domingo, 24 de novembro de 2013

Capa da Semana: Chico Bento nº 86

Uma capa bem engraçada com o Chico Bento pelado em um varal colocado pela mãe para secar junto com as roupas. Hoje em dia seria impublicável, afinal, nudez, nem pensar. Fora que o Chico está sendo mal tratado pela mãe. 

Curiosamente, essa capa não tem preço estampado. É que com a alta inflação do "Cruzeiro" na época, a editora preferiu colocar o preço apenas na etiqueta, que consegui tirar na época. Era difícil tirar aquelas etiquetas sem estragar a revista, tive sorte nessa.

A capa de destaque da semana é de 'Chico Bento Nº 86' (Ed. Globo, Maio/ 1990).


33 comentários:

  1. Coisa curiosa da inflação eram as "tabelas" com códigos. Assim, as editoras evitavam perder dinheiro entre a produção e impressão de uma revista e sua chegada até a banca. A Abril sempre gostou de usar. A gente tinha que consultar o preço na tabelinha do jornaleiro.
    E, realmente, uma capa impublicável nos dias de hj. Ainda não entendo toda essa bobagem por causa de um pinto nas HQs do MSP, considerando que, ao contrário de antigamente, hoje existe até mesmo uma depravação explícita e estimulada. Quem vê maldade numa capa como essa, tem "problemas" (meu ponto de vista, claro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Quem vê maldade numa capa como essa, tem "problemas" "

      Quem vê, tem sérios problemas, sem dúvida rsrsrs. Sinceramente não vejo nada demais nisso, mas pior q tem gente q vê.

      Sobre os preços, se reparar nas revistas da época, a fonte do preço era diferente do número da revista, ou seja, colocavam em cima da hora. Pior q ás vezes aumentava antes de chegar nas bancas, aí recorriam às etiquetas.

      Aí nessa revista, preferiram colocar a etiqueta direto pra facilitar. As tabelas da Editora Abril tbm eram uma opção boa, o chato era consultar tabelinha na hora. Era ruim até pro jornaleiro.

      Abraços

      Excluir
  2. Kkk..boa essa não tinha visto...impublicável msm e concordo com o Kleiton...tem problemas quem ve maldade! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Xandro... não tem motivo de ver maldade nisso.

      Excluir
  3. Nossa, Marcos! Por mim essa capa é revoltante! Mas tem também outras capas das revistas dos personagens nus (a maioria é do Cascão), como Cebolinha # 49 (Ed. Globo, 1991), Cascão # 29 (Ed. Globo, 1988), Cascão # 149 (Ed. Globo, 1992), Cascão # 3 (Ed. Globo, 1987) e etc... Lembrando que a maioria das capas que cito são capas das revistas do Cascão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah acho capas assim legais, são crianças, não tem maldade em aparecer nus, Todas essas q vc citou são engraçadas.

      Excluir
    2. O Daniel deve estar sendo irônico....

      Excluir
    3. Quem sabe né, Kleiton. A capa é boa demais.

      Excluir
  4. Tento pensar o que passa na cabeça desse povo chato. ''Nossa, tá expondo a criança desse jeito. Vou mandar uma carta pro estúdio. Vou processá-los. Um pinto num gibi e blá blá blá...". Será que não se tocam que isso é um gibi e que os personagens são pra divertir? ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É falta com o q se preocupar, aí ficam procurando maldade e defeito pra estragar os gibis. Gente chata. Adoro essa capa do Chico.

      Excluir
  5. Uma capa que eu achei bem bolada foi do Cascão 107, o que você acha, Marcos?

    Sobre a nudez nas revistas, acho uma grande besteira. Gibi é para divertir, faz parte da piada. Com essas securas, muitas capas e histórias boas estão perdendo de serem aproveitadas (se bem que hoje em dia, capas com piadas só nos almanaque. Acho que até nem mais nos almanaques tem, já que eles apresentam só imagens bonitas da turma da Mônica, sem aquela dose denhumor clássica). Aliás, nem é nada explícito. É só um cotoquinho sobre um protótipo de "saco"...

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Pois é, até as capas dos almanaques acho fracas em vista das antigas, até as com piadas. talvez por causa dos traços e das molduras q ainda insistem em colocar e q já deu o q falar...

      Antes tinham muitas hqs com os personagens nus, e até em capas q aí ficava mais explícito, e eram muito boas. mas a patrulha do politicamente correto proibe tudo. ridículo.

      Sobre a capa do Cascão 107 vc fala de qual editora? Abril ou Globo?

      Excluir
  7. Respostas
    1. Sim, muito bacana essa capa do Cascão. Bem caprichada.

      Excluir
  8. Realmente, acho que quem vê problema nisso é meio descompensado kkkkkk afinal é um desenho!
    Confesso que acho q as mães devem resguardar as fotos de seus filhos peladinhos, por exemplo, não colocar nas redes sociais, porque vai que tem um pedófilo olhando! Nesse sentido eu ficaria com medo, no resto é bobagem. Li num blog esses dias que uma mãe trocava uma filha na praia e passaram umas velhinhas que se revoltaram pq a criança estava sem blusa! Gente doida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por aí mesmo, Natália... se nas redes sociais os filhos podem aparecer pelados, pq um desenho de gibi não. É cada preocupação boba...

      Excluir
    2. Sem blusa! hahahaha, putz! Quem mundo que eu vivo...?

      Excluir
  9. Eu tenho esse gibi... está sendo muito bem rever essas capas por aqui, Marcos!!! Lembrei de outra capa de gibi onde o Chico aparece pelado... uma em que ele está mergulhado no riacho só com a bundinha de fora (imitando uma pedra), pois a Rosinha e a Profe Marocas estão atravessando na hora, hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk.... conheço essa capa e tenho esse gibi. É de Chico bento nº 61 (Globo, 1989)... muito boa tbm.

      Além das hqs, tem várias capas q os personagens aparecem nus, e sempre muito boas quando aconteciam isso.

      Excluir
  10. Eu tbm não compro por capa, pra mim interessa é o conteúdo. Eu gosto dessa capa, acho engraçada, e hj, infelizmente é motivo de polêmica, coisa q na época não era.

    Sobre as etiquetas de sebos, é ruim mesmo Não eram pra colocar. Na próxima tenta molhar de leve um cotonete e passa por cima, quem sabe sai mais fácil.

    De qualquer forma, não deixe de ler as q vc comprou, só porque estragou a capa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Legal, Fabiano... comenta sim e diz na postagem quais q vc comprou, independente de comentários.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olha, lembro quando era criança e pedi pra minha mãe comprar esse gibi do Chico Bento só por causa da capa, porque achei engraçado, aí ela me disse que esse estava mais caro, e acabou me comprando outro, que com o tempo me desfiz dele, e estou na luta pra encontrar a mesma edição, é o N 108 de 1991, e tem uma história que o Chico aparece quase nu, e tem uma velhinha que diz, "Ei Gomercinda, o menino tá pelado", já me desfiz de várias, e hoje já encontrei boa parte dessas mesmas edições, e que guardo com muito carinho, porque fez parte da minha infância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa capa é muito legal. A hq do Chico 108 tbm. Não via nada demais os personagens pelados, achava engraçados.

      A gente se desfaz dos gibis e depois se arrepende. No meu caso, os q eu não tinha há algum tempo foi pq perdi emprestando para os outros.

      Mas me desfiz de gibis de outros personagens como Trapalhões, Menino Maluquinho, Chaves, etc e me arrependo, sei como vc se sente.

      Excluir
  13. Entendo que vocês não liguem pra nudez explicita, mas tem algo curioso sobre tudo isso. A Mônica nunca apareceu pelada... Só os meninos... Os motivos disso é algo que só o Maurício pode explicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mônica já apareceu sim Speedy, lá nos anos 80 e 90 as vezes aparecia. Claro q os meninos eram mais frequentes, mas as meninas tbm apareciam. Afinal, eram outros tempos.

      Excluir
    2. As meninas até apareciam nuas nos quadrinhos dos anos 1980 e 1990, mas acho que elas era sempre de costas. De frente as meninas nunca apareceram nuas, a não ser tapadas por espuminhas e sem aparecer a perereca.

      Excluir
  14. hahahahahahaahahhhahahaahahahahaahahahahahah kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. As meninas até apareciam nuas nos quadrinhos dos anos 1980 e 1990, mas acho que elas era sempre de costas. De frente as meninas nunca apareceram nuas, a não ser tapadas por espuminhas e sem aparecer a perereca.

    ResponderExcluir
  16. Voltando aqui só para comentar:que desproporção do tamanho da cabeça do Chico em relação à da mãe!

    ResponderExcluir