quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Cebolinha: HQ "Aniversário Infalível"

O dia 24 de outubro é oficialmente o aniversário do Cebolinha. Em homenagem à data, mostro uma história muito legal de aniversário dele, envolvendo plano infalível e cheia de reviravoltas. Tem 18 páginas e foi publicada em 'Cebolinha Nº 94' (Ed. Globo, 1994).

Capa de 'Cebolinha Nº 94' (Ed. Globo, 1994)

Nela, na véspera de seu aniversário, Cebolinha resolve convidar todo mundo para sua festa e todos recusam porque ele andava aprontando muito com os amigos com seus planos infalíveis. Com isso, Mônica não aceita ir à festa porque ele criou um plano infalível para ela no dia anterior; Cascão não vai porque o Cebolinha quis dar banho nele a semana inteira; Magali não vai porque ele bolou planos para ela perder o apetite; Franjinha, Titi, Xaveco e Jeremias não irão porque foram obrigados a participar do tal plano da Mônica e ainda estão com olhos roxos.


A princípio Cebolinha fica triste, mas quando chega em casa resolve fazer um plano infalível para obrigar a todos irem à festa e ainda aproveitar pra chantagear cada um, como forma de castigo por terem recusado de irem à festa.


Então, Cebolinha começa a pôr em prática seu audacioso plano. Primeiro, ele envia uma carta para Mônica se passando pelo Ronaldinho, o menino que ela ama em segredo, dizendo que está gamado nela e queria marcar um encontro pra dançar juntos na festa de aniversário do Cebolinha. Ela fica na dúvida então, se vai ou não.


Depois disso, Cebolinha vai a casa do Cascão e se passa por locutor do rádio, avisando que vai ter uma enchente no bairro inteiro e a única casa que vai salvar é a de número 25, justamente a casa do Cebolinha. E o bobão do Cascão acredita.


Com a Magali, Cebolinha coloca uma máscara do "Maurício É de Mattar" e avisa que estará animando a festa do Cebolinha e distribuindo melancias. Ela fica desesperada e em dúvida se vai ou não. Com os meninos do futebol, Cebolinha se fantasia de Mônica, avisando que eles estão sendo obrigados a ir na festa, se não todos apanham.


Após isso, Cebolinha vai para casa e espera a turma lá. Não demora muito, Mônica aparece sem jeito pedindo desculpas e implorando ir a festa. Cebolinha, então põe a condição de ela ir só se nunca mais bater nele, mesmo que seja provocada.


Depois, Cascão e Magali aparecem juntos lá, e o Cebolinha impõe a condição da Magali ficar uma semana sem filar comida de ninguém e do Cascão entregar a coleção de tampinha para ele. Com os outros meninos, Cebolinha exige ser atacante do time deles. Após irem embora, Cebolinha comemora sendo o plano mais infalível que ele já fez na vida.


Porém, a partir daí começa a desandar o seu plano e a turma, um a um, começa a descobrir as tramoias. A Mônica telefona para o Ronaldinho e sua mãe avisa que ele está viajando há uma semana; Cascão ao se preparar para o dia do dilúvio, resolve ligar o rádio para saber mais notícias e percebe que estava desligado o tempo todo e deduz que era o Cebolinha o locutor avisando o dilúvio.


Magali vê na televisão que o "Maurício é de Mattar" está em turnê no "Longistão" e só volta no mês que vem. Então, todos chegam a conclusão que o Cebolinha aprontou com eles e vão a casa dele. Nisso, os meninos também estavam indo pra lá na hora, veem a Mônica e também percebem que foram tapeados. 

Com todos reunidos na porta da casa do Cebolinha, descobrem que ninguém iria na festa e ficam com pena dele, apesar de tudo. Resolvem ir, mas sem deixar de dar uma lição no Cebolinha. Então, no dia seguinte todos chegam juntos com um presentão. Informam que descobriram o plano infalível, mas aceitaram ir na festa, levando um bolo que foi tacado nele e cantam Parabéns, com o Cebolinha reconhecendo que merecia o bolo na cara, terminando assim a história.


Com certeza, uma história excelente e de alto nível, mostrando um Cebolinha peralta, maquiavélico, vingativo, cheio de ideias mirabolantes. Nessa época, ele não fazia planos infalíveis só contra a Mônica, gostava de perturbar todo mundo. Eu adorava quando ele fazia planos para o Cascão tomar banho e para tirar a gula da Magali. Logicamente, contra eles, não apanhava no final,  mas de qualquer forma, nunca davam certo, assim como os contra a Mônica. 


Nessa história "O aniversário infalível", ele acaba fazendo planos para se dar bem e prejudicar todo mundo ao mesmo tempo. Muito bom. Claro que, como não podia deixar de ser, recebe uma punição no final. As tiradas são muito boas e engraçadas e interessante os personagens agindo como bobos, como o Cascão que não percebeu que a voz no rádio não estava saindo do rádio e ainda ouvindo "locutor" trocando "R" pelo "L" e como a Magali não viu que o "Maurício É de Mattar" não era uma máscara de madeira, por exemplo. São absurdos que fazem a diferença e se torna tão engraçado.


Interessante também de ainda obrigar seus amigos irem para a festa, Cebolinha ainda põe condições a eles irem, aproveitando o desespero deles para se dar bem à custa deles. Impublicável hoje ver cebolinha agindo assim. Traços bons, típicos dos anos 90, com direito à línguas dos personagens maiores um pouco. E para melhorar, ainda teve erro de colorização na roupa do Franjinha. Gostava muito quando tinham erros de cores, era mais comum nos gibis da Editora Abril, mas na Globo ainda tinha de vez em quando. Perfeito.


Curiosamente, nessa história é revelado o endereço da casa do Cebolinha, mas como nunca segue um padrão, com certeza sua casa já teve números diferentes no bairro, antes e depois disso. Outra curiosidade é que a capa foi a primeira em "3D Virtual", a grande novidade da época, e faz alusão à história de abertura, o que era comum quando tinha história de aniversário, só que sem querer acabou mostrando o final. Na postagem a história está completa.

53 comentários:

  1. Muito legal essa HQ...lembro quando saiu nas bancas este gibi...só vim a ter anos mais tarde e que de outro jeito o perdi...hoje só tenho essa HQ em almanaque temático de aniversários! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xandro, a revista original sempre é melhor, mas como vc tem em almanaque, já é válido. HQ muito boa, sim.

      Excluir
    2. Engraçado, Marcos! Eu também tenho a revista original do Cebolinha # 94, portanto, eu já conhecia a HQ no gibi original, então parabéns por ter falado dela. Abraços!

      Excluir
  2. Maurício é de Mattar! Isso era muito bom. E como o tempo voa. Hj, ele tá é morto.

    Nunca gostei dessa técnica 3D. Mas pq não consigo ver, somente.

    As imagens estão ótimas. Você escaneou ou procurou um arquivo digital já bem tratado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorava esses trocadilhos com os nomes dos artistas. E é do tempo q ele estava no auge rsrs.

      Sobre as imagens, eu baixei na internet, apesar de eu ter a revista. Eu prefiro escanear meu próprio material, mas quando eu encontro na internet escaneado eu coloco pra dar menos trabalho.

      Excluir
    2. Além de dar menos trabalho, quase sempre esses arquivos já passaram por alguma forma de tratamento digital e têm ótima nitidez. Tudo bem "limpo".

      Excluir
    3. Se bem q já encontrei scans sem tratamento de imagem, apenas escaneado da forma q estava o original. Para mim são os melhores.

      Excluir
    4. Olha, Marcos, prefiro tudo "limpinho"... rs. Se bem que quase não leio em computador. Não consigo! Se conseguisse, economizaria MUITO dinheiro.

      Excluir
    5. Acho interessante vc não conseguir ler hqs em computador... tá certo q força um pouco a vista, mas até q eu consigo.

      Excluir
  3. Sabe, eu prefiro scans sem tratamento de imagens, gosto com as cores originais da época. Até pq prefiro as cores a mão da época do q as da Panini tudo digitalizado.

    Só q como encontrei na internet assim e queria postar essa hq, aí coloquei essa mesmo pra dar menos trabalho.

    Capas em 3D sou neutro, tanto faz, só não gostava muito das hqs assim.

    Sobre o endereço dos personagens, concordo q não importa mesmo não ser padrão, não precisa ser algo certinho, é ficção mesmo, coloquem o número da casa q quiserem.

    ResponderExcluir
  4. Gosto é algo muito individual mesmo. nem tem como discutir.

    Eu gosto mais das cores da Globo, não tem jeito rs. Aquela hq do Penadinho eu escaneei do meu gibi, e acho bem melhor as cores.

    Se bem q as revistas de 1990 tinham cores diferentes das de 1994 (como essa), mas o original dessa do Cebolinha não chega a ser assim, a imagem foi tratada aí.

    Gosto de imagem exatamente como era na época, pra lembrar exatamente como era. Assim, prefiro como estava naquela hq do Penadinho.

    Gosto é gosto rs... Abraços

    ResponderExcluir
  5. De onde vc pegou esses scans? Adorei a postagem! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália, já faz tem um tempo q baixei... acho q foi do blog Gibiteca, mas acho q não existe mais, o Maurício mandou excluir esses blogs de downloads...

      Quem sabe procurando por Cebolinha 94 vc não encontra. Bjs

      Excluir
    2. Hum... eu sempre pergunto de scans por conta de um trabalho acadêmico que penso em desenvolver no futuro (sou formada em letras e doutoranda em linguística)... se vc puder, qualquer hora dessas, poderia me enviar scans bem antigos da época da abril? Não tem pressa pq esse trabalho não sairia tão cedo kkkkkk bjs, Marcos!

      Excluir
    3. O problema é o tamanho... esses scans são pesados e e-mails permitem upload só de até 10MB. Se der, eu mando.

      Excluir
    4. Sim, tem esse problema, acho que com a dropbox podemos conseguir isso. Depois a gente combina. Obrigada. bjs

      Excluir
    5. No issuu tem o gibi completo com a história.

      Excluir
  6. Eu tenho esse gibi e adoro essa historia, aliás adoro os traços do desenho, parecem simples,mas a história parece que fica mais engraçada.
    Eu tb não sou fã do 3D, principalmente em historias, acho que pq não entendia como se via a imagem.
    Sugestão de matéria: pq não faz um ranking com as melhores capas de todos os tempos?

    Gde abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro esses traços tbm, as hqs ficavam bem engraçadas. Eu conseguia ver o 3D, mas tbm não curtia muito as hqs assim.

      É difícil escolher um top 10, mas vou ver se faço alguma coisa sobre capas, sim. Eram uma melhor q a outra e precisa ter algo sobre elas.

      Excluir
  7. Ótima história, já a conhecia. Vai muito bem no estilo, é a essência da turma da Mônica.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. É a essência pura da turma... um Cebolinha maquiavélico, cheio de astúcias, assim q eu gosto. Ótima hq mesmo.

      Excluir
  8. kkkk.... pior q é verdade, atitude lamentável.

    ResponderExcluir
  9. Marcos, gostaria de algum e-mail seu para que eu pudesse escrever.
    Fico no aguardo.
    Abraços,

    Diego.

    ResponderExcluir
  10. Lembro dessa história! Me dava uma pena o Cebolinha ter que bolar um plano para os amigos virem pro aniversário dele - ele aprontou com eles antes mas, pôxa, era aniversário XD

    Ótima postagem - como sempre, hehe! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, fica até uma discussão se o Cebolinha agiu certo fazer plano pra isso. Acho q até podia, se ele parasse por aí, estaria perdoado.

      O problema é q depois ele quis tirar proveito da situação pra se privilegiar, chantageando pra eles só irem a festa se a Mônica não bater mais nele, ganhar a coleção do Cascão, etc. Aí ele agiu errado.

      Excluir
  11. Nossa, Marcos, achei muito boa a HQ. Nem sei quem que teve a louca ideia de misturar HQ de plano infalível do Cebolinha com HQ de aniversário dele. Aliás, você podia falar de algumas HQs de aniversário dele que não conheço, nunca li e que já li, mas com o tempo acabei perdendo elas. Algumas delas são O AniverFiasco (CB # 118, Ed. Globo, 1996), Ela é Pequena! (CB # 119, Ed. Globo, 1996, não é HQ de aniversário dele, mas sim da sua irmã Maria Cebolinha, mas é boa mesmo), A Festa do Pijama (CB # 131, Ed. Globo, 1999) e Um Aniversário para Dois Cebolinhas (CB # 232, Ed. Globo, 2005). Quem sabe um dia você fale dessas HQ citadas, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço todas, quando der falo delas.

      Excluir
    2. em qual edição o cebolinha e amonica antes de ser lançada a turma da monica jovem aparece Os filhos da Monica e do Cebolinha “A que fala elado e o dentuço”,Monique é a filha da Monica e do Cebolinha que fala “elado” e o Asparzinho o “dentucinho” segue o link da imagem da revista https://monicajovem.files.wordpress.com/2009/03/turma-da-monica-0011.jpg?w=490

      Excluir
  12. Boa Tarde, as histórias são muito boas me divirto com elas, gostaria de saber se você tem uma HQ da Mônica, é um aniversário dela, e vem uma personagem do futuro com roupa espacial toda azul e encontra o Cebolinha, parece que o título é assim "Um presente do futuro". São 2 partes. Eu não consigo encontrar, então se tiver, pode me passar? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, legal q vc tá gostando do blog. Eu não tenho essa hq, mas sei q foi publicada em 'Mônica # 201' (Ed. Globo, 2003).

      Quem sabe vc consiga encontrar essa revista em sebos ou disponível pra baixar na internet.

      Abraços

      Excluir
    2. Então Marcos, sim, essa HQ que você citou é Um Presente do Futuro. Já que você não tem o gibi original, eu conheço a HQ, tive até o gibi original, mas eu perdi ele com o tempo, pelo fato dele estar todo rasgado, mas pelo menos tinha o site da Turma da Mônica para ler essa história quantas vezes quiser. E sim, dá pra baixar a HQ na internet. E olha, quando você baixar a HQ, fale dela aqui no blog, OK? Abraços

      Excluir
    3. Sim, eu já vi no site antigo deles. Pena q vc perdeu o gibi. Abraços

      Excluir
  13. Que tal fazer um post sobre histórias que não seguiam cronologia?

    ResponderExcluir
  14. em qual edição o cebolinha e amonica antes de ser lançada a turma da monica jovem aparece Os filhos da Monica e do Cebolinha “A que fala elado e o dentuço”,Monique é a filha da Monica e do Cebolinha que fala “elado” e o Asparzinho o “dentucinho” segue o link da imagem da revista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeira vez que apareceu foi no livro Mônica 30 Anos de 1993 e depois fizeram uma continuação em Mônica Nº 35 de 1998

      Excluir
  15. https://monicajovem.files.wordpress.com/2009/03/turma-da-monica-0011.jpg?w=490

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa imagem é de Mônica 35 anos de 1998

      Mônica 30 Anos: http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2013/07/monica-30-anos.html

      Mônica 35 Anos: http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2015/05/monica-35-anos.html

      Excluir
    2. obrigado vc não sabe quanto tempo faz q desejo essa reposta sempre busquei na net mas só achava imagens apos vc fala eu sem querer dei uma conferida em video da revista no youtube onde confirmou da onde era a imagem

      Excluir
  16. estou a procura de monica 35 anos e nd pra baixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada. Acho que tem pra disponível pra baixar na internet. Qualquer coisa, o jeito seria comprar em sebos ou na internet como Mercado Livre ou Estante Virtual.

      Excluir
  17. Não tem como vc colocar essa história completa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando der eu posto atualizando. No início do Blog nem sempre postava completas nas imagens, mas no texto dá pra entender a sinopse.

      Excluir
    2. Gabriel, coloquei a história completa com as imagens. Já pode conferir :D

      Excluir
  18. Do que me consta, a Panini republicou essa história nos almanaques temáticos.

    ResponderExcluir