quarta-feira, 24 de julho de 2013

Propagandas anunciando gibis (Parte 2)

Continuando a série sobre as propagandas anunciando os gibis da Turma da Mônica, nessa postagem eu mostro as propagandas fixas dos gibis individuais lançadas entre 1987 e 1990.

Normalmente, consistiam de uma frase e uma imagem representando os personagens. Como não podia deixar de ser, uma mais criativa que a outra. As propagandas saíam na revista do outro personagem. Por exemplo, na revista do Cebolinha saía propagandas das revistas dos outros personagens, mas nunca saía a propaganda da revista dele na sua própria.

Nessa propaganda da revista da Mônica, lançada em 1987, mostra o Cebolinha tentando beijar a Mônica. Muito antes deles namorarem na Turma da Mônica Jovem, eles já ensaiavam o beijo aí. Muito legal.

Propaganda tirada de 'Cebolinha nº 10' (Ed. Globo, 1987)

Ainda em 1987, mais 3 propagandas se juntarem a essa, anunciando as revistas do Cascão, do Cebolinha e do Chico Bento. Assim como a propaganda da Mônica e as que anunciavam as revistas em uma só que eu postei na primeira parte, todas têm o slogan "Emoções em quadrinhos".

Propaganda tirada de 'Chico Bento nº 46' (Ed. Globo, 1988)

Propaganda tirada de 'Mônica nº 45' (Ed. Globo, 1990)

Propaganda tirada de 'Magali nº 41' (Ed. Globo, 1991)

Como o Cebolinha sofre com a Mônica. E essa do Chico é sensacional. Mostra o lado preguiçoso dele e não tem como não bocejar vendo essa propaganda. Muito bom.

Algo que só reparei agora quando fui escanear as imagens, é que nas propagandas do Chico Bento e do Cascão, tem no canto esquerdo o crédito de Cláudio Carvalho bem pequeno nelas. Provavelmente, foi quem teve a ideia delas ou fez as ilustrações.

Em 1990, depois de um ano da revista da Magali ter sido lançada e já consolidada, criaram uma propaganda desse estilo para ela. Bem legal também, retratando a gula dela e sua paixão por melancias, como não podia deixar de ser:

Propaganda tirada de 'Chico Bento nº 83' (Ed. Globo, 1990)

Com essa propaganda da Magali, aproveitaram para substituir, também em 1990, as propagandas da Mônica e do Cascão por essas:

Propaganda tirada de 'Chico Bento nº 94' (Ed. Globo, 1990)

Propaganda tirada de 'Chico Bento nº106' (Ed. Globo, 1991)

Por curiosidade, a imagem da propaganda nova do Cascão foi aproveitada da capa do Almanaque do Cascão nº 7 (Ed. Globo, 1989). Ficou melhor que a propaganda "Pintou sujeira", que na minha opinião era a mais simples de todas. A da Mônica nem precisava ser substituída, mas essa nova também ficou bem legal e gosto muito.

Já as do Cebolinha e do Chico Bento, como eram muito boas, foram mantidas. Então, essas 5 (Cebolinha e do Chico Bento antigas e as novas da Magali, Mônica e cascão) ficaram circulando até o início de 1991.

Na próxima postagem da série, mostrarei as propagandas dos gibis que circularam a partir de 1991.

13 comentários:

  1. Legal...nunca tinha visto a do CASCÃO da chuva!! :D

    Que pena que hoje não tem mais essa propagandas nos gibi!(até nos gibis Disney tinham também)! :(

    Que venha a próxima postagem! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xandro, essa do Cascão é a q menos apareceu mesmo e depois foi substituída, daí vc nao ter visto.

      Hj eles nao fazem propagandas assim até pq os personagens estão mudados. Algumas infelizmente são impublicáveis nos dias de hj como a do Cascão na lama.

      Excluir
  2. Marcos, essa última do Cascão realmente está muito melhor do que a "Pintou sujeira"... fazia muito tempo que não a via, devo ter inclusive o almanaque. As outras sim são bem comuns encontrar. Muito legal o post, sempre vale relembrar! Um abraço!
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, procura nos gibis de 1990 e 1991 q vc encontra fácil essa do cascão na lama. Muito boa sim. Sempre é bom relembrar. Acho legal vê-las todas reunidas em um só espaço.

      Excluir
  3. Fabiano, sempre é bom lembrar de coisas boas. Procuro fazer isso no blog. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Amo gibis!!!!!!

    http://blogtokabrasil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Seus posts sempre me dando saudades de um tempo q nao vivi! (Só acompanhei gibis a partir dos anos 90) Vc podia fazer um post sobre as "cenas impossíveis", q tal? Um pergunta: vc gosta e acompanha a turma jovem? Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália, terá uma postagem sobre as Cenas Impossíveis... não será agora, mas vou fazer.

      Sobre turma da Mônica Jovem não gosto. Acho muito chato e tiraram toda a essência dos personagens.

      Excluir
  6. Propagandas que exploram o principal aspecto de cada personagem, sem neuras!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Kleiton, exatamente como tem que ser. Por isso são boas.

      Excluir
  7. Quero parabenizá-lo primeiramente por este blog incrível, foi um dos melhores da Turma da Mônica que já vi, você explica detalhes que eu vivia notando e achava que não encontraria um lugar que mostrasse isso, e também incrementa coisas que a gente nem percebe muitas das vezes. Gostei dessa das propagandas, já estou ansioso pelas próximas postagens! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo elogio William, gosto de deixar tudo detalhado sim. As propagandas são muito legais e em breve vou colocar outras. Aguarde. Seja bem vindo ao blog. Abraços

      Excluir