sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Coleção Histórica nº 36


Já à venda nas bancas a Coleção Histórica # 36.  Esta coleção é formada pelas 5 revistas de números 36: Mônica (1973), Cebolinha (1975), Chico Bento e Cascão (1983), e Magali (1990).

Com Jurema na capa, o que marca nessa edição é que, coincidentemente, as revistas do Cebolinha, do Cascão e do Chico Bento são as últimas edições de seus respectivos anos. Cebolinha é a última de 1975, e as do Cascão e Chico Bento são as últimas de 1983.

Como a CHTM é bimestral, as revistas do Cebolinha e da Mônica demoram 2 anos para trocar de ano, já que na época eram mensais, já as do Chico, Cascão e Magali demoram mais de 4 anos por serem quinzenais (são 26 revistas diferentes por ano). Estamos desde 2009 só com edições de 1983 do Chico e Cascão e só agora terminou. Por isso que preferia que a CHTM fosse mensal porque aí levaria a metade do tempo para trocar de ano e completar mais rápido as edições deles da Editora Abril.

No geral, cada vez mais frequente comentários informando que nas histórias atuais não são feitas mais daquele jeito. A seguir comento cada revista separada desse box, destacando o título e sinopse das histórias de abertura de cada uma e o que for relevante em cada revista.



Histórias de abertura e comentários gerais:

Mônica - "A maneca" - Cebolinha duvida que a Mônica se torne uma modelo e ela entra em uma agência para provar que pode ser.

É uma história curta de 5 páginas que é de estranhar ser uma de abertura, porém era muito comum na época histórias curtas assim na abertura. O grande destaque desse gibi é a história "Uma viagem no tempo" do Horácio contracenando com a Turma da Mônica. Na trama, a Mônica inventa uma máquina do tempo que faz com que ela, Franjinha, Cebolinha e Bidu parem na pré-história, junto com Horácio, vivendo mil aventuras para se livrar de um menino-ciclope. É muito legal.  

E a outra de destaque é "O Passeio" em que a Mônica, Cebolinha e Cascão vão andar de ônibus sozinhos. E a imagem do pôster ficou muito pequena e achei desnecessário o aviso na capa dizendo: "Reprodução do texto original da edição de abril de 1973". Será que alguém pensa que teria um pôster na edição? Seria uma boa até, relançarem os brindes que vinham, mas isso é impossível.

Cebolinha - "Um fim de ano difícil" - Capitão Feio tenta convencer o espírito do Ano Novo a poluir o mundo todo na virada do ano e permanecer poluído durante todos os dias de 1976.

De curiosidade, o pai da Magali aparece de uma forma completamente diferente do que conhecemos. Ele aparece baixinho e gordo e bem parecido com a filha. Eu até pensava que o pai dela nunca tinha aparecido nos gibis da Ed. Abril, mas aí é uma prova  que apareceu, sim. 

A história "Atenda, por favor!" do Zé Lelé, em que um orelhão toca na rua e ele faz várias loucuras para atender, chama a atenção porque o ambiente que eles estão parece mais o bairro do Limoeiro do que a Vila Abobrinha. Além do orelhão que é o tema central, o cenário tem calçada, é cheio de casas iguais às histórias da Turma da Mônica. E Parece que dessa vez mantiveram a cor do cabelo do Astronauta da revista original, já que ele apareceu de cabelo laranja nessa história. 


Cascão - "É Hoje!" - Cascão aposta com o Cebolinha que vai tomar banho no último dia do ano se perdesse no jogo do bafo. Ele perde e quando chega o último dia do ano, a turminha vai cobrar o tão esperado banho.

Uma história de Ano Novo muito boa. Curioso que histórias do Cascão envolvendo água e banho nessa edição só foi essa, mas mesmo assim as outras 2 não deixam de ser boas, tanto as dele e as do Penadinho e do Bidu. Gosto de todas. Interessante um comentário falando que o Bidu não faz mais xixi nos postes nas histórias atuais porque é isso proibido no exterior...

Magali - "Vale quanto pesa" - Magali recebe uma carta sendo convidada a ir a um jantar. Quando ela chega ao local, é levada de helicóptero até à Índia por um marajá para que ela possa comer toda as melancias de um país vizinho, que era a riqueza do país, e fazer, com isso, que se rendam a ele.

Sensacional aventura que acontece de tudo de absurdo e os traços são excelentes. Eram ótimas essas histórias da Magali em outros países e sempre envolvendo comida. 

Há um erro informando que a revista é dos "anos 90". Apesar do gibi ser do ano 1990, o certo se refere aos anos 80. Uma década começa nos anos terminados em "1" e termina nos anos terminados em "0". Assim, anos 80 compreende de 1981 a 1990, anos 90 vai de 1991 a 2000, e por aí vai.

Chico Bento - "Ou nós acabamos com as formigas..." - Chico reclama que as formigas estão acabando com as plantações da roça e enquanto seu pai prepara um veneno para acabar com elas, Chico e Zé da Roça passam a caçar içás perto do formigueiro para comerem . 

É uma história bem educativa e é baseada na infância do Maurício, já que ele caçava içás em Mogi das Cruzes quando criança. Curiosamente, apesar do Zé Lelé estar na capa, ele não aparece nessa história.

Esse gibi eu tenho escaneado, e encontrei vários absurdos, principalmente em relação a alteração de textos. A MSP fala que nada é alterado na CHTM, mas, na prática, não é bem assim. Como é muita coisa e para eu falar bem detalhado, preparei uma postagem complementar falando sobre essa edição do Chico e todas as suas alterações.  Para conferir, clique aqui .

23 comentários:

  1. Já estou com o meu...só falta ler,hehe! :D

    Abçs, Xandro. > http://blogdoxandro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Xandro, espero q vc consiga ler logo. Boa leitura.

      Excluir
  2. Opa. Fiquei mais interessado nas mudanças que foram feitas do que na postagem em si.

    Essa vi na banca, mas não comprei, pois o Fabiano me mandou de presente! Estou no aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleiton, bacana q vc ganhou de presente, economizou bem. Quando vc ler vai ver q a edição tá boa.

      Sobre as alterações vc vai ver na próxima postagem. E não era pra ter. Abraços

      Excluir
  3. Oi Marcos, tudo bem? Não consigo comprar a "Turma da Mônica coleção histórica", pois apesar da distribuição ser nacional, nunca chega na minha cidade. Essa semana, falei como a dona da revistaria onde compro sempre os gibis atuais, e ela me falou que nem fazendo pedido eles mandam. Muito complicado! E o pior é que nem na internet eu encontro. Não queria perder nem um número dessa é uma coleção pois é uma publicação muito legal mesmo! Um abraço amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heri, comprei a minha aqui

      http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4995774

      bjs

      Excluir
    2. Heri, tá tudo bem. A distribuição é péssima, não pé todo lugar q vende. Aqui mesmo no meu bairro é só 2 bancas q vendem e mesmo assim é só um ou no máximo 2 exemplares por banca.

      No seu caso, o ideal é comprar na internet. E é bom q pode até ter desconto. Sites da Saraiva, como a Natália falou, ou Americanas.com e outros sempre vendem.

      Excluir
  4. Olá, Marcos! Já estou com a edição e espero lê-la ainda hj! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Natália, vai gostar muito das hqs. Comentários nem tanto.

      Excluir
  5. Sim, Fabiano põe imbecilidade nisso. Quando vc ler essa CHTM vc vai ver q é a edição tá boa, apesar dos comentários repetitivos e as alterações da revista do Chico q saberá quais são quando postar.

    Alterações na Coleção Histórica iguais q acontecem nos almanaques convencionais não era pra ter, já q era pra ser o mais fiel possível aos originais, principalmente textos.

    Com certeza as hqs antigas são mil vezes superiores. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Essa edição da CHTM está boa mesmo, já li as aberturas de Cascão, Chico Bento e Magali e são bem legais mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, de uma época q o estúdio tinha total liberdade de criação e podia ousar. Muito bom.

      Excluir
  7. Pois é, Fabiano, são poucas bancas q vendem. Aqui tbm é assim. É chato quando os jornaleiros nem sabem do q se trata a coleção, pq aí é q dificilmente essa coleção vai ser vendida nessas bancas algum dia. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olha, Marcos, sobre aquelas edições da panini com histórias em 3d, desista. estou de mudança para uma casa nova, e na antiga estourou um cano perto das estantes aonde eu guardava minhas coleções. Só deu Para salvar as coleções históricas (as caixinhas foram as heroínas) e alguns dos primeiros números dos gibis da Globo. Tudo o mais, se perdeu. Só se salvaram, atém dessas as que já estavam na casa nova. Gibis da Turma da Mônica da ed. Abril coleção histórica pelezinho e gibis Luluzinha. Minha maior perda mesmo foi TUDO o que eu tinha da Disney. Só dois gibis antigos do Donald foram resgatados. Vou lutar e gastar muito para repor tudo de volta (se é que consigo). Mas, para não deixar você na mão, vale a lembrança de que a 3d do Piteco saiu em um gibi do Parque da Mônica. Acho que na casa dos números vinte, ou trinta. Mais posso estar enganado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q chato, Gabriel. Perder tudo assim é triste. Por isso q essas caixinhas da CHTM são boas.

      As revistas da Turma da Mônica eram antigas ou só da Panini? Fiquei com pena os da Disney. Tenha fé q vai conseguir recuperar. Procura no Mercado Livre e procure em sebos q aos poucos vai conseguir tudo de volta. Eu tbm tinha perdido alguns números, e consegui tudo de volta, a maioria em sebos.

      Sobre as revistas com hqs em 3D vou ver em sebos as revistas do Parque na casa dos 20, 30.

      Abraços

      Excluir
  9. Perdi tudo da panini e metade da Globo. Só se salvaram mesmo as historicascpor causa das caixas. A sorte dique as da abril já estavam na casa nova, incluindo a Mônica um, que tenho quase em estado de banca. Quanto a sebos, minha cidade não tem. Espero que você encontre as 3d.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita sorte mesmo q pelo menos os da Abril vc nao perdeu. Tomara q recupere os q vc perdeu, os da panini até q não são dificeis de recuperar. Os da Globo primeiros anos já é um pouco.

      Procura nos sites Mercado Livre, Estante Virtual, Casa do Gibi q vc encontra muitas coisas boas. Sobre as 3D eu encontrando eu informo os números por aqui.

      Excluir
  10. Desculpe "fugir" um pouco, é que gostaria de saber se você confia no site Comix Book Shop, é que não tenho a TMCH 1 e este foi o única site que encontrei, apesar de estar bem mais caro acho que vale a pena, pois será muito gratificante ter a 1ª edição.
    Bom, mas o link é esse http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=9509
    Ficarei grato pela opinião!

    ResponderExcluir
  11. William, já comprei lá a CHTM nº2. Na época foi preço de custo R$ 19,90, porém achei o frete bem caro: R$ 8,00, pagando R$ 27,90. Veio bem embalada e chegou bem rápido, o q compensou.

    Eu procuraria melhor esse nº 1 em outro lugar mais barato, pelo menos a entrega é garantida.

    ResponderExcluir
  12. Ok, o ruim é que é difícil de achar, e tem sites que na cara você vê que não dá pra confiar. De qualquer modo, muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, sempre é bom comprar em sites confiáveis. Tem q procurar direito. De nada, William.

      Excluir
  13. Recebi hoje essa ed. da CHTM 36. Apesar das mudanças ridículas, me diverti a valer lendo algumas das histórias, isso por que não li todas ainda. Gostaria de destacar a historia "NÃO" presente em cebolinha 36, onde a Mônica convence o Cebolinha usar bobis e depois não consegue tirá-los o que faz com que o coitado do cebola fique desesperado pra que o resto da turma não o veja naquela situação... Ri horrores aqui como há muito tempo não fazia... hehehe! Já em Mônica 36 gostei também da criativíssima historia "Viagem no Tempo" onde parte, concordo com você Marcos ela é Muito boa mesmo. Aliás não entendo porque essa historia veio no final, acho que ela deveria ser a historia de abertura ao invés daquela de 5 páginas, mas enfim! Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. "Ri horrores aqui como há muito tempo não fazia... "

    Eu tbm dava gargalhadas nas hqs antigas. Assim q tinha q ser até hj. Essas hqs q vc citou são muito boas mesmo;

    Sobre a hq do Horácio vir no miolo é q na época não tinha critério de alguma ser de abertura ou no miolo. Qualquer uma podia ser e eles não levavam em conta por nº de páginas.

    Abraços

    ResponderExcluir