quinta-feira, 27 de junho de 2013

As Melhores Histórias do Pelezinho nº 5


Já nas bancas "As Melhores Histórias do Pelezinho" nº 5 com republicações de histórias sensacionais dos últimos números do Pelezinho da Editora Abril. A maioria delas com situações incorretas e beirando o absurdo, coisa muito comum na época e que comento nessa postagem.

Com uma piada muito legal na capa, essa edição tem 14 histórias, incluindo a tirinha final.  O gibi começa com a história "O salvamento". Nela, o Pelezinho prende a sua calça na janela quando vai jogar bola. Ele não vê e é puxado pra trás, quebrando os vidros da janela e a casa toda e vai parar dentro do fogão! Com o detalhe que o forno estava ligado, assando um bolo. E ele passa vários sufocos para poder sair de lá sem a mãe ver, pensando que ela iria brigar com ele porque estragou o bolo dela. É uma história toda errada para os padrões atuais: como uma criança vai entrar em um fogão com bolo assando sem se queimar todo? Como ele atravessa o vidro sem se cortar? Nem importa esses absurdos, o que interessa é a diversão garantida.

Trecho da HQ "O salvamento"
Situação semelhante acontece na história "O vulcão", em que Pelezinho cava um buraco para pegar uma bola e fica entalado na saída e, para sair, se rola até se chocar com uma vidraça. Ele sai ileso sem sofrer nenhum corte e arranhão sequer.

Outra história de destaque é "A quadrilha" em que aparece o Frangão se equilibrando na fachada do 6º andar de um prédio para pegar uma bola e os moradores ficam desesperados para saber como ele foi parar ali e até pensando que estava querendo assaltar. O motivo dele estar ali é meio óbvio, o que é interessante, além do bom roteiro, é ver o Frangão no alto do prédio á risco de cair lá de cima, algo inadmíssível nos gibis atuais, porém nos anos 80 era normal.

Trecho da HQ "A quadrilha"
Em "A escalação", um computador cai no meio do campinho de futebol, o Cana Braba tenta tirar as peças para ficar mais leve de tirar dali e acaba ficando preso dentro. O absurdo fica por conta de quando o dono do computador liga na tomada, o choque que leva não acontece nada com o Cana que estava dentro, e nem com o próprio dono. E o detalhe do computador tipo mainframe, já que na época não era raro alguém ter desktop. 

Trecho da HQ "A escalação"
Esses absurdos nas revistas antigas que eram a graça e faziam toda a diferença. Em uma época que não tinha preocupação com o politicamente correto, são situações que aconteciam normalmente nos desenhos animados da época, principalmente dos Looney Tunes, e que eram aproveitadas nos gibis, sem problema nenhum. As outras histórias desse gibi são normais, em relação a algo incorreto, mas mesmo assim não deixam de serem boas também; algumas envolvem futebol, outras não. Todas muito divertidas. 

Nessa edição, aparentemente, só houve uma alteração em relação ao material original, foi na história "Furou a bola" (em que o Cana Braba fura a bola do Pelezinho), se referem a "trinta reais" em vez de "cruzeiros", nada muito sério, até compreensível, e não altera o sentido da história, embora preferia o texto original.

Enfim, um gibi muito bom para quem gosta e tem saudades de ver cenas incorretas nos gibis que estão extintas nos gibis atuais. Recomendo a todos. Para ver mais comentários sobre essa coleção "As Melhores Histórias do Pelezinho" como um todo, clique aqui.

12 comentários:

  1. OI, Marcos! No final, você já disse o que eu ia escrever...

    "Esses absurdos nas revistas antigas que eram a graça e faziam toda a diferença"


    Pois é! São apenas desenhos, não precisa ter nexo e, sim graça, magia, faz de conta.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Fabiano, isso q é a magia dos quadrinhos, ainda mais em gibis infantis. Abraços

      Excluir
  2. Vi essa HQ na banca. Mas não comprei. Ficarei apenas na Coleção Histórica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kleiton, eu entendo a sua observação. Eu gosto de colecionar as 2, mas se fosse escolher apenas uma, ficaria com a Coleção Histórica tbm. Abraços

      Excluir
  3. O Pelé não anda muito em alta hoje em dia por conta de sua infeliz declaração, hehehe. Legal mesmo as historinhas não terem nexo e fazerem parte de um cenário todo impossível, é isso que aguça a imaginação e faz tudo ter graça... afinal, historinhas deveriam ser sempre isso mesmo, produtos de uma imaginação louca e ativa, afinal, a realidade a gente já vive todo santo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Nanda, a intenção é a gente viajar no mundo da imaginação nos quadrinhos, se desligar da realidade de vez em quando, e infelizmente eles não pensam assim.

      Excluir
  4. Oi Marcos, também gostei bastante desta edição. Essa hq do fogão é hilária. Pelezinho é uma coleção gostosa que está atualmente à disposição dos leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade paulo, sempre muito bom ler Pelezinho. Como não acompanhei já q nem era nascido, pra mim são hqs inéditas. São poucas q conhecia de alguns almanaques.

      Abraços

      Excluir
  5. Já estou com a minha na coleção faz dias...agora é só ler e se divertir...essa coleção VALE MUITO a pena!! :D

    Abçs, Xandro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena mesmo! Essa edição tá muito boa. Abraços

      Excluir
  6. Nossa, Marcos! De repente, me deu vontade de ter esse gibi! Se várias das histórias dessa edição são totalmente incorretas e com um humor bem pastelão ao estilo dos Looney Tunes, então eu vou querê-lo na hora, já que eu curto muito o politicamente incorreto!

    Por isso, me deseje boa sorte pra tentar procurar essa edição, principalmente se ela tiver lá no sebo perto aqui de casa. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi muito bom. Tomara q consiga encontrar em sebo. Boa sorte. Abraços

      Excluir