sábado, 8 de junho de 2013

Tina e Rolo: HQ "Click-Mania"

A história que eu relembro é com a turma da Tina. Nela, Rolo dá um tempo com a mulherada e sua fama de "pegador" e resolve sacanear seus amigos. Ela tem 6 páginas e foi publicada originalmente em Mônica nº 157 - Ed. Abril, 1983.

Capa de Mônica nº 157 (Ed. Abril, 1983)
Na história, Rolo arruma uma máquina fotográfica e começa a tirar fotos dos seus amigos em situações constrangedoras para poder mostrar para todo mundo e perturbar os outros. Com isso, fotografa a Tina beijando o seu namorado Jaime, o Zecão paquerando uma garota,  Pipa dando um soco no Zecão, etc.


Irritados com a situação, Tina tem a ideia de dar o troco no Rolo, fazendo a mesma coisa com ele, ou seja, fotografando o Rolo pagando mico, como bem na hora dele acordando, correndo de pijama de bolinha na rua, rasgando o pijama, dentre outros.


Ele fica desesperado, pede desculpas e eles propõem que o Rolo devolva o filme com as fotos que ele tirou e vice-versa.  Com os filmes na mão, ele promete que nunca mais vai tirar fotos indiscretas dos outros, só que Tina tem uma carta na manga, deixando com eles uma foto dele com a calça rasgada e bunda de fora, caso ele tenha uma recaída.

   
Uma história muito engraçada, com traços excelentes e mostra a turma toda, tem até o Jaime que a Tina namorava na época. Interessante a referência à música "No escurinho do cinema", da Rita Lee, quando o Rolo cantarola "Que flagra! Que flagra! Que flaagra!". E legal ver na história fotos tiradas com máquinas antigas e com filme, muito comum naquela época e até 10 anos atrás. Teve até foto instantânea na foto, que logicamente tirada com câmera do tipo Polaroid, já que há 30 anos nem sonhava existir câmera digital.


Nessa postagem, coloco a história completa. Ela foi republicada no Almanacão de Férias nº 8 (Ed. Globo, 1990), que foi quando eu li pela primeira vez. As imagens da postagem tirei da revista original mesmo baixada na internet.
  
Capa de Almanacão de Férias nº 8 (Ed. Globo, 1990)

23 comentários:

  1. Genial! Todas às HQs que você posta são boas! Nunca li essa, e me interessei muito pela capa. Têm mesmo a história da capa? Se têm, quem fez a mônica chorar? Gosto mais da Tina de antes dessa daí. Como sempre, muito interessante a postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heri, as hqs dos anos 70, 80 e 90 eram muito boas mesmo. A Tina q vc se refere é a hippie né? Gosto dessa fase, acho engraçado os traços dela, mas tenho pouco material dessa fase, estou conhecendo mais pela Coleção Histórica. Gosto mais dela gostosona mesmo.

      Sobre a hq de abertura dessa revista, a capa faz sim alusão á hq. Quando der, coloco ela aqui, mas adianto q não foi nenhum personagem q está nessa capa. Abraços

      Excluir
  2. Essa é do tempo em que eu implorava uma revista da Mônica e Cebolinha e minha mãe só me vinha com cascão e Chico Bento. As revistas da Mônica e Cebolinha nesta época eram excelentes. E Rolo e Tina também, nem se fala! Tudo muito bom!

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fabiano, realmente eram muito boas as hqs dessa época. Não tenho as originais já q não são da minha época, porém tenho e conheço a maioria dessas hqs nos almanaques da Globo.

      Todos as revistas tinham hqs ótimas e não só da Mônica e Cebolinha. Abraços

      Excluir
  3. Espetacular, Marcos...NUNCA tinha lido esta HQ antes! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xandro eu pensava q vc tinha lido nesse Almanacão 8 rsrs

      Excluir
    2. Não!! Dessa fase pequena só os N°7 e 9..i anda assim nem lembro mais quais as HQs! :p

      Excluir
  4. É realmente bacana ver essas histórias com referência a tecnologias antigas. Como tudo mudou tão rapidamente. E Polaroid era MUITO caro - apenas lembrando. Aliás, o "filme" dela era caríssimo!

    Gostei do leiaute da história na primeira página e do número de quadros por página.

    Sobre o namorado da Tina, sempre foram descuidados com isso. Deveriam ter mantido UM namorado, em regra. A garota acabou se tornando a mais rodada dos quadrinhos, de tantos caras que arrumaram para ela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleiton, é verdade. Os filmes da polaroid eram muito caros.

      Sobre os namorados da Tina, ela tinha só o Jaime como namorado fixo, mas depois ela se tornou a gostosona q todos os marmanjos babavam por ela, aí ele foi deixando de aparecer. E aí sim nos últimos anos ela tem tido um namorado diferente em cada hq. Nem acho tão ruim, já q a Pipa tem o seu namorado Zecão e aí diferencia um pouco.

      Excluir
  5. kkkk.... Tina rodada, nunca pensei nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk... pelo menos algo q foge do politicamente correto nas hqs atuais.

      Excluir
  6. Eu lembro dessa história... bah, legal relembrar. Eu tinha esse Almanacão, mas não sei onde foi parar :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, a gente nunca lembra quando perdemos os gibis né? Comigo é a mesma coisa, dentre os q eu perdi. Esse Almanacão eu tenho.

      Excluir
  7. Marcos, acho que você devia falar de mais HQs da Turma da Tina. Algumas das HQs que lhe recomendo são antigas, ou seja, da época da Ed. Globo e Ed. Abril. Algumas delas que lembro são É a Pipa na Paquera na TV! (MN # 199, Ed. Abril, 1986), Paquera na Praia com Rolo (MN # 11, Ed. Globo, 1987), Sentimental Eu Sou (CB # 27, Ed. Globo, 1989), Ciúmes e Paquera Sem Quirela (MN # 9, Ed. Globo, 1987), entre várias outras histórias antigas que até já foram republicadas. Espero muito bem que um dia você fale de algumas das HQs que citei. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo falar sim mais sobre eles e de outros secundários. É q são tantos personagens q acaba demorando pra falar de novo. Até hj ainda não falei nada da turma da mata, por exemplo.

      Ótimas hqs q vc citou. Vamos ver se dá pra falar sobre alguma delas. Abraços

      Excluir
  8. Á propósito, Marcos. Claro que nessa edição da Mônica, tem aquela história clássica "Quem Fez a Mônica Chorar?". Nela, Mônica descobre que Benardinho trocou ela por outra sirigaita. E com isso, Mônica, tristemente, tenta esconder o choro, usando óculos escuros, e Cebolinha e Cascão imaginam por que que ela estaria usando óculos escuros. Uma HQ bem bolada e que foi republicada em Almanaque da Mônica # 13 (Ed. Globo, 1989). Curiosamente na capa da edição, só a Magali, o Franjinha, o Xaveco e o Bidu não aparecem na HQ e sim o Cebolinha e o Cascão. Mas e você? Você já conhece essa história? Acha ela engraçada? Espero sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço, sim. Tenho o almanaque em q foi republicada. É muito boa, sim.

      Excluir
  9. gostaria de saber se vc tem a historia da tina telefonema inoportuno? ou sabe me dizer em qual hq ela está?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ubirajara,eu não tô lembrando dessa hq e nem sei se tenho. Acho q não. Se eu encontrar, te aviso.

      Excluir
    2. Deixa que eu te ajudo, Marcos! Essa HQ Telefonema Inoportuno é de algum gibizinho da Tina de 1991/1992, mas eu não sei de qual edição é. Mas segundo o Guia dos Quadrinhos, ela foi republicada no Almanaque do Gibizinho nº 2 de 1998, que você deve ter, e provavelmente no Almanaque do Gibizinho nº 2 de 2003.

      Mesmo que eu não saiba o gibizinho original, espero ter te ajudado. Aliás, quando você lembrar dessa história, você poderia falar aqui no Blog? Abraços!

      Excluir
    3. Ah tah, agora lembrei dela. Foi do Gibizinho da Tina Nº 21 de 1992. Muito boa. Quando der, falo dessa hq.

      Excluir
  10. Esse número não tinha outra história do Rolo, uma onde ele encontra uns cara que o confundem com um tal de Zeca e até acha uma garota que pensa também ser esse sujeito e no fim, acaba apanhando do tal Zeca, praticamente uma cópia dele com um pouco mais de músculos? Se não era essa edição, em qual foi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho essa edição da Mônica, deve ter tido outra do Rolo já que na época muitas vezes tinham mais de uma história da Turma da Tina em uma mesma edição. E acho que já vi essa história em algum almanaque da Globo.

      Excluir