudança do pelezinho. Estragaram o ótimo gibi que era. Dona morte tá parecendo aquela que apareceu na abertura do almanaque do Penadinho. Quem perde é eles, pois tenho certeza que o gibi do pelezinho vai sofrer uma mega queda de vendas. O gibi virou um lixo. Quando anunciaram a volta do Pelezinho, anunciaram que ia ter Pelezinho magazine. Bem que eles podiam fazer hqs novas com essa horrível mudança tosca e deixar o que era bom em paz. Se o problema é preconceito, que fazia ele branco. Fico revoltado com essa palhaçada da msp. Não vou mais comprar esse lixo de gibi. Odiei. Meu bolso agradece. Eles podiam fazer uma enquete pra ver se a gente queria isso. Mas eles nem ligam pros fãs antigos. Só pros novos evos politicamente correto. Afs afs afs. Fico put... ops... Hoje em dia não seria assim.... agora eu fico garoto de programa de raiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Estragaram o ótimo gibi que era. "

      estragaram completamente... avacalharam.

      "tenho certeza que o gibi do pelezinho vai sofrer uma mega queda de vendas. O gibi virou um lixo."

      Por minha parte eu não compro mais esse almanaque, pena q vou esperar até 2016 pra ler essas hqs, mas não dá pra aturar isso.

      "Eles podiam fazer uma enquete pra ver se a gente queria isso. "

      Era o minimo q podiam fazer. Podiam perguntar qual traço é melhor, perguntar idade e se compra a revista do PLZ... até pra ter uma estatística de quem compra e qual faixa etária é a favor da mudança e quem compra o gibi. Com certeza, a maioria iria responder q odiou a mudança.

      Excluir
  7. O Maurício de Sousa tinha que ler esse artigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho q tem alguns roteiristas q veem o blog. Mas acho q não adianta muito, o Mauricio já fez a escolha dele, o máximo q acho q pode acontecer é voltar a Dona Morte com traços q eram.

      Excluir
    2. Pena. As historinhas da Turma atual vão acabar criando um universo de crianças chatas, mimadas e sem caráter. Eu e várias pessoas lemos quadrinhos desde pequenos e nem por isso saímos fazendo coisas "politicamente incorretas" que apareciam nos gibis de antigamente. Continuo fã deles dos anos 70 até o finzinho dos anos 80, o resto eu dispenso.

      Excluir
    3. Com certeza Eugenio, falou tudo. Eu nunca fiquei traumatizado com nada q eu li da turma. Uma pena mesmo.

      Eu só prolongo até a metade dos anos 90, como época boa da turma.

      Excluir
    4. uuuuffffaa ela não esta mais assim

      Excluir
    5. Ela voltou com os traços que era, pois tenho vários gibis com os traços dos anos 80 e 90 e também só tenho uma hq com os traços dela bonita

      Excluir
    6. Foram poucas vezes que ela apareceu assim, ainda bem

      Excluir
  8. Fabiano, foi estupidez e avacalhação com os personagens. Falta de respeito total.

    Eu tbm nao vou me surpreender se mudarem os desenhos e as características dos outros personagens. É só lamentar.

    Po mudar os traços das hqs antigas dos almanaques é um absurdo. A dica q deixo é ninguém comprar mais os gibis do Pelezinho pra verem a burrada q fizeram. Eu mesmo não compro mais.

    ResponderExcluir
  9. Um ano que era pra ser histórico, virou essa merda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Matheus, vamos ver quais serão as novas surpresas desagradáveis q virão por aí.

      Excluir
  10. Fiz uma imagem mostrando a evolução do Pelezinho (meu traço preferido é o de 2012): http://4.bp.blogspot.com/-AZn31g3UF78/UrBBSLaL_WI/AAAAAAAAD8s/rd1L66jCeHM/s1600/Pelezinho.png

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, muito legal essa imagem sua. Posso utilizar, se precisar, uma dia?

      Excluir
    2. Legal Marcelo... gosto mais da de 1979 e 1982.

      Excluir
  11. Vi tua postagem através de uma divulgação na fanpage Papo de Quadrinho, Marcos. Já tinha visto as mudanças em uma postagem comparativa em outro blog... isso da Dona Morte é sério mesmo?? Mudanças para não assustar crianças?? Gente, o que tá acontecendo com essa Turminha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona Morte ficou péssima, um horror. Lamentável isso acontecer. As coisas só pioram, infelizmente. Não dá pra acompanhar.

      Excluir
  12. Revoltante isso. Detestei as mudanças. Acho que o Mauricio bateu a cabeça na pia ou bebeu água da privada para estar fazendo tanta besteira.

    E essa Dona Morte ficou parecendo a Barbie. Quem não conhece pensa que a Barbie ganhou uma nova profissão: ser a morte. Horrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk... se não bastasse a Turma da Tina Barbie, agora é a Dona morte.... revoltante, sim. Acho q o Mauricio tá esclerosado rsrs

      Excluir
  13. Olha, não sei nem o que dizer disso tudo. Totalmente ridículo... Infelizmente o Politicamente Correto e esses pais exagerados que não sabem preparar os filhos para o mundo real, mas sim da fantasia, vão terminar destruindo e enterrando de vez a MSP. E digo sério...vão acabar mesmo com tudo que ele construiu. É só esperar.

    Eu odiei com força o que fizeram com o Pelezinho... Gente, isso deveria ser proíbido. Não se pode alterar assim uma obra original. Não se existe mais respeito? Pelo que eu saiba, falta de respeito é "politicamente incorreto", se eles estão tanto nessa nóia, pq fazem esse desrespeito descarado? Assim como vc, também não sentiria gosto algum de ler histórias clássicas, porém tão descaracterizadas. Aliás, sobre o Jeremias, deixa ver se entendi. Nas inéditas ele já está vindo com apenas a linha da boca? Pq pelo jeito ele é o próximo a ser destruído. Tá certo que aquele Jeremias dos anos 60 e 70 era bem exagerado... Um verdadeiro tizil, o segundo foi melhorado um pouco, e por mim já estava ótimo, mas o 3° já está há 30 anos assim e é perfeito! Vão querer acabar com isso também? Igual o Rolo fofinho?

    Por último, chegamos na Dona Morte. Me desculpe mesmo o palavrão, mas que PORRA é ess? Sério, que lixo esse pessoal tem no lugar do cérebro? Dona morte bonitona e toda feminina, e como vc disse, que nem mata mais ninguém? Vai pra história da Tina então pô! Ela está parecendo a morte que aparece num gibi da Mônica de 1992 (acho), numa história onde ela vai trabalhar no céu com o anjo Gabriel enquanto uma substituta gostosona bem idêntica a essa Morte 2013 entra pra fazer seu trabalh, mas acaba matando todo mundo de acordo com seu gosto e não sua lista. Vc deve conhecer essa HQ, não? HQ essa que inclusive não teria sentido de ser feito hoje em dia com essa D. Morte tão bonitona, cheia de curvas, lindos cílios, olho bem feitinho e blá blá blá!

    Por fim, desculpe ter me alongado tanto, mas é que realmente essas foram mudanças realmente infelizes e deprimentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É triste mesmo essas mudanças todas, o jeito é não comprar pra eles verem o q é bom.

      Também acho q foi falta de respeito com os fãs e com os artistas da época, Ficou escroto demais.

      O jeremias prefiro a 2ªversão, mas a 3ª tbm era muito bom. Q mantivesse assim sempre. Realmente na revista do cascão ele já aparece com boca alterada. Só espero q não mude nos almanaques (é bem capaz q sim).

      Eu lembro dessa hq da Dona Morte de 1992, parece q é de Mônica # 69. Mas ao menos aquela Dona Morte era bem melhor desenhada do q essa. Essa atual é estupidamente ridícula.

      Foi atitude infeliz sim, Não tem problema se vc prolongou o comentário, ficou sendo um desabafo, como todos q fizeram aqui (ninguem elogiou as mudanças), eu tbm fiz postagem longa.

      Excluir
  14. Meus Deus..ficaram horrivel..(Pelezinho e Cana-Brava)como eles estragam as coisas assim clássicas? :O

    Vou parar de comprar a revista que eu estava adorando colecionar!! :(

    ResponderExcluir
  15. Na MPS não tem estilo e SIM padrão..e esse ficou terrivel! :p Descaracterizar os personagens clássicos para deixarem politicamente corretos nos dias de hoje...falta de respeito com para o leitor e até com o próprio Mauricio de Sousa que criou o personagem na época! :/

    ResponderExcluir
  16. Fiz até uma reclamação no face das revistas da turma...e eles me responderam vejam lá... https://www.facebook.com/photo.php?fbid=550446201699138&set=o.173357999379476&type=1&ref=nf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm estava adorando a revista e vou ter q parar de comprar. A boca daquele jeito e aquele nariz não dá pra engolir. É trágico.

      Descaracterizou totalmente, falta de respeito com todo mundo. Vi a msg q vc citou aí, vamos ver se com as reclamações volte como antes, mas duvido.

      Excluir
  17. Marcos, estou chocada! Não tenho nem palavras... queria saber mais sobre o fato de "aquela boca com círculo rosado ou com lábios exagerados era preconceituoso", pra mim, isso não faz sentido! Preciso perguntar para algum amigo negro se ele concorda com isso pq eu sei que muitas vezes a gente não percebe o preconceito por não ser com a gente... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim, não vejo nada de preconceito é um estilo consagrado e era muito bem desenhado. Só na cabeça do Maurício pensar assim.

      Acho q nenhum negro se sentia ofendido com aqueles traços, achava até legal. Já pensou quando republicarem nesses almanaques as hqs do estilo superfofinho fantástico dos anos 70 com esses traços ridículos, a tosqueira q vai ser? Revoltante.

      Excluir
    2. então, eu não vejo problemas pq, pra mim, é uma questão de estilo - exatamente como vc falou dos traços fofos. Algumas mudanças nos traços sempre acontecem a gente sabe, mas pensando na questão do preconceito, pra mim, não faz sentido. E a dona morte então! Descaracterizou tudo não é uma simples mudança de sentido. Sério, essas mudanças me deprimem...

      Excluir
    3. ops
      Descaracterizou tudo não é uma simples mudança de ESTILO.

      Excluir
    4. Não faz sentido mudarem tão radicalmente os personagens e descaracterizar tanto. Muita falta de respeito.

      Excluir
  18. Sem comentários! Essa podia ser a minha frase pra expressar minha revolta. Podia parar por aqui, mas não tem como não comentar um absurdo desses! Isso é a prova de que ele não tem respeito nem pela sua própria história. Decepcionante! Hipocrisia também pois, se o politicamente correto lhe dirige desa forma, por que não acaba logo com todos os personagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heri, o Mauricio tá acabando com os seus personagens. Falta de respeito total. Infelizmente tudo tá pior, e tudo indica q vai piorar mais. Vamos ver até onde isso vai parar. É lamentável.

      Excluir
    2. Simplesmente parem de fazer histórias com a Dona Morte, mas não façam isso com o desenho!!

      Excluir
    3. Natália, até q ela andava sumida das hqs nesse ano, muitas vezes colocavam aquele Monstro do pântano no lugar em vezes q ela podia aparecer. E quando volta a aparecer é com essa tosqueira q a gente viu.

      Eu não quero esse gibi da Mônica desse mês, nem de graça rsrs

      Excluir
  19. Quando eu vi esse novo visual do Pelezinho e do Cana Braba nessa edição "As Melhores Histórias do Pelezinho # 8" fiquei realmente decepcionado. Essa fase do início dos anos 80 marca, sem sombra de dúvida, a melhor época dos personagens do Maurício de Sousa, tanto em qualidade artística como nos roteiros muito divertidos e politicamente "incorretos" (não sei quem foi o imbecil que inventou esse negócio de "politicamente correto"...).
    Modificar o que foi feito há mais de 30 anos é completamente injustificável, os tempos eram outros, não se pode apagar o passado. Tenho certeza de que as pessoas daquela época não se ofendiam com a aparência do Pelezinho, tudo era muito natural e ninguém interpretava essas coisas da forma como fazem hoje. Me parece que atualmente existe uma preocupação extremamente exagerada com o que é "politicamente correto", acho que estão levando isso muito ao pé da letra, está faltando bom senso.
    Na minha visão, as revistas do Maurício de Sousa seriam muito melhores se tivessem mantido os padrões dos anos 80, não havia qualquer problema com aquelas histórias e aqueles personagens! Eu cresci lendo aqueles gibis e jamais percebi qualquer influência negativa (é até um absurdo imaginar isso!).
    Essas mudanças em função do "politicamente correto", foram minando o estilo clássico da turma da Mônica ao longo dos anos e, hoje em dia, as histórias já não têm nada a ver com aquelas da editora Abril, que eram infinitamente melhores em todos os aspectos, como eu já disse.
    Concordo com quem afirmou que era melhor redesenhar as histórias do Pelezinho com esse novo visual, eu já perdi a vontade de continuar colecionando essas "Melhores histórias", não me identifiquei bem com os personagens, eles parecem que são outros! Infelizmente ninguém pensou nisso antes de fazer essas mudanças, mas a memória dos fãs foi completamente desrespeitada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo Daniel, não podiam ter mudado algo consagrado e modificar trabalhos antigos. Eu tbm vou parar de colecionar, infelizmente. Muita falta de respeito.

      Excluir
  20. Foi a cagada do ano. Até agora eu tô espumando de raiva. Lendo a hq da dona morte também percebi que ela tá usando um salto alto e a dona cegonha é chamada de Zé Cegonha (outro Zé?) Acho que não precisava disso. eu tô muito revoltado. Assim quem fica traumatizado sou eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Traumatizado eu não to, mas decepcionado. Eu não sabia esse lance de Zé Cegonha.... nem reparei roteiro quando folheei na banca, só no visual dela mesmo. Nem quero ter essa revista da Mônica na coleção.

      Excluir
  21. Bem observado! Uma lástima essas "evoluções". E parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficaram um lixo assim, todos eles. Legal q tá gostando do blog e valeu pelo elogio.

      Excluir
  22. Caraca! Não tem outro termo pra descrever isso... como você bem colocou é AVACALHAÇÃO!!!!

    ResponderExcluir
  23. Caracas, a Dona Morte ficou ridícula. Não acompanho o Pelezinho (nem nenhuma outra HQ da MSP), mas o personagem ficou seilá, sem expressão, como qualquer outro.

    Parei de comprar HQs da MSP faz tempo, eu colecionava TMJ, mas foi ficando tão chato que Deus, tinha umas situações piores que Malhação e essas novelas Teen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah ficou totalmente sem expressividade, péssimo. Não dá pra acompanhar mesmo. Lamentavelmente eles preferem assim.

      Excluir
  24. Marcos, vamos atear fogo na MSP?
    O traço da Dona Morte é realmente o cúmulo! Agora ela seduz antes de matar pra ter aqueles peitos?
    Ah é, ela não mata mais...
    Quanto ao traço do Pelezinho... não falo nada só observo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá pra aceitar essas mudanças. O ideal é boicotar e não comprar mais. É o minimo a fazer. Ficaram escrotos demais.

      Excluir
  25. Conseguiram estragar mais o Pelezinho do que a vovó que tentou restaurar o afresco daquela igreja na Espanha...

    ResponderExcluir
  26. Estão acabando com os personagens, pqp, sobrou até pra Dona Morte, e que mudança mais tosca.
    Já faz tempo que não compro edições recentes da Turma da Mônica, até porque não curto essas histórias novas, é muito modinha, são muito ruins. Estou investindo mais em edições antigas, sempre que posso vou em sebos sacolar alguns gibis da década de 80 e 90, esses sim valem a pena ter na coleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ale, vc faz muito bem comprar nos sebos do q nas bancas. também penso assim.

      Conseguiram estragar com a Dona morte, infelizmente. Mataram a Dona Morte rsrs.

      Excluir
    2. q já era morta, e conseguiram matar ainda mais

      Excluir
  27. Jeremias também, hihihi: http://blogturminhadamonica.blogspot.com.br/2013/12/msp-ta-de-brincadeira-jeremias-e-mais.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, já tinha visto.... muita sacanagem.

      Todos os negros vão ser mudados pelo jeito. os próximos devem ser Ronaldinho Gaúcho e o Saci das hqs do Chico Bento.

      Excluir
    2. Na capa do Ronaldinho agora de fevereiro, ele e o Diego (seu amigo) aparecem sem os lábios que tinham.

      Excluir
    3. Eu vi e achei até q demoraram pra mudarem eles. A ordem agora são todos os negros aparecerem sem lábios. Lamentável.

      Excluir
  28. Achei meio "nada a ver" essa mudança. Se quisessem apresentar novos traços do personagem, seria melhor que fizessem novas histórias. Deixassem o antigo como está. Além de alterar a arte clássica (o que sou contra), ficou parecendo uma experimentação pra ver se como o público reage à mudança.

    Aliás, acho que nem devem fazer novas histórias. Como criar roteiros sem os moleques quebrando vidraças, falando palavrões, xingando um a outro (o que é normal numa pelada de rua)? Será o Cana Braba ia virar Cana Mansa? Melhor nem fazer então. Só republiquem.

    Eu vinha comprando esse título mais pra ler essas histórias da fase final da Abril, que não tenho muitas. Comprei essa só pra conferir mais de perto essas mudanças de traço. Não gostei muito. Não devo mais comprar. A Coleção Histórica só tenho a nº 1 porque sempre preferi comprar as originais da época e irei continuar assim.

    E a Dona Morte, hein? Perdeu a cara de caveira, ficou bonitinha, não mata mais ninguém (não sabia dessa!)... tsc, tsc, tsc... Qual vai ser a próxima? Mudar o nome dela pra Dona Vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É totalmente nad aa ver essas mudanças. Até mesmo como vc falou q modifica trabalhos antigos e isso não é certo.

      Concordo q não façam hqs novas com Pelezinho, q seria o fim. Já pensou Cana Braba sem falar palavrões? Fora os traços atuais tudo digitalizado, melhor deixar só com republicações.

      Eu preferia comprar as originais, só q sai muito caro no Mercado Livre, mas vou passar a pesquisar melhor, quem sabe encontre algo com bom preço. Até lá me contento com a Coleção Histórica pq comprar esses almanaques com traços assim é q não dá.

      Sobre Dona Morte é lamentável tbm. Seduz para depois matar. kkk... mas agora ela não mata mais, nem foice tem. Só falta mesmo ser agora Dona Vida kkk

      Excluir
    2. "ficou parecendo uma experimentação pra ver se como o público reage à mudança."

      A reação foi a pior q eles podiam imaginar. No caso do Pelezinho parece q é definitivo, até no prólogo fala q a partir desse número será assim e o jeremias tbm teve traços alterados.

      Agora quanto a Dona Morte acho q ainda podem voltar a versão antiga e não fazer mais essa Dona Morte sedutora. Assim espero q fique restrito apenas a essa hq.

      Excluir
  29. Só falta daqui a pouco o Cebolinha parar de xingar a Mônica e ela parar de bater nele, por causa do politicamente correto.
    Lamentável essas novas edições...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não pararam por completo, mas estão mais controlados. Muitas vezes a Mônica não bate nos meninos ou então não mostram eles apanhando, terminando as hqs só ela correndo atrás deles, as vezes até sem o coelhinho. Lamentável mesmo.

      Excluir
  30. Fazer chilique só por causa de uma coisa boba. Que frescura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é coisa boba, são traços e detalhes clássicos q não tem q ser mudados tão radicalmente. Para quem não é fã e não acompanhou a trajetória dos personagens, não vai se importar com essas mudanças.

      Excluir
    2. Acho que ele tava falando da frescura do politicamente correto...

      Excluir
    3. Talvez, mas como ele postou como anônimo, mas capaz de ser sobre a gente reclamar dos traços.

      Excluir
  31. Hoje em dia tem uma "Dona Morte gostosona" que é a Paula Fernandes de capa preta cantando "Nunca Mais Eu E Você".

    ResponderExcluir
  32. Horrível. não compro mais pelezinho melhores histórias. de agora em diante, ACIMA Á COLEÇÃO HISTÓRICA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu... atualmente tá na nº 9 e não compro mesmo, ficou horrível assim.

      Excluir
  33. Puxa! Sempre achei estranha essa mancha clara entorno dos lábios do Pelezinho, pois, que eu saiba, o Pelé nunca teve vitiligo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses círculo claro em volta da boca representavam lábios, só q feitos de uma forma mais simpática. Isso é questão de gosto, a maioria daqui preferia os círculos em volta da boca do q sem.

      Como vc gostou, é a chance então de vc acompanhar "As Melhores Histórias do Pelezinho" com esses traços novos. Eu tô fora, assim como a maioria q gostava do jeito antigo.

      Excluir
  34. pra mim a Dona morte ficou pior, isto é culpa do politicamente correto, só pode

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou péssimo. Ainda bem q foi só em 1 história e tomara q não voltem com esses traços. Tá na cara q fizeram assim por causa do politicamente correto.

      Excluir
    2. com certeza um monte de gente deve ter mandado cartas malcriadas para a MSP e eles fizeram isso. Há anos isso acontece, eu li no especial de 35 anos da Mônica que o Maurício recebeu um abaixo assinado de meninos reclamando dos excesso da Mônica batendo nos meninos, por isso que ele diminuiu bastante de lá pra cá.

      Excluir
    3. Sem dúvidas, o politicamente correto estraga as hqs e a essência da Turma da Mônica. Uma pena tomar esses rumos.

      Excluir
  35. além de acabar com várias características das histórias estão acabando também com os personagens? e desde quando dona Morte assusta alguém? sinceramente a MSP Além de desrespeitar os fãs antigos está virando motivo de piada e melhor comprar os gibis antigos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um absurdo. Ao menos, a Dona Morte ficou assim só nessa hq. Menos mal.

      Já Pelezinho cada vez pior. por causa dessas reclamações colocaram agora lábios na revista # 12 dele em vez do círculo em volta da boca. Só q ficou tão mal feito, q as bocas ficaram tortas. Um horror. tentaram consertar o erro e conseguiu ficar pior. Muito triste.

      Eu tbm só faço questão dos gibis antigos q ganho mais.

      Excluir
  36. Outro que também mudou de traços e eu não gostei foi o Rolo. Que saudade dos antigos traços dele, com a barba em volta de todo o rosto e os olhos separados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, com o Rolo foi há mais um tempo e tbm odiei, até hj não consigo acostumar. Ficou ridículo tbm.

      Excluir
  37. Achei falta de respeito tambem,mais comprei as edições 99 e 100 e ela n aparece mais assim,ainda bem

    ResponderExcluir
  38. Meu Deus,que mudanças idiotas e ridículas.Por que uma Dona Morte com traços femininos?Porcaria,é a Morte!Só porque tem "dona" no nome dela,não significa que ela tem um sexo.Outra coisa,olha esse Jeremias,como ficou podre com esses traços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram tristes essas mudanças, pelo menos voltaram atrás e deixaram de colocar esses traços deprimentes. Nada a ver essas mudanças.

      Excluir
  39. a que menos me incomodou foi a do Jeremias, na verdade no mes passado ele apareceu com lábios (n sei se teve isso no resto do mes pq antes de maio so tenho almanaques), já a dona morte... quem teve essa ideia so pode ser uma anta, onde ja se viu a morte toda arrumadinha de batom, com peito?? o pelezinho nao ficou tao ruim, o problema é terem mudado design da época, imagina o coitado do desenhista descobrindo que mudaram o desenho dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema maior foi esse de mudar um desenho que foi feito pelo desenhista da época. Se fosse material novo, ainda podia aceitar. Dona Morte assim ficou deprimente e jeremias achei feio, porém o menos pior dos 3.

      Excluir
  40. Design do Pelezinho original e editado. Ambos ruins, desculpa. :/
    Se eu escolhesse seria o Pelézinho original mas com a boca mudada pra lábios normais que nem a do Jeremias, não vou ficar apoiando traços racistas só pq 'era o original', já os outros personagens já estão bem do jeito original. Alguém precisa entrevistar o Maurício pra perguntar pq os personagens do Pelézinho não tinham nariz, hasuhasu, bizarro, mas acho q fica melhor sem mesmo, só que olha, fica tipo um penadinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente reclama mais porque mudaram os desenhos das histórias originais, estragando com o trabalho do desenhista que criou. Se fossem hqs novas seria mais aceitável. Também acho que ele fica melhor sem nariz.

      Excluir
  41. a ultima vez que eu vi a dona morte desse jeito foi num gibi de setembro de 2014, ainda bem que voltaram pra normal em vez dessa ***** que nem morte é

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem mesmo que voltaram atrás e que não voltem mais com essa coisa horrorosa kkk

      Excluir
    2. em 2018 vai ter uma série da TDM com os traços dos anos 70 (só os personagens, o fundo é o mesmo de sempre), já que o jeremias voltou a aparecer com lábios ele vai voltar pros traços de 1982

      Excluir
  42. O Jeremias sem lábios, nem círculo rosado fica com cara de velho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, fica bem estranho. Ainda bem que voltaram com lábios.

      Excluir
  43. Fiquei mais surpresa de mal terem mudado a Bonga, ''emagrecido'' ela como fazem com Quinzinho, Pipa e outros personagens contemporâneos. Ou tirado as ''mamas desenvolvidas'' dela, como sexualizando uma criança de 6 ou, no máximo, 8 anos.
    Ou até os saltos altos dela, como ela é muito jovem para usar essas coisas.
    De algum jeito, só ela se salvou dessas reformulações aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, só faltava isso, que aí mudariam completamente os desenhos e descaracterizar a personagem. Mudança mesmo foi nos lábios, não deixando tão carnudos como era, mas deixaram lábios nela porque pode justificar que são batom.

      Excluir
    2. Assim, confesso que também sempre me perguntei porque a Bonga foi desenhada assim. Como eu não cresci com revistas do Pelezinho, não tenho um apego tão grande aos traços clássicos, é meio que ''qualquer um vai'' para mim (mas entendo a frustração de vocês veteranos com esses redesenhos, acho que ficaria também se tivesse acompanhado). Quando conheci a revista pela primeira vez- aqui mesmo no blog- meio que me perguntava porque a Bonga foi desenhada com esse jeito de ''mulher mulher'', mesmo sendo uma personagem infantil- com seios, bundinha, salto alto, esse penteado dela... quando a vi pela primeira vez juro que achava que ela fosse uma anã, assim uma senhora muito baixa mesmo. Levei até acreditar que era uma criança de menos de 10 anos (nem Aninha é desenhada assim!).

      De novo, nada contra os traços, entendo quem gosta... mas que era estranho para mim, era.

      Excluir
    3. De novo, é engraçado que ela seria a personagem com quem eles mais teriam mais razões para implicar e querer mudar, mas a deixaram quase intacta além dos lábios (menos mal, porém).

      Excluir