domingo, 12 de maio de 2013

Pelezinho Coleção Histórica nº 3




"Pelezinho Coleção Histórica" é uma publicação quadrimestral que reproduz na íntegra e em ordem cronológica todas as histórias do Pelezinho da Editora Abril. É diferente do gibi "As Melhores Histórias do Pelezinho" que republica histórias aleatoriamente e, nesses primeiros números, tem foco nas histórias dos últimos gibis dele. Nessa postagem falo da minha opinião sobre essa coleção como um todo e comento a edição nº 3 atual.

O formato de "Pelezinho Coleção Histórica" é uma espécie de Almanaque Temático com 148 páginas no total, com lombada e 3 revistas originais encadernadas juntas em um só volume, diferente da "Coleção Histórica Turma da Mônica" que vem em uma caixinha e revistas separadas. Por um lado, esse formato assim é bom, já que é mais prático e ocupa menos espaço, mas por outro já modifica e descaracteriza totalmente o formato original dos anos 70 que eram do tipo canoa. O papel da capa é ígual ao da "Coleção Histórica Turma da Mônica", ou seja, de melhor qualidade e mais grosso que os gibis convencionais. E mantêm a ortografia original dos anos 70.

Em cada edição reúnem três edições originais do Pelezinho em sequência, sendo que cada edição não tem as 52 páginas originais, ou seja, faltam páginas que seriam de propagandas. Normalmente cada edição tem 49 páginas em média, então poderia ter mais 3 páginas de comentários (que nessa coleção são feitos pelo  Sidney Gusman) ou até colocar as propagandas da época relacionadas a Turma da Mônica em tamanho real e não aquelas miniaturas que a gente não consegue ler nada. O ideal deveriam ter 156 páginas no total. Eles reproduzem as páginas de passatempos, mas não reproduzem a seção de cartas "Bate-Bola com Pelé" em que o próprio Pelé respondia as cartas das crianças.

As capas reproduzidas não mostram a numeração do gibi original. Na edição nº 1 é mais fácil a gente saber que são os 3 primeiros originais, mas depois, se algum desavisado começar a colecionar a partir do nº 2, vai ter que ir até os comentários pra saber qual é o número de tal capa. Acho errado. Nessa edição mesmo, por exemplo, na capa informa que a Coleção Histórica é a "nº 3", mas aquela capa já se trata da reprodução do gibi nº 7 . Fica confuso. Sem contar que as capas reproduzidas no miolo ficam em papel tipo jornal e não papel couché como da capa principal. Eles bem que podiam colocar a capa como um selo e um personagem em destaque igual ao da CHTM, e, por dentro, reproduziam as capas originais em papel couché e informando a sua real numeração.

Já o tempo que vai durar a coleção é previsível. Se continuar do jeito que está com periodicidade quadrimestral e 3 edições originais por volume, a coleção do nº 19 (em agosto/ 2018) vai estar reproduzindo as edições 55, 56 e 57. Só fica a dúvida como vão colocar a edição nº 58: ou terão 4 exemplares na Coleção Histórica nº 19, ou irão republicar a nº 58 junto com os especiais de Copa do Mundo de 1986 e 1990. Só que se for a 2ª opção, ainda ficariam faltando páginas na última edição, aí, com isso, quem sabe completariam na edição nº 21 com a reprodução dos 2 gibizinhos dele de 1992. É aguardar pra ver.

 "Pelezinho Coleção Histórica" nº 1 e nº 2

Vamos então aos comentários da Coleção Histórica nº 3:

Nessa edição são reproduzidos os gibis nº 7, 8 e 9 entre fevereiro e abril de 1978. As histórias são sensacionais de uma época que a MSP tinha mais liberdade e ousadia em criar suas histórias. Como são histórias do final dos anos 70, prevalecem os traços fofinhos da época. O que é ruim nesses primeiros números é que tinham muitas páginas de passatempos por edição. Eram 11 páginas e que foram sendo reduzidas aos poucos durante os anos, conforme eram produzidas mais histórias. Pena que não aparece a capa dividida com a promoção "Cole e descole" que vinham adesivos fofinhos dos personagens, mas pelo menos é mostrado como eram as capas originais de 1978 e é informado sobre a promoção com a miniatura da propaganda da época, que, mesmo que não dê pra ler nada, já está valendo. 

A edição começa com um prólogo do Maurício de Sousa falando da edição (o que não tem na CHTM), e fala ressaltando que nas histórias atuais não são feitas daquele jeito e que as cenas incorretas são devidamente contextualizadas nos comentários. Ou seja, o Maurício faz questão que o politicamente correto prevaleça em suas histórias. Agora comentando cada número individualmente:

Nº 7: 
Foi até a página 49, sendo que tem uma página de propaganda atual das revistas do Pelezinho incluído nessa edição. Então, pode-se dizer que faltaram 4 páginas que podiam explorar mais comentários e propagandas da época. Mostram 3 páginas de comentários e ainda tinham 11 páginas de passatempos ocupando o gibi. 

Destaque para a história de abertura "Rove Story, Nô?" que é a estreia da Neusa e seu pai nos gibis do Pelezinho. Nela, mostra que Neusa é uma filha de um japonês e ele não quer que a filha namorasse o Pelezinho e acontece várias confusões para namorá-la.

Nº 8: 
Ocupa 48 páginas do gibi, 4 páginas de comentários. Ainda tinham 11 páginas de passatempos ocupando o gibi. Nesse gibi não gostei da história de abertura "O monstro de duas cabeças" ser quase toda muda. Até de surpreender que não era muito comum ter histórias mudas de 6 páginas nos gibis (hoje é supercomum). Só dou um desconto que a arte dela é incrível. Mesmo assim, as histórias "Goleiro é pra essas coisas" ou "Bing-Bonga" mereceriam ser as de abertura em vez dessa. Ainda tem um outra história muda do Rex de 4 página nessa edição.

Nº 9: 
Ocupa 51 páginas do gibi, com 3 páginas de comentários e tem 2 páginas de propaganda atual do "Arquivo Mônica 50 Anos", antes da tirinha final, que podiam ter páginas de comentários no lugar. A partir dessa edição já começam a ter 9 páginas de passatempos (2 páginas a menos do que as outras edições anteriores).

Para quem pensa que eles não mudam o texto na Coleção Histórica, eles mudaram o título da história de abertura "Guerra no campinho". Mudaram o texto "Há uns dias atrás estava a turminha do Pelezinho jogando bola quando de repente aconteceu a gigantesca guerra no campinho" para "Alguns dias atrás...", informando nos comentários a penas que houve correção nesse trecho. Acho que mudaram porque a frase está errada gramaticalmente. Não vi nada de errado nessa frase e não vi razão de mudar texto sem mais nem menos. Mesmo que estiver errada, era só comentar sem alterar na história. Falando dessa história, muito boa com referência ao filme "Guerra nas Estrelas", até então há pouco tempo lançado nos cinemas.

17 comentários:

  1. Muito bom Marcos! Estou esperando chegar na minha cidade essa edição pra adquirir. Os gibis originais do Pelezinho são muito difíceis, por isso apesar de tudo, acho legal essa publicação. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heri, aqui essa coleção até q chega fácil, só a "Coleção Histórica Turma da Mônica" q custa a chegar aqui e quando chega é só 1 ou 2 exemplares em 1 ou 2 bancas. Distribuição péssima da Panini.

      Excluir
  2. Poxa essa coleção não chegar na minha cidade(interior)! :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xandro, isso é ruim mesmo. Panini tem distribuição péssima. O jeito é reclamar com eles pra ver se chega aí.

      Excluir
    2. Hehehe...é culpa da banca eu sei...do dono tem que mandar fixar o pedido na lista de revista da banca(ele nem sabe que a revista existe)! ;)

      Faltam esforço de ambas as parte; eu e o dono,hehe! xD

      Excluir
    3. rsrs... então avisa ao dono da banca q essa revista existe pra ele providenciar. Tá perdendo...

      Excluir
  3. Marcos,

    "mas por outro já modifica e descaracteriza totalmente o formato original dos anos 70 que eram do tipo canoa"
    --- Fico na dúvida do que seja melhor: um gibi em canoa todos os meses ou esse "almanaque" espaçado? Para fins de organização, prefiro tudo o que tenha lombada quadrada.

    "faltam páginas que seriam de propagandas"
    --- Seriam bacanas as propagandas nos gibis da Coleção. Mas sabemos que, por problemas jurídicos, isso é impossível... Sou fã de propagandas em gibis antigos! Ainda queria fazer uma longa material sobre isso.

    "Eles reproduzem as páginas de passatempos, mas não reproduzem a seção de cartas "Bate-papo com Pelé" em que o próprio Pelé respondia as cartas das crianças."
    --- Isso fez falta. E não há explicação racional para a retirada dessa seção.

    "As capas reproduzidas não mostram a numeração do gibi original."
    --- Vacilo inexplicável, para variar. Pior do que isso, só a coleção Big Disney da Abril, que não traz numeração nas lombadas.

    "Só fica a dúvida como vão colocar a edição nº 58"
    Eu já havia visto essa sua indagação. Realmente, é algo curioso. Acho que serão práticos e, em algum momento, um número será mais volumoso...

    Quanto aos comentários à terceira edição, ainda não a li. Mas vi a alteração no "há e atrás" e achei justa. Afinal, é um erro (e feio), insistir nessa redundância...

    Ótima postagem...

    ResponderExcluir
  4. Kleiton,

    "Fico na dúvida do que seja melhor: um gibi em canoa todos os meses ou esse "almanaque" espaçado?"

    Eu prefiro gibis com lombada no geral, mas nessa coleção, tudo q ficar mais parecido com as originais acho melhor.

    "Seriam bacanas as propagandas nos gibis da Coleção. Mas sabemos que, por problemas jurídicos, isso é impossível..."

    É verdade. Mas não vejo problema nas propagandas relacionadas à Turma da Mônica colocarem em tamanho real em vez de miniaturas. E eles tem 3 páginas em média pra fazerem isso.

    A seção de cartas acho q não colocam pq na época tem cartas q colocavam endereço das crianças, fora q essas crianças podem não gostar de ter cartas republicadas em gibis. Acho bobagem, era só não colocar endereço e nome completo e se eu tivesse carta em gibi adoraria rever.

    Na Turma da Mônica entre 2004 e 2006 tbm não informavam numeração na lombada. Um grande vacilo mesmo. Não sei pq eles tiraram. E nessa coleção do Pelezinho tinha q informar o número na capa. Concordo tbm q algum número seja mais volumoso pra colocar a nº 58, acredito q seja o último número mesmo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. "Mas não vejo problema nas propagandas relacionadas à Turma da Mônica colocarem em tamanho real em vez de miniaturas."

    Penso que ficaria cansativo, pois quase todas as edições traziam as mesma propagandas. Não sei bem...

    ResponderExcluir
  6. Kleiton, nem respondi sobre: "vi a alteração no "há e atrás" e achei franquias justa. Afinal, é um erro (e feio), insistir nessa redundância..."

    Pode até ser, mas o certo era informar o erro nos comentários e não alterar o texto na história. Fica diferente da revista original e não gosto. Se eu pudesse eu colecionaria as edições originais e não Coleção Histórica.

    ResponderExcluir
  7. "Por um lado, esse formato assim é bom, já que é mais prático e ocupa menos espaço, mas por outro já modifica e descaracteriza totalmente o formato original dos anos 70 que eram do tipo canoa..."


    Oi, Marcos!

    Como não é uma reprodução exatamente fiel em 100% aos originais, sinceramente, eu prefiro assim. Se a Coleção Histórica da Turma da Mônica fosse lançada dessa forma, talvez estaríamos com revistas de numeração um pouco mais à frente do que o número 34. Em contrapartida, Pelezinho é praticamente um universo à parte. Ficaria estranho e um pouco mais expansivo no preço se tivéssemos cerca de três edições reunidas de Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento em cada volume da Coleção Hsitórica. A menos que eles fizesse isso tornando as edições independentes umas das outras e abrissem mão de ficarem fazendo tudo em forma de pacotinhos. Assim, a pessoa escolheria qual coleção histórica compraria... se seria a da Mõnica, do Cebolinha, do Cascão...

    ResponderExcluir
  8. "Eles bem que podiam colocar a capa como um selo e um personagem em destaque igual ao da CHTM, e, por dentro, reproduziam as capas originais em papel couché e informando a sua real numeração"


    Eu acho que esse trabalho não tem o mesmo esmero e dinâmica que a outra coleção. Parece que estão fazendo porque querem lucrar com o fato do Brasil ser sede da copa e o Pelezinho ainda ser o personagem mais querido nesse assunto. Não tenho nada contra a capa como está... mas concordo que poderiam ter colocado as capas do Miolo na forma como você bem disse.

    ResponderExcluir
  9. "Como são histórias do final dos anos 70, prevalecem os traços fofinhos da época...."


    E novamente digo que aperta o coração de emoção ao constatar essa fase diante das minhas mãos agora. Que pena que acabou!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. A MSP tem ficado obsessiva demais em ficar corrigindo tudo quanto é coisa em tudo quanto é publicação. Isso é uma bobagem!

    Tenho essa revista, como você bem viu lá no meu blogue, mas ainda não terminei. Gosto muito das histórias do Rex, mesmo sendo mudas ou parcialmente mudas.

    Bela postagem! Parabéns!

    Abraços.

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  11. Fabiano, eu nem ia gostar se a Coleção Histórica Turma da Mônica fosse no formato desse do Pelezinho. Eu só ia achar melhor se as revistas do Pelezinho fossem independentes e não encadernadas em um só volume.

    O problema da capa é q não sabemos a numeração, na capa informa q é a nº 3 , mas se trata da capa nº 7, por exemplo. É estranho.

    Os traços fofinhos eram ótimos, porém não são meus favoritos. Hqs mudas não gosto muito, principalmente as q enchem linguiça. Pelo menos nos gibis antigos eram curtas, com raras exceções, e nos gibis novos são longas e só enrolação. Valeu por ter gostado da postagem. Abraços

    ResponderExcluir
  12. Antes de mais nada gostaria de corrigi-lo: A HQ de capa da 9ª edição do Pelezinho é uma referência a "Guerra nas Estrelas", não a "Jornada das Estrelas". Após expressar meu conhecimento cultural irrelevante, devo prosseguir no comentário.

    Belo texto sobre a edição e a coleção em si, estou apreciando bastante a tua escrita sobre as criações da MSP. Estive surpreso, e logo depois grato, pelo formato, com suas correções de cores textos, tal qual a Coleção Histórica do resto da turma do MSP, apenas me desagradou substituirem o texto original por uma correção gramaticamente errônea. As capas também me desagradaram pelo que comentaste.
    No mais, é uma coleção fantástica, pretendo tê-las por completo, assim como a da CHTM.

    ResponderExcluir
  13. Sem problema, Danil, pode orrigir se necessário. Nem tinha notado q eu tinha escrito jornada.... já corrigi.

    Valeu pelo elogio, q bom q tá gostando do blog. Sobre meus comentários da coleção é bom para informar quem ainda não conhece e saber as diferenças em relação às originais. Eu preferia se fosse o mais parecido com as revistas originais como já falei, mas dá pra aceitar. Concordo sobre texto alterado e capas sem graça e sem numeração. Abraços

    ResponderExcluir