terça-feira, 11 de junho de 2013

3D Virtual


A partir de 1994, a MSP adotou o 3D virtual em suas revistas. Trata-se de uma ilusão de ótica de profundidade virtual, de como as imagens estivessem saltando para fora do papel. Durou até início de 1996 e mostro todos os detalhes nessa postagem.

A ideia do 3D Virtual surgiu quando o Maurício estava almoçando com seus filhos pequenos na época (no caso, Mauro, Maurícinho e Marina que inspiraram os personagens Nimbus, Do Contra e Marina, respectivamente) e ele resolveu desenhar a Mônica em uma taça para distrai-los. A intenção inicial dele era apenas que os olhos da Mônica se movimentassem ao girar a taça, e, com isso, desenhou a Mônica sem os olhos na frente do copo e atrás ele desenhou dois olhos. Sem querer, os dois olhos acabaram virando três olhos. Então, ele repetiu o mesmo desenho só que com um olho e do nada viraram dois olhos. Mauricio percebeu que dessa brincadeira, ele conseguiu uma maneira de visualizar imagens semelhantes em profundidade virtual sem uso de óculos especiais e resolveu levar essa ideia aos gibis.

Gibis da Mônica que tiveram capa e/ou HQs em 3D

A partir daí, surgiu o 3D Virtual nas revistas da Turma da Mônica em setembro/1994. De início eram apenas as capas dos gibis que tinham a novidade. "Mônica nº 93" foi a primeira a adotar a novidade e logo depois as outras revistas tambémtiveram capas em 3D. E na página 3 delas mostravam as instruções de como se ver as ilustrações. Como Maurício previu, foi um sucesso imediato entre a garotada, todos queriam ver se conseguiam mesmo visualizar as imagens em profundidade virtual.

Gibis do Cebolinha que tiveram capa e/ou HQs em 3D

Tem gente que consegue visualizar fácil, outras demoram a conseguir, e outras nunca conseguem ver as imagens flutuando. Eu, particularmente, consigo ver na boa, tanto na época, tanto agora. Eu costumo encostar a imagem perto do rosto, em direção ao nariz, ficando meio vesgo e ir afastando a imagem do rosto aos poucos. E vejo perfeitamente. Tem outras técnicas também, como ver perto do espelho, mas é com essa que eu citei que consigo ver bem mesmo.

Gibis do Chico Bento que tiveram capa e/ou HQs em 3D

Em novembro/94, passaram a ter, além das capas, histórias em 3D Virtual. "Mônica nº 95" foi o primeiro gibi a ter com a história "O espelho dimensional" em que a Mônica vai parar dentro de um espelho em 3D criado pelo Franjinha. A partir daí várias outras revistas pasaram a ter histórias assim, no final de 1994 e ao longo de todo ano de 1995. As histórias até que eram simples, algumas mudas, com intenção mesmo de mostrar as imagens em 3D. Os textos também apareciam em 3D. Os quadrinhos que tinham cenas tridimensionais não tinham moldura. Na primeira página de cada história aparecia um texto no rodapé dizendo: "Olhe as ilustrações em 3D como se o foco visual estivesse por trás do papel". Dessas histórias, a mais legal de todas é a "Loucuras em triplo" de Cebolinha nº 96 (de 1994) onde o Louco perturba o Cebolinha em 3D.

Gibis do Cascão que tiveram capa e/ou HQs em 3D

Todos os núcleos de personagens tiveram pelo menos uma história em 3D, menos a turma da Tina. Nas capas normalmente informavam que tinham história em 3D naquela edição, embora algumas não. De curiosidade, dentre as 5 principais, a revista da Mônica foi a que mais teve capas e histórias em 3D (9 no total) e a que teve menos foi Magali (5 no total). Até "Gibizinho da Mônica" tiveram 2 edições com capas em 3D, que foram os nº 48 e 54 (apenas as capas, histórias não).

Gibis da Magali que tiveram capa e/ou HQs em 3D

Normalmente as histórias eram de miolo, sendo que 4 delas foram de abertura: 
  • "O espelho dimensional" (Mônica nº 95, já citada); 
  • "A invasão 3D" (Mônica nº 96, de 1994), em que há uma invasão alienigena na Terra);
  • "3D no Parque" (Parque da Mônica nº 25, de 1995), em que o Cascão, misteriosamente, vê o Parque da Mônica todo em 3D; 
  • "O videogueime 3D" (Cascão nº 222, de 1995), em que o Cascão entra em um videogame em 3D criado pelo Franjinha. 

Aos poucos, o 3D começou a perder forças e passaram a ter menos frequência de histórias no segundo semestre de 1995. O último gibi que teve uma história em 3D foi Chico Bento nº 237, de fevereiro/1996, decretando o fim da "Era 3D" nos gibis.

Gibis "Parque da Mônica"  e "Gibizinho da Mônica" que tiveram capa e/ou HQs em 3D

Em "Parque da Mônica nº 23", a seção "Notícias do Parque", que normalmente mostrava matérias sobre o Parque da Mônica, foi totalmente dedicada sobre o 3D Virtual, falando sobre como surgiu o 3D, como se vê e as revistas já produzidas que teriam capas e histórias em 3D. Com base nisso, que eu comentei no início da matéria sobre como surgiu a ideia. E foi anunciado também nessa seção "Notícias do Parque", o lançamento oficial do primeiro livro "3D virtual" de 1994 que continham 30 páginas só com ilustrações em 3D. Além desse livro, tiveram mais 2 temáticos em 1995 (um sobre esportes e outro da Turma da Mônica Baby). Esses livros especiais eu não tenho e nem comprei na época, afinal eram só ilustrações e já tinha várias para visualizar nos gibis convencionais. Fora que eram caros. Abaixo mostro a imagem dessa primeira edição:

Uma página de "Notícias do Parque", tirada de Parque da Mônica nº 23 (1994)

As imagens das revistas que eu coloco na matéria são todas que tiveram capas e/ou histórias em 3D na época. A seguir coloco os números das edições que ilustram a postagem e serve como roteiro para ajudar a quem quiser ter e procurar as revistas com capas e histórias em 3D para comprar.

- Gibis que tiveram capas e/ou histórias em "3D Virtual":
  • Mônica: nº 93, 95, 96, 97, 98, 103, 104, 105, 106 
  • Cebolinha: nº 94, 95, 96, 97, 98, 107  
  • Chico Bento: nº 201, 206, 207, 211, 213, 216, 228, 237
  • Cascão: nº 202, 208, 209, 210, 214, 218, 222
  • Magali: nº 138, 144, 146, 151, 155
  • Parque da Mônica: nº 23, 24, 25, 26, 27
  • Gibizinho da Mônica: nº 48, 54

A maioria das histórias em 3D não foram republicadas até hoje. Na verdade, só tenho conhecimento de 4: a história "Loucuras em Triplo" de 'Cebolinha nº 96' que foi republicada em 'Coleção Um Tema Só nº 22 - Cebolinha e o Louco II' (1999); "O Censo da Floresta" (com a Turma da Mata), de 'Mônica nº 106'  e republicada no 'Almanaque do Chico Bento nº 63' (2001); e 2 do Chico Bento originais de 'Chico Bento nº 216' e 'nº 237', ambas republicadas em 'Coleção Um Tema Só nº 38 - Chico Bento - Pescaria II' (2003). As outras não sei se foram, mas acredito que não. Talvez as histórias de abertura da Mônica nº 95 e 96 foram em algum Almanaque da Mônica de 1999 ou 2000. Apenas hipótese.

Trecho da primeira HQ em 3D "O espelho dimensional", de Mônica nº 95 (1994)

Sem dúvidas, 3D Virtual marcou época e fez sucesso com a garotada. Até na Alemanha tiveram edições especiais. Quem sabe algum dia a MSP não resolve fazer um Almanaque Temático ou lançar uma revista especial que reúna todas as histórias em 3D em uma única edição.

Propagandas diversas sobre o 3D Virtual

47 comentários:

  1. Sempre quis saber algo mais sobre essas histórias 3D. Nunca fui fã delas. Mas ficava curioso. Curiosidade satisfeita, agora.

    ResponderExcluir
  2. Kleiton, tbm não sou muito fã dessas histórias, mas não são das piores. O conteúdo são simples, são mesmo pra ver as figuras em 3D.

    Legal q gostou da postagem. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Beleza de matéria Marcos. Cada dia que passa fica melhor o seu blog! Vou ler mais dessas história pra poder ter uma opinião mais consistente antes de comentar. De qualquer maneira, tenho a sensação pelo que já vi, que é mesmo como você disse: "Pode não ser tão boas, mas também não são das piores"! Um abraço amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Heri, qualquer uma dessas revistas da matéria tem hqs em 3D, de preferência as capas q nao sao 3D. Lê e v~e o q acha.

      Legal q tá gostando do blog. Abraços

      Excluir
  4. Marcos..enfim a matéria postada sobre a minha sugestão...ficou muito legal,completa e bem explicada...valeu! ;)

    Poxa você tem todas as revistas que saiu na época(?)...eu nem uma mais(!)..quero dizer só tive as da Mônica N°93 e 96...Cebolinha N°94 e Parque da Mônica nº 25!! :p

    Sobre; "Quem sabe algum dia a MSP não resolve fazer um Almanaque Temático ou lançar uma revista especial que reúna todas as histórias em 3D em uma única edição."

    Veja a resposta do dia; 18 de agosto de 2012 postada em meu blog...

    http://blogdoxandro.blogspot.com.br/2012/08/mauriciorespondesobre-hqs3d-virtual.html

    É isso ai agora só resta esperar... ;)

    Abraço, Xandro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xandro, eu tenho todas as revistas sim, essas das fotos são da minha coleção. Quem sabe façam mesmo algum especial sobre isso, só aguardar mesmo. Valeu por ter gostado da matéria, foi sugestão sua mesmo, bem lembrado.

      Abraços

      Excluir
    2. Marcos, vc ainda tem essa do Cebolinha n95?
      Tenho certeza que essa foi a HD com a qual aprendi a ler

      Excluir
    3. Unknown, tenho. Muito legal essa revista.

      Excluir
  5. http://rquadrinhos.blogspot.com.br/2011/05/monica-jovem.html

    Olá, vc manja qual número dessa edição?

    Pq essas histórias... parece bem melhor que o Mônica Jovem

    fiquei curioso pra ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a hq da versão adolescente é da magali nº 168, de 1995. Um cara faz um invento q faz com q todas as crianças virem adolescentes.

      A cena deles adultos é uma hq especial de monica 30 anos de 1993, com eles no futuro em 2023.

      Ambas mil vezes superior a atual Turma da Mônica Jovem. Abraços

      Excluir
    2. vc deve ser bem crianção para ñ gostar da tmj

      Excluir
    3. gugu sousa, você deve ser mais crianção ainda pra não respeitar o direito e a opinião de outra pessoa.

      Excluir
  6. Obrigado ai... vou atrás delas...


    tentei ler TMJ... mas não dá não... bem chatinho de ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kanta Mizuno, a hq dos adolescentes dá para ler completa no site oficial da Turma da Mônica. Aqui o link dela:

      http://www.monica.com.br/comics/adolescentes/

      Quanto a hq da "Mônica 30 Anos" não tem na internet, aí só indo atras dela mesmo. Abraços

      Excluir
  7. Era bem legal mesmo. Eu também sempre tive facilidade em ver as imagens em 3D. E sempre tive curiosidade em saber sobre isso, essa postagem ficou ótima. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Presidente, não era dificil mesmo visualizar. também via fácil. Valeu q gostou da postagem. Abraços

      Excluir
  8. Taí uma grande frustração minha: nunca consegui ver as ilustrações 3D. :( Na época que eu lia eu era míope e não sabia (creio eu, pois li essas histórias com uns 6 anos e comecei a usar óculos com 8, inclusive meus primeiros óculos foram da Mônica, haha), será que influencia? Talvez eu devesse fazer mais uma tentativa depois de grande, vai que...
    Eu tive algumas das revistas mostradas na postagem, foi a época que fui mais assídua, antes do meu irmão menor destruir minhas revistinhas. =/

    ResponderExcluir
  9. Daniela, eu tbm sou miope, mas consigo ver tanto com óculos quanto sem. Tem gente q consegue ver mais fácil sim, o ideal era ir tentando sempre até conseguir de acordo com as instruções q as revistas mostravam.

    Quem sabe, vc consiga algum dessas revistas, aí vc possa fazer a experiência.

    ResponderExcluir
  10. Esse 3D eu soh consigo ver ficando "zanolho" .. hehe

    Não lembro a marca, mas na mesma época, vendiam uns biscoitos que no verso das caixas, vinham imagens 3D da Turma. Acho que a gente pegou umas 4 diferentes. Mas essas dei fim ainda criança.

    Tioli.

    ResponderExcluir
  11. Legal Tioli, não sabia q tiveram biscoitos com imagens em 3D. Só lembro de um biscoito da bauducco q tinha brindes e brincadeiras no verso. Acho q se tivesse visto esses em 3D eu não teria a embalagem hj. Esses do Bauducco eu não guardei tbm...

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Nao costumo comprar gibis da ed. Panini, acho eles meio secos. Mas parece que a editora ressuscitou o 3D. Dos poucos gibis que comprei já vi duas historinhas do Piteco, uma do Bidu, uma do Cebolinha e uma do Chico Bento utilizando o estilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Gabriel? Nunca vi... em quais edições têm essas hqs? Tbm não sou de comprar gibis da Panini, são fracos.

      Excluir
  13. Uma do Piteco e uma do Chico Bento forma republicações, que saíram em almanaques. Já a outra do Piteco, a do Bidu e a do Cebolinha são novas mesmo, que saíram nos gibis atuais. Não sei se saíram outras além dessas ou se vão sair mais. Vou vasculhar a minha coleção (que é um pouco granadina) e no próximo comentário te digo o número das edições ok?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Republicações até são normais, já hqs inéditas desconhecia. Procura sim as edições e me diz. Abraços

      Excluir
  14. Só um comentário "histórico", essas ilustrações em 3D (estereogramas) foram uma mania mundial com o lançamento do livro "Olho Mágico" que foi o mais vendido na Bienal do Livro de 94.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal resiak74, não sabia dessa. Valeu pelo elogio, bom saber q tá gostando do blog. Abraços

      Excluir
  15. Pra dar uma corrigida, Marcos, teve também uma HQ da Turma da Mata em 3D Virtual chamada O Censo da Floreta, publicada em Mônica # 106 (Ed. Globo, 1995) e republicada no Almanaque do Chico Bento # 63 (Ed. Globo, 2001). É uma ótima história da Turma da Mata, em que Coelho Caolho ajuda Luís Caxeiro, primeiro-ministro do Rei Leonino, a fazer um censo, ou seja, contar o número de bichos que existe na mata. Muito boa a HQ, me trouxe boas lembranças. Não tenho o gibi original, mas tenho o almanaque em que a HQ foi republicada. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, valeu pela informação. Vou alterar. Abraços

      Excluir
  16. marcos vc poderia botar estas tambem para lermos

    ResponderExcluir
  17. descobri recentemente este recurso. Comprei no Sebo dois gibis com o 3D: O Cascão 222 e o Cascão 209. São bem legais os Gibis, as outras HQs também são boas. Espero que eu encontrei outros destes gibis nos Sebos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses gibis da postagem tem capas e/ou hqs em 3D. São bacanas, mas gostava mais das capas do q hqs assim. Tomara q vc encontre outros.

      Excluir
  18. Respostas
    1. Eram bem interessantes, sim. Quem sabe vc consiga encontrar em sebos. Outra forma é em sites como Mercado Livre e Estante Virtual, porém costumam cobrar caro. Boa sorte na procura. :)

      Excluir
  19. Eu tenho algumas comigo, mas não consigo ver de jeito nenhum! É uma frustração...

    ResponderExcluir
  20. graças a esse marqavilhoso blog eu finalmente estou completando minha coleção. sem essas informações eu jamais saberia quantas ediçoes foram feitas com historias e capas em 3d

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Francisco, bom saber que te ajudou. Realmente difícil saber todas em relação a histórias, pois algumas não informam nada na capa. Tomara que consiga todas.

      Excluir
  21. amigo preciso de sua ajuda, como você é muito bem informado, eu tenho certeza de que saberá a resposta. Eu estou tentando descobrir qual gibi da Mônica tem a historia "injeção não" eu já sei que foi no almanaque da Mônica 51 mas nao sei a capa e como existe mais de um almanaque 51 somente alguem bem informado como você para saber qual se contém essa historinha, por favor se tiver a edição que mencionei em seus arquivos mostre-me a capa para que eu possa finalmente comprar e relembrar minha infância

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história "Injeção, não" foi original de Mônica Nº 38 - Ed. Globo, 1990. Foi muito engraçada essa história, revista toda foi excelente, vai gostar. A foto da capa postei aqui:

      https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2015/02/capa-da-semana-monica-n-38.html

      Excluir
  22. Oi, sou o Li'l Jimmy e infelizmente, nunca consegui fazer 3D Virtual D: Podem me dar dicas se quiserem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só aproximar os olhos em um ponto do gibi e ir afastando gibi aos poucos mantendo a visão no ponto inicial. Serve também se você estiver vendo em uma tela de computador ou celular e aproximar olho na tela.

      Excluir
  23. tem uma historinha em que cebolinha e cascao se fantasiam de injeções. o títuo da historia é INJEÇÃO NAO! Por favor sabe me dizer qual edição e ano foi??? quero comprar esse gibi e o pior que nem lembro da capa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe. É de Mônica 38 - Editora Globo, 1990. Muito legal essa. A capa do gibi é essa.

      https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2015/02/capa-da-semana-monica-n-38.html?m=1

      Excluir
  24. De nada, Francisco. Foi bom pra ajudar quem procura esses gibis com 3D Virtual. Tomara que você consiga esse do Cebolinha, pelo menos não é muito difícil de encontrar.

    ResponderExcluir