quinta-feira, 30 de maio de 2013

Turma da Mônica Coleção Coca-Cola


"Turma da Mônica Coleção Coca-cola" foi uma parceria entre a MSP com a Coca-Cola e a Editora Globo lançada em 1990. Nessa postagem conto todos os detalhes dessa coleção que foi uma febre e marcou época.

Consistiu de uma coleção de cinco gibis promocionais, com cada um dos 5 personagens principais (Mônica, Cebolinha, Chico Bento, Cascão e Magali, nessa ordem) e uma caixinha personalizada e exclusiva para guardar a coleção. Para ganhar, você juntava 15 tampinhas ou selos de copos da Coca-cola ou de outros refrigerantes participantes da promoção e trocava por um gibi ou pela caixa. Servia qualquer refrigerante do grupo Coca-cola, como os refrigerantes Fanta, Sprite, Guaraná Taí e Diet Coke. E a promoção durou 45 dias, ou seja, as trocas das tampinhas tinham que ser nesse prazo.


Cada revista era com formatinho tipo canoa e tinha 36 páginas semelhantes aos gibis quinzenais da época e cada capa seguia o mesmo estilo, estampando o rosto do personagem dentro de uma tampinha e fundo vermelho. Na contracapa aparecia a imagem do personagem em um desenho bonito e antigo com uma frase ao estilo de cada um. Por dentro, a página 2 anunciava o próximo gibi que tinha que juntar as tampinhas. Na página 33 tinha passatempos relacionados à Coca-cola. Não tinha uma página inteira de propaganda, mas tinha propagandas dentro das histórias, sendo que um quadrinho ocupava um selo dos refrigerantes participantes da promoção.

Propaganda ocupando um quadrinho na história

Em relação às histórias, as de aberturas de cada um eram todas inéditas e as de miolo eram republicações da Editora Abril variando do final dos anos 70 até 1985, que era o máximo permitido até então. Na verdade, republicavam histórias semelhantes que estavam sendo republicadas nos almanaques da época. Tinham histórias tanto desses personagens principais,quanto de secundários, como Penadinho, Bidu, Piteco, etc.

As histórias de abertura de cada um eram essas:

Mônica - "Bronzeado moderno" - Cebolinha e Xaveco estão na praia, encontram a Mônica sem querer e resolvem aprontar com ela lá.

Cebolinha - "De dentista e de louco..." - Cebolinha vai ao dentista e descobre que o dentista era o Louco, que arruma várias loucuras.

Chico Bento - "Ele vem vindo" - Chico Bento vive falando a palavra diacho. O Hiro fala que a cada vez que ele fala essa palavra um diabinho que existe para cada menino dá um passo à frente e fica cada vez mais perto pra pegá-lo. O Chico acredita e fica desesperado.

Cascão - "O pequeno Capitão Feio" - Capitão Feio acha que está ficando velho e resolve tornar o Cascão o novo Capitão Feio.

Magali - "Mingau com chuva" - Em uma noite de temporal, a Magali fica sozinha em casa com o Mingau e, enquanto estão assistindo ao filme de terror "O Abilolado", ela fica com fome e resolve preparar um mingau, e o gato pensa que ela quer comê-lo.

Como pode ver todas essas eram inéditas. É até interessante que essas histórias eram para serem publicadas nos gibis convencionais e optaram por colocarem apenas nessa coleção. Tipo assim, de acordo com os códigos que mostram a fonte do gibi original, "Bronzeado moderno" era pra ser publicada em 'Mônica Nº 45' e "Mingau com chuva" deveria estar em 'Magali Nº 36', por exemplo.

E dentre essas histórias inéditas, quase nenhuma foi republicada até hoje. Só as histórias "De dentista e de louco...", republicada em 'Coleção Um Tema Só Nº 46 - Cebolinha e o Louco IV' (Ed. Globo, 2005) e "Bronzeado moderno" da Mônica foi republicada. Primeiro no 'Almanaque da Mônica Nº 12' já da Panini em 2008  (com direito à troca da palavra "azar" para "zica") e depois nas revistas "Mônica's Gang/Mônica Y su padilha" Nº 24 (Ed. Panini, 2011) com texto em inglês e espanhol, respectivamente. Será que colocaram algum sinônimo da palavra "azar" em inglês e em espanhol? 

HQ "Bronzeado moderno": a original de 1990 e a republicação alterada do 'Almanaque da Mônica nº 12' (Panini, 2008)

Em alguns gibis tinham histórias inéditas também no miolo, como, por exemplo, no gibi do Cascão, a história "Dia de chuva, dia de solidão" (em que o Cascão fica sozinho em casa e dia de chuva e começa a ficar entediado por não ter nada pra fazer) que era para ser publicada em 'Cascão Nº 101' e a da Magali sonâmbula que era para ser publicada em 'Magali Nº 36'.

De curiosidade, na época na semana de lançamento, em setembro/90, essas revistas eram vendidas nas bancas a preço das revistas quinzenais da época, sendo que cada dia era vendida uma. Na 2ª feira chegou o da Mônica; na 3ª feira, o do Cebolinha; na 4ª feira, o do Chico Bento; na 5ª feira, o do Cascão; na 6ª feira o da Magali; e no sábado, a caixinha. Só que no dia seguinte já não encontrava o gibi do dia anterior porque esgotava muito rápido; só tinha uma banca aonde eu morava e formava fila na banca. Todo mundo comprava. Aí todo dia passava na banca pra comprar um exemplar e consegui todos, inclusive a caixinha, só não consegui comprar na banca o do Chico Bento porque quando fui comprar já tinha esgotado e aí tive que juntar as tampinhas só para o gibi dele. Hoje, eu só não tenho a caixinha porque estragou. Era sem muita qualidade, o suporte que era legal porque imitava os dentões da Mônica.

Contracapas dos gibis
Não é muito difícil encontrar em sebos por aí, volta e meia aparece alguma, algumas em melhores estado,outras não. E tem no Mercado Livre, sendo que aí os preços já são mais caros. Hoje seria inviável uma coleção dessa, já que o politicamente correto não aceitaria o consumo pelas crianças de tantos refrigerantes, já que vai engordar, vai dar úlcera, não vai fazer bem para saúde, etc. Já pensou comprar 90 garrafas de refrigerantes pra ter a coleção toda? Nunca aceitariam isso. 

Com certeza "Turma da Mônica Coleção Coca-cola" foi uma ótima coleção que fez muito sucesso e é sempre bom lembrar.

Propaganda de "Cascão nº 98" (Ed. Globo, 1990) com  imagem da caixinha

44 comentários:

  1. Amigo Marcos,essa postagem desperta em mim um grande sentimento de nostalgia. Eu aprendi a ler com essa coleção! Hoje em dia tenho quatro dessas, só me falta a do Chico Bento. A história "Mingau com Chuva" e a do Colecionador que se eu não me engano é a última do Cascão, são as que mais gosto. Ah, e também têm uma do Chico Bento da onça. Bons tempos aqueles! Muito legal! Voltarei a comentar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Heri, a hq do Colecionador foi a q fechou o gibi do Cebolinha. A última do Cascão foi a do Minicascão. Realmente "Mingau com Chuva" é uma hq sensacional. E a hq do Chico da onça vc vai poder encontrar na Coleção Histórica 27.

    As hqs dessa coleção todas eram boas, as republicações foram muito bem escolhidas e as inéditas tbm eram excelentes. Tudo da fase de ouro da TM. Bons tempos mesmo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Postagem bem detalhada para quem quer conhecer melhor essa coleção. Tb não tenho o box. Realmente, ele foi meio vagabundo. Aliás, nem era bem um "box", era um "meio box". Ao menos, pelo que já vi. Ótima postagem, mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Kleiton, esse box só o cupava metade do gibi, não protegia direito. Não gostei tbm. Legal q gostou da postagem. Abraços

      Excluir
  4. Dessa vez farei o Advogado do Diabo: O único problema da coleção era ter que juntar tampinhas para ganhar a revista caso não pudesse comprá-la. Refrigerante já faz mal em pouca quantidade, quanto mais em grande, incentivando o grande consumo por parte das crianças!

    Perdão, mas sou um dos chatos que consideram tais bebidas como parte dos piores "alimentos" já inventados, mesmo não sendo a favor do "politicamente correto".

    Agora, a coleção é muito boa, com as pequenas propagandas que são bem mais eficazes que as de páginas inteira, principalmente por ocupar menos espaço, infelizmente só pude adquirir a edição do Chico Bento, a qual nem sei se ainda tenho, mas recordo-me da HQ principal. E destaque para a Mingau com Chuva, cuja estória foi adaptada para animação poucos anos depois. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, por favor, né? As crianças não tinham (e não têm) a limitação de juntar tampinhas de refrigerante que elas próprias consumiam/consomem. Tinha do restante da família, amigos, dava até pra pedir no bar ou procurar na rua! Na época, eu peguei de todas estas fontes.

      O"

      Excluir
  5. Aliás, pegando o gancho da animação, fica aqui a sugestão da escrita de textos sobre os filmes animados da Turminha, especialmente até 1992, depois os desenhos começaram a ter uma técnica um tanto estranha de animação. Que pra mim perdurou até 2003, onde começou o processo de "artificilização", que se intensificou nos CineGibis. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, com excessão do Uma Aventura no Tempo, que contou com a animação de outro estúdio com uma técnica mais fluida.

      Excluir
    2. Danil, eu tbm acho um exagero ter q juntar 90 tampinhas pra ter a coleção completa, realmente podia ser menos, pq só se vc fizer uma festa q valeria a pena juntar tudo isso em 45 dias. Eu tive sorte q consegui comprar nas bancas em vez de juntar tudo.

      As propagandas assim eram mais eficazes mesmo, porém deixava de exibir um quadrinho da hq original, q claro q eles colocavam a propaganda numa cena menos importante.

      Sobre os filmes, tbm noto essas mudanças, é mais pela evolução da tecnologia. Até q sou neutro nessa posição, embora prefiro os desenhos dos anos 80.

      Abraços

      Excluir
  6. Lembro quando saiu..via o pessoal trocando e eu sem poder comprar nem um refrigerante..kkk,totalmente criança...mas cheguei a ver e lerem pra mim na época! ;)

    Essa coleção ai vale a pena(HQs então)! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xandro, tudo vale a pena nessa coleção, mas claro, principalmente as hqs. pelo menos vc teve contato com essa coleção. Abraços

      Excluir
  7. Essa coleção foi uma febre na época, tive todas as revistas, menos a caixinha. A minha preferida é a da Magali, que tem uma das melhores histórias com a personagem, tanto que virou desenho. Nessa mesma revista tem a história do dedão que é muito boa tb.
    Hoje em dia nem de longe que essa coleção seria sucesso, primeiro pelo consumo de refrigerantes (que eu até concordo) e segundo porque as crianças não se interessam mais por gibi como antigamente. Talvez se a promoção fosse vinculada a um outro produto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. llpsdll, concordo q coleção assim não faria sucesso, tanto q nem tem. Um exagero mesmo juntar 15 tampinhas pra cada um. Totalmente sem noção. As hqs do gibi da Magali dessa coleção são todas ótimas. Abraços

      Excluir
  8. Lembro que meu primo não comprou uma em banca, mas consegui mais de um exemplar de cada só trocando por tampinhas. Foi assim que eu li a coleção coca-cola, porque se dependesse do meu dinheiro não tinha lido nenhuma delas. Está coleção está entre as melhores e é como você disse, fazem parte da época de ouro da MSP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine tanto refrigerante q seu primo tomou pra conseguir isso tudo rsrs. É fase de ouro sim, tanto as da Abril e da Globo. Abraços

      Excluir
  9. Caaaaara!!!
    Que super saudades!!!
    Eu lembro. Tinha a da Magali!!!
    Lembro dessa hq do mingau com chuva!!!
    Hehehe!!! Li e reli várias vezes!!!
    Puxa, mas perdi tantos gibis...
    Espero encontrar muitas dessas histórias na Coleção Histórica...
    Queria tirar uma dúvida. A coleção histórica é setorizada?
    Nunca vi uma na livraria daqui, mas a moça disse que já veio...
    Nem vi a do mingau por aqui. Nem a desse mês.
    Acho que so vou adquirir pela internet mesmo...
    Cara, adoro o modo como voce coloca sua opinião sobre cada coleção!
    Nota 1000 pro seu blog!!!
    Está nos meus favoritos. Já visito diariamente.

    Bruno!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dark, algumas do Chico e do Cascão já saíram na Coleção Histórica, outras virão, mas vai demorar um pouco.

      A Coleção Histórica é setorizada sim, infelizmente não é toda banca e lugar q vende. Que bom que vc gostou do blog, valeu pelo elogio. Abraços

      Excluir
  10. Eu acho que ele não tomou muito refrigerante não. Acredito que ele tenha andado pela cidade a recolher tampinhas em bares e lugares em que as pessoas consumiam muito refrigerante, assim ficou fácil de arranjar as tampinhas pra trocar!

    ResponderExcluir
  11. Heri, essa é uma boa forma de conseguir juntar as tampinhas sem precisar tomar refrigerante. Bem pensado...

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Ótima coleção...
    difícil pra mim na época, só peguei a da Mõnica..

    Hoje completei, graças aos Sebos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tioli, nada como os sebos para salvar a gente ne? Adoro essa coleção tbm. Abraços

      Excluir
  13. Meu, que saudade dessa época em que ser criança valia tudo. Tive todos esses gibis. me lembro que juntei as tampinhas pegando jogadas em frente ao bar da Gina. kkkkkk
    Me diverti muito com as histórias. Foi uma época que valeu a pena ter vivido e agora foi muito bom poder rememorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Clóvis. As histórias eram ótimas e as crianças eram supervalorizadas tbm. Época muito boa mesmo.

      Excluir
  14. Eita lasqueira, que nostalgia, rs. Essas edições da Coca-cola marcou muito a infância de muitos. Na época meu irmão conseguiu adquirir todas as cinco edições, não sei se ele comprou ou juntou as tampinhas, e as histórias realmente eram muito boas, uma que não esqueço é a do Chico Bento "Ele vem vindo", pra mim a melhor história. Com o tempo acabamos nos desfazendo delas, fiquei muitos anos sem ver essas edições, até que meses atrás consegui encontrar três edições, Cascão, Cebolinha e Magali, e falta a da Monica e do Chico Bento, comprei no Sebo do Messias, no centro de SP. E ainda vou conseguir encontrar as que falta. Mais uma vez obrigado pela matéria Marcos, apesar de eu estar vendo só agora, seu blog foi um verdadeiro achado. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa coleção marcou época mesmo. tomara q vc consiga a da Mônica e da magali logo, são muito bons tbm. Adoro essa hq do Chico, hj impublicável, infelizmente.

      Fique a vontade para ler o blog e comente sempre. Legal q tá gostando. Abraços

      Excluir
    2. A HQ do Chico é impublicável, pois mostra um diabinho no final e também porque falar "Diacho!" nos gibis atuais não pode, né?

      Marcos, o melhor gibi da Coleção Coca-Cola sem dúvida é o da Magali. Adoro a HQ do Mingau com Chuva, aquela em que eles ficam sozinhos numa noite de chuva, aí a Magali com muita fome, resolve fazer mingau pra comer, mas seu gato Mingau achava que ela queria comê-lo, mas no final era o Mingau de comer, não o gato.

      Também teve outras HQs, como a da Boca Cheia, que na verdade foi uma HQ dos anos 70, publicada originalmente em Mônica # 115 (Ed. Abril, 1979) e republicada novamente no Almanaque da Magali # 4 (Ed. Globo, 1991) creio eu, Com a Mão na Massa de Cebolinha # 121 (Ed. Abril, 1983), Fim da Linha, Fome à Noite e Meu Dedão, mas Mingau com Chuva é com certeza a melhor, até já virou desenho animado em 1999, e queria que você falasse dela um dia.

      Só pra lembrar, eu já conhecia esse gibi antigamente, mas como sou de 1998, acabei encontrando o gibi na minha velha escola em 2003 e lembro que foi um dia que nunca irei esquecer. Com o passar do tempo, eu baixei o gibi da internet, então eu tenho que homenagear a esse gibi, que não tinha ele, mas que é um dos melhores gibis da turma com certeza. Abraços!

      Excluir
    3. Essa coleção tinha republicações misturadas com inéditas. Acho q por isso q era bom. Todas as hqs são maravilhosas.

      Excluir
  15. destas eu tenho só a do Cascão e do Cebolinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara q vc consiga as outras. São ótimas.

      Excluir
    2. valeu Marcos, elas são muito boas mesmo. Eu gostei mais da do Cascão, a primeira e última história da revista dele são excelentes.

      Excluir
    3. Verdade, é uma coleção excelente. Vale a pena.

      Excluir
    4. Bota excelente nisso, Marcos! Essa coleção eu acho uma das melhores!

      Dessas, eu já tive as da Mônica e a do Chico, a do Cebolinha eu baixei da Internet, a da Magali eu lia na minha antiga escola e também baixei da Internet e a do Cascão eu li online. Mas é esse o problema: Até agora, eu só tenho a da Mônica, e a do Chico, não sei que fim levou essa revista. Tomara que eu encontre as outras, isso é, se for muito barato, tipo 1 real, já que no sebo perto de casa, quase todas as revistas de 36 pág. custam 1 real, eu acho.

      E essa é a minha história! Fique torcendo pra que encontre o resto das revistas da coleção. Abraços!

      Excluir
    5. Tomara q vc encontre. Abraços

      Excluir
  16. Essa coleção Coca-Cola é muito boa, Marcos! Mas infelizmente eu tenho um problema: Dessas edições, eu só tenho a da Mônica, sendo que a do Cebolinha eu li online, a da Magali e do Chico Bento eu li na minha antiga escola e a do Cascão eu não tô lembrado se eu já li antes.

    Portanto, espero que você me deseje boa sorte pra encontrar as próximas edições. Vai que eu tenha coleção inteira, mesmo não tendo a raríssima caixinha que servia pra guardar a coleção.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrar a caixa é q vai ser difícil. Normalmente vendendo com os 5 gibis juntos no mercado Livre, com preço absurdo. Boa sorte na procura desses gibis em sebos. Abraços

      Excluir
  17. Mingau com chuva virou desenho animado (já conhecia o desenho, mas a HQ, não).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, virou desenho e livro infantil. A hq do gibi coloquei aqui no blog recentemente.

      Excluir
  18. O que faço para comprar a coleção se tá esgotada e não tenho 15 tampinhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só encontra agora em sebos ou na internet em sites como Mercado Livre e Estante Vitual. Não dá mesmo pra juntar 15 tampinhas porque a promoção já acabou.

      Excluir
  19. Antes de ontem, eu não vi sua resposta, Marcos, mas vi hoje. Então, compro no Mercado Livre.

    ResponderExcluir
  20. A história do mingau com chuva da Magali virou uma animação

    ResponderExcluir
  21. tenho alguns desses gibis pra venda e porta gibis, só me procurar no instagram @garimpocolecoes

    ResponderExcluir