sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Propagandas anunciando gibis (Parte 4)

Em 1991, além das propagandas de adivinhações "Quem é? Quem é? Quem é?", foram lançadas também outras propagandas anunciando os gibis individuais da Turma da Mônica. Elas ficaram circulando juntas, até como uma forma para não sobrecarregar demais. 

Essas propagandas novas eram bem semelhantes às que saíam nos anos 80, feitas para substitui-las depois de muitos anos. Consistiam de uma frase com imagem do personagem em questão. Todas explorando as principais características de cada um. A graça dessas propagandas é que as frases também mexiam com expressões populares brasileiras e eram cheias de trocadilho de acordo com o personagem. E outro lado positivo é muitas delas podiam muito bem virar tranquilamente capa das revistas, já que só a imagem já era uma piada.

É bem engraçado o trocadilho do Cebolinha virando dono da Lua. É a que mais gosto. A propaganda da revista do Cascão, é muito legal ver uma gambá apaixonada por ele, fazendo trocadilho com expressão popular. Outros trocadilhos com expressões populares se encontram nas propagandas do gibi do Chico Bento (perseguido por um bode fazendo jus à expressão "Deu bode!"), da Mônica... "na cabeça" (com coelhadas na cabeça dos meninos) e da Magali fazendo graça com  a expressão "É do peru". Tudo explorado de uma forma muito criativa e engraçado. 

A seguir cada uma dessas propagandas, com as fontes dos gibis que eu as tirei:

Propaganda tirada de 'Magali nº 54' (Ed. Globo, 1991)

Propaganda tirada de 'Cascão nº 116' (Ed. Globo, 1991)

Propaganda tirada de 'Magali nº 55' (Ed. Globo, 1991)

Propaganda tirada de 'Magali nº 59' (Ed. Globo, 1991)

Propaganda tirada de 'Chico Bento nº 135' (Ed. Globo, 1992)

Como sempre, cada uma saía nas revistas dos outros personagens. Muito bom vê-las reunidas em um só lugar. Como curiosidade, as das adivinhações "Quem é? Quem é? Quem é?" foram lançadas em fevereiro/91 e essas da postagem, foram a partir de junho/91. 

Todos esses 2 formatos de propagandas ficaram circulando juntos até em 1993, quando foram canceladas também juntas e foram substituídas, o que será assunto na próxima postagem sobre propagandas dos gibis.

15 comentários:

  1. Vejo essas propagandas e dá uma saudade... Foi bem na época em que eu comecei a curtir gibis, começo dos anos 90. Minha preferida é o "Mônica na cabeça!", muito original. Legal essa série,a turminha tem propagandas bem originais, lembro de várias delas.

    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o estúdio tinha muita criatividade não só nas hqs mas tbm para anunciar. Eu tbm adorava essas aí. Abraços

      Excluir
  2. Muito legal...tenho todas na coleção...pena mesmo é que hoje em dia não tenha mais essas propagandas divertidas! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Xandro, eles não anunciam mais os gibis, só algumas edições especiais e olhe lá, mas nunca de forma bem humorada assim. Eram muito divertidas sim. Abraços

      Excluir
  3. Interessante que, além de referências a expressões comuns, as chamadas de Chico e da Magali me fizeram recordar de comerciais antigos! Tá lá no fundo da cabeça, mas não recordo quais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleiton, do Chico não me recordo, mas da Magali tem certa referência as propagandas de Natal do Peru Sadia. Mas acho q a intenção do estúdio foi mesmo só pela expressão "É do peru", uma pessoa demais, genial.

      Excluir
    2. Marcos, isso mesmo!

      Excluir
  4. Pois é Fabiano, tbm não entendi o motivo de tirarem. Talvez para economizar tinta kkkk

    Legal q gostou, terão outras propagandas aqui. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ótimas recordações essas propagandas nos gibis da Turminha... cheguei a reunir várias também, mas sem uma base para servir de apoio a uma postagem... no fim, apenas publicarei as imagens contendo as datas dos gibis em que as encontrei. Até por isso, se me permite, em cada uma vou colocar um link direcionando às tuas postagens, para quem quiser obter maiores detalhes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, eu lembro q vc fez uma postagem parecida com algumas destas, no seu outro blog. Com certeza eram muito boas essas propagandas.

      Pode sim colocar link do meu blog na postagem do seu.

      Excluir
  6. O "quem é.. quem é..." tinha vinheta de TV também, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, rafael, lembro muito bem dessas vinhetas na TV, principalmente do cascão e Chico. Pena q não encontrei no youtube senão até as colocava aqui.

      Excluir
  7. Ok, valeu pelo comentário. Quem entrar, verá o link aí.

    ResponderExcluir
  8. Muito legal relembrar isso, Marcos! Como sugestão (se é que você já não planejou, he he!), faça um post sobre a série "Cenas Impossíveis", que para mim eram demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassio, já planejei isso e em breve terá uma postagem sobre as Cenas Impossíveis. Era muito legal mesmo.

      Excluir