terça-feira, 6 de agosto de 2013

Propagandas anunciando gibis (Parte 3)

Em 1991, as propagandas dos anos 80 da postagem anterior anunciando os gibis da Turma da Mônica foram todas substituídas brilhantemente pelas das charadinhas de adivinhação, mais conhecidas como "Quem é? Quem é? Quem é?".



Para cada personagem, uma charada na página ímpar dividida em 4 pistas e que o leitor teria que adivinhar de que personagem se tratava. Quando virava a página, aparecia a resposta com o personagem em questão. Supercriativa e como sempre exploram as características dos personagens. O mais legal é que as charadas tinham rimas e as imagens formavam uma espécie de mini-história, com a conclusão na página seguinte.

Lógico que era na cara saber de quem se tratava, principalmente a do Cascão em que ele aparece nas imagens das charadas, mas o que importa é a criatividade da MSP, que estava em alta.  Uma forma bem diferente e muito legal para anunciar os gibis da turma. Uma melhor que a outra. Todas já com o selo "Quadrinhos Só Da Globo", que permaneceu durante todos os anos 90.

Curiosamente, essas propagandas passavam na televisão em 1991 em forma de animação. Lembro muito bem delas passando. Pena que não encontrei esses vídeos no youtube, senão colocava aqui.

A seguir, cada uma dessas propagandas excelentes, com a fonte dos gibis que eu as tirei:


Propaganda tirada de 'Cascão nº 127' (Ed. Globo, 1991)


Propaganda tirada de 'Magali nº 56' (Ed. Globo, 1991)


Propaganda tirada de 'Magali nº 54' (Ed. Globo, 1991)


Propaganda tirada de 'Cascão nº 115' (Ed. Globo, 1991)





Propaganda tirada de 'Magali nº 57' (Ed. Globo, 1991)

A primeira que apareceu foi a do Chico Bento em Mônica nº 50, de fevereiro/91, e logo depois os outros em todos os gibis. Elas ficaram circulando até em 1993. Na próxima postagem da série, mostrarei as propagandas dos gibis que também foram lançadas em 1991.

26 comentários:

  1. Enquanto isso, a Globo, hj em dia, quase não investe em Quadrinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleiton, se não to enganado, acho q nem tem mais quadrinhos infantis na Globo, os últimos q vi foi do Sítio do Pica-pau Amarelo. Uma pena.

      Excluir
    2. Ela anda tentanto emplacar uns encadernados. Mas é ruim, sobretudo, em marketing. Ela editou uma obra prima em 2012 (acho que é esse o ano) e foi a melhor HQ (ou uma das) do ano. Mas quase não divulgou. Eu mesmo comprei meio ao acaso!

      Excluir
  2. Saudades de um tempo em que a turma tinha gibis de qualidade. Antigamente tinham charadas, lições de piano e violão, promoções, brindes, horóscopos, momentos de reflexão, quadrinhos de outros autores, passa-tempos divertidos, troca-troca, o mundo dos animais, 3d... Era uma revista bem recheada, de tudo um pouco. Hoje está secando, com quadrinhos digitalizados, histórias bobas e passatempos chatos. Bem que poderia sair uma postagem sobre essas matérias legais que recheavam os gibis, contracenando com os quadrinhos e deixando a revista mais variada, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, com certeza os quadrinhos antigos eram melhores, e não é questão de saudosismo não. realmente tinham mais qualidade.

      Boa ideia a sua sugestão de postagens sobre as seções e promoções q vinham nos gibis. Esses q vc citou a maioria eram da Ed. Abril. Gostei e quando puder vou ver se coloco alguma coisa aqui sobre isso.

      Excluir
  3. Legal demais..eu adoras essas,sempre lia cantando,kkk e tb lembro das propagandas que passam na tv..pena que não tenha os videos! :)

    Até, Xandro > http://blogdoxandro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Propagandas muito boas mesmo xandro, adorava tbm. Tudo tinha qualidade naquela época. Infelizmente não encontrei os vídeos da TV, se eu encontrar, posto aqui no blog.

      Excluir
  4. Será que o Maurício não entende que se ele investisse mais em promoções e outras seções e curiosidades junto aos quadrinhos deixava as revistas mais recheadas e diversas para nós, leitores, e emplacaria mais vendas para ele? Seria bom para ambos os lados, e nós teríamos os bons tempos da Mônica de volta.

    Um sonho possível, mas loooooonge....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Gabriel, só ele não vê isso. Como até as seções de cartas q eu gostava tanto atualmente estão fracas, dificilmente colocará seções nos gibis. Pra mim, é uma caminho sem volta.

      Excluir
  5. Essas propagandas "Quem é? Quem é? Quem é?" eram excelentes. E guardo boas lembranças porque foram das primeiras da TM que conheci.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Presidente, criatividade muito boa. As primeiras q eu conheci foram as da postagem 2.

      Excluir
  6. Parabéns por mais uma postagem!
    Gostaria de saber sua opinião: Você acha que em breve a Turma da Mônica vai "falir"?
    Porque já foram tantas histórias que acho que a criatividade deles deve estar em baixa, mesmo com novos roteiristas a qualidade das histórias só pioram. Fora os filmes (cinegibi 4 e 5 por exemplo, não são lá dos melhores, nem se compara com o 1 e 2), também estão bem fracos, o que salva são os livros de homenagens e a coleção histórica, pra mim né, porque pelo visto as crianças de hoje gostam de Turma da Mônica. Mas enfim, qual sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William, apesar de estarem fracas, continuam vendendo já q atingem o público alvo q são as crianças. O problema é q atualmente as hqs são mais pra crianças mesmo até uns 8 anos no máximo. E elas enjoam dos gibis cada vez mais cedo, estão gostando mais de mangás (vê o sucesso da TMJ). Hj vendem bem, mas a cada ano perde público.

      Acho q vai chegar uma época q não vai ser uma potência como foi. Não digo q vai falir, mas vai vender bem menos q ele sesperam.

      Excluir
  7. Marcos, essas propagandas do "Quem É? Quem É? Quem É?" são excelentes e nostálgicas. Cada uma mais incrível do que a outra.

    Agora, eu quero dar a minha opinião sobre as propagandas: Pra mim, as propagandas do Cascão e da Magali eram as que mais saíram, a do Cebolinha mais ou menos, agora a da Mônica e a do Chico Bento eram as mais raras, mas pra mim a do Chico é super-rarísima.

    Sem contar que a do Chico não rimava, só era falado no famoso "caipirês" (KKK!), mas mesmo assim era ótima.

    E essa é minha opinião das propagandas só isso. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei lá, nunca reparei na frequência de qual saia mais, acho q não mudou muito. Nas Cenas Impossíveis, a do Chico era raro sair. Dessas, acho q tudo foi igual.

      Abraços

      Excluir
  8. Excelente matéria Marcos! os primeiros gibis que tive foram dessas propagandas (monica 52, magali 48 e chico bento 112). Curiosamente não tenho lembrança de ver na TV as do cebolinha e cascão. As que mais saíam eram magali e chico bento. A da mônica demorou pra sair e foi num gibi quinzenal (não lembro de cabeça agora, mas tenho todos daquele ano aqui. Voce precisa corrigir uma informação: elas começaram a circular em janeiro de 1991 e a primeira foi a do cebolinha que saiu em Monica 49. Depois saiu magali em cebolinha 50 e em terceiro é que foi a do chico em monica 50 (sim, naquela época a revista do cebolinha chegava primeiro às bancas do que a da monica. Cascao saiu em cebolinha 51. A da monica, como mencionei, demorou um pouco mais, acho que junho ou julho. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram propagandas muito legais. Todas saíram na televisão, mas nem todas lembro de detalhes dela. Depois mudo as informações, nem lembrei dessas revistas quando fiz a postagem, apesar de tê-las. Abraços

      Excluir
    2. Oi Marcos! De fato a Magali foi a segunda mesmo a ter a propaganda anunciada. Antes até de cebolinha 50. Foi em janeiro de 1991 também no almanaque da Mônica 22. A propaganda da Mônica que tenho aqui saiu primeiro em Chapolim e Chaves 2 de julho de 1991. Deste período, tenho todas as da Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chaves, Chapolim e Turma do arrepio. Se a propaganda da Mônica saiu antes de julho, ocorreu na revista do Chico ou Sérgio Malandro.

      Excluir
    3. Nunca tinha reparado a ordem que tinham sido lançadas e nem dei conta que a da Mônica demorou bem mais tempo para sair em relação a outras, bem interessante. Parece que vi da Mônica no Almanacão de Férias 9, de junho, então deve ter sido nesse a primeira vez que apareceu.

      Excluir
    4. Você tem razão! pode ter saído nesse Almanacão de junho. O primeiro Almanacão que tive foi o 11, já em 1992. E tinha também a revista do recruta zero né? Eram muitos gibis maravilhosos nessa época. Mas o dinheiro não dava para acompanhar tanta coisa boa. Uma pena não poder rever as propagandas no youtube.

      Excluir
    5. Saiu no Almanacão 9 de junho, sim. Gibis do Recruta Zero também eram bons, tinham vários gibis na época, infelizmente não dava pra comprar todos. E não consegui encontrar essas propagandas no YouTube.

      Excluir
    6. Oi Marcos! Só para fechar este assunto, consegui recentemente o almanaque da mônica 23(março de 1991) e para minha surpresa o que encontro? a propaganda da mônica. Jamais imaginaria que teria saído na própria revista dela. Então os primeiros cebolinha e magali em janeiro, chico em fevereiro e completando a serie em março com cascão e mônica.

      Excluir