terça-feira, 16 de julho de 2013

Tirinha nº 4: Cebolinha

A dislalia do Cebolinha sempre renderam ótimas histórias. Quando ele fala simplesmente a palavra "calo", fica confuso se ele tá querendo dizer se é carro, calo ou caro. Esses trocadilhos sempre faz a diferença e dá uma graça toda especial.

Existem várias tiras do Cebolinha envolvendo a dislalia dele e esses trocadilhos e uma dessas compartilho aqui. Nessa tira, como o oculista não conhece o Cebolinha, ele é taxado como burro.

Tirinha foi publicada originalmente em Cebolinha nº 54 (Ed. Globo, 1991).

22 comentários:

  1. Kkkkkkk...essa eu nunca tinha visto...muito boa! xD

    ResponderExcluir
  2. Ah, Ah, Ah.... bem bolada!

    Tenha um bom dia, meu caro Marcos!

    Estou me deliciando aqui com a coleção 35.


    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Fabiano... CHTM 35 tá muito legal sim. Boa leitura.

      Excluir
  3. Oi Marcos, uma coisa interessante que a MSP nunca abandonou é a "tira" no final do gibi. Essa por exemplo, é uma piada completa, pois faz o leitor participar da história, na medida em que tem que "pensar" para entender. Muito legal. Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, chegaram até abandonar na Editora Abril, ou melhor, não publicavam na maioria das edições dos anos 80, mas desde a Editora Globo ainda bem q tem sempre essa tradição.

      Essas piadas q o leitor tem q pensar pra entender costumam ser as melhores.

      Excluir
  4. Hehehe, muito bem bolada. Coitado do Cebolinha...

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitado mesmo rsrs... como ele sofre nas tirinhas. Abraços

      Excluir
  5. Tadinho do Cebolinha... me fez lembrar dessa outra tirinha: http://historiacomquadrinhos.blogspot.com.br/2013/07/capas-cascao-n-2.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, eu conhecia essa tira q vc citou... muito legal tbm.

      Excluir

  6. Boa mesmo essa tirinha.
    Sobre a dislalia do Cebolinha... as vezes eu fico confuso, do tipo:
    POR AQUI = acredito que normalmente falamos PO'r'AQUI... e nos gibis essa separaçao fica sempre na grafia normal... mas penso que o Cebolinha poderia usar o PO'l'AQUI..

    Abraço, Marcos.

    Tioli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tioli, é q quando o "r" termina palavra eles mantém o "r", mesmo q o normal se falaria com "l". Quando ele fala "Por que" eles colocam assim, como verbos no infinitivos, etc.

      Excluir
  7. Ótima tirinha. Infelizmente, hj em dia, piadas envolvendo nossa língua são evitadas, pois os Estúdios visam ao mercado exterior!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado... o que é uma pena. Acho bobagem e infelizmente é isso mesmo.

      Excluir
  8. HaHahahaha... Muito boa a tirinha, Marcos! Sempre gostei de histórias envolvendo a língua do Cebolinha trocando o R pelo L.

    Mas eu vim aqui pra falar algo: Recentemente, fui folhear num sebo perto de casa, e acabei descobrindo que essa tirinha foi republicada no Almanaque do Cebolinha # 81, de 2004. Quando eu vi essa tirinha no almanaque, eu pensei: "Cara, eu conheço essa tirinha, eu vi no Arquivos Turma da Mônica, que vontade de comprar esse almanaque!", mas como eu não tinha dinheiro, vou ter que esperar sair o dinheiro aqui de casa pra comprar esse almanaque.

    Aliás, nesse almanaque, foi republicada a super-divertida HQ O Homenzinho das Tintas, de CB # 134, de 1998. Nela, Seu Cebola pede para Cebolinha pintar a cerca da casa, mas a turma aparece lá só pra encher o saco dele. No final, Cebolinha diz toda a verdade para seu pai e agora ele vai limpar o jardim, mas Cascão aparece de novo pra encher o saco de novo, terminando a história.

    Essa é com certeza uma história muito engraçada, quase rachei o bico lendo ela, mesmo não conhecendo. Ela até foi republicada recentemente no final do Almanaque do Cebolinha # 45, onde também foi republicada Não Importa o Preço, de CB # 147, de 1999. O curioso é que essa história já foi republicada antes no Almanaque do Cebolinha # 88, de 2005.

    Então é isso, eu acredito que você nem sabia que essa tirinha do Cebolinha acima foi republicada, e não sei se você conhece as histórias que eu citei. Talvez porque na época, você não colecionava mais gibis da turma. Aguardo resposta. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessas, eu só conheço a HQ O Homenzinho das Tintas. Espero q não levem esse almanaque no sebo até vc voltar lá pra comprá-lo.

      Excluir
    2. Eu tenho o almanaque 45 do cebolinha. Porque quando vi falando sobre republicação da historinha do não importa no preço, já pensei assim ''puxa, eu tenho esse almanaque, pois foi meu primeiro gibi!!''

      Excluir
    3. Legal, primeiro gibi a gente não esquece. :D

      Excluir
    4. Sim, e sabe... eu comecei a colecionar em 2014... e dai tenho poucas da globo também pois compro as da globo num sebo...

      Excluir
    5. Compra sim as da Globo nos sebos, vai curtir bastante.

      Excluir
  9. Essa tirinha foi republicada em almanaque do cebolinha 54 da panini

    ResponderExcluir