terça-feira, 21 de maio de 2013

Almanaque Temático nº 26 - Mônica Aniversários



Da linha de almanaques da Turma da Mônica na Editora Panini um dos melhores é o Almanaque Temático. Escolhem um tema e republicam histórias relacionadas a esse tema. Normalmente  eles não ficam restritos a histórias mais recentes e republicam histórias de todos os tempos a partir dos primeiros números da Editora Globo. Isso é bom, já que agradam a todos os gostos. Essa última edição sobre aniversários eu resolvi comprar mesmo por não ter a maioria das histórias. 

Antes desse, eu só tinha até então os nº 15 e nº 16 da Panini, que eu havia comprado porque não tinha algumas histórias da Editora Abril deles. Normalmente, eles não costumam republicar histórias da Editora Abril, assim como os demais almanaques, sendo que nessa coleção volta e meia tem histórias da Editora Abril sim, como já aconteceram nos nº 15 (Cebolinha - Brincadeiras), nº 16 (Mônica - Vampiros) e nº 21 (Magali - Bruxas). No nº 16, inclusive, para mim foi o melhor de todos, já que foi a edição que tiveram muitas histórias da Editora Abril, sendo 3 delas que nunca foram republicadas até então, como o "O Plano vampiresco" (Cascão #81, de 1985) e "O vampilão" (Cebolinha # 153, de 1985) e uma do Bidu dos anos 70, fora a história "Revelações" (Mônica # 52 - Ed. Globo, 1991) que também nunca tinha sido republicada e outras da Editora Abril, mas que já tinham sido republicadas. 

Na Globo a coleção se chamava "Coleção Um Tema Só", os primeiros números tinham mais páginas (196 páginas no total) e o mais legal era a capa que era cartonada e plastificada em alto relevo. Depois começou a decair aos poucos, primeiro diminuindo o número de páginas no total (160 páginas), depois tiraram o alto-relevo, até a capa passar a ser fina, só que o preço sempre ficou igual ou mais caro até. Na Panini o nome mudou por causa dos direitos autorais.

O que é ruim na coleção é que eles repetem muito os temas. Esse tema sobre aniversários é um tema que já saiu pela própria Panini no nº 10 (de 2009). Já é a segunda vez seguida que estão repetindo os temas da Panini. O primeiro foi o Chico Bento escola que já havia sido o tema do nº 5 (de 2008) e repetiu no nº 25. Na Globo, "Coleção Um Tema Só" também vivia repetindo os temas. De 52 edições, só 29 tiveram temas diferentes. Então, quando repetiam os temas eles colocavam o título numerado, como "Planos infalíveis II", III, etc.

Tem vários temas que tiveram no "Coleção Um Tema Só" da Globo ou temas novos que podiam colocar agora na Panini, como "Mônica - Carnaval", "Cebolinha - E Seu Juca", "Chico Bento - E Zé Lelé", "Cascão - E Capitão Feio", ou ousar mais com temas do tipo "Mônica - Televisão" com histórias dos personagens nos programas de TV de todos os tempos, ou "Mônica - Convidados especiais" com participação dos famosos que apareceram nas histórias ou "Mônica - Vilões", com os vilões da turma. Ficar repetindo temas que saíram na Panini que não é certo. Mas acredito que a tendência é repetir mesmo. Sem contar que não terá mais temas politicamente incorretos, como "Chico Bento - Pescaria". Afinal, pescar não é certo, mata os peixes e nas histórias atuais o Chico Bento não pesca mais.

Almanaque Temático nº 10 também sobre Aniversários
Agora falando especificamente dessa edição nº 26, diferente das outras edições de aniversário (tanto os 2 da Globo, quanto o da Panini), as histórias dele não são da turma toda e, sim, só tem aniversário da Mônica. Provavelmente por causa da comemoração dos 50 anos da personagem. Mesmo assim seria melhor que tivessem também histórias de aniversário da Magali, do Chico Bento, do Jotalhão, etc. Só faltam inventar de ter uma edição só com aniversário do Cebolinha, outra só com aniversários do Cascão, etc.  As histórias dessa edição são essas:

  1. O Colecionador de velas (MN # 225 - Ed. Globo, 2005)
  2. Venha a minha festinha (MN # 188 - Ed. Globo, 2002)
  3. Festão com Monicão (MN # 213 - Ed. Globo, 2004)
  4. Aniversário no sítio (MN # 111 - Ed. Globo, 1996)
  5. Palhaço de festa (MN # 87 - Ed. Globo, 1994)
  6. Aniversário macabro (MN # 99 - Ed. Globo, 1995)
  7. Aniversário da Mônica ou festa do Mônico (MN # 237 - Ed. Globo, 2006)

Foram 7 histórias e mais uma tirinha no final, já que todas as originais são histórias de abertura dos gibis da Mônica de 20 páginas no mínimo. O que me levou a comprar foi que a maioria das histórias são histórias de uma época que eu já não colecionava mais e, com isso, não tenho. Se eu encontrasse em sebo algum desses gibis, eu compraria se não tivesse nada pra comprar. Então, para que comprar gibi por causa de uma só história, se posso ter essas histórias reunidas em uma só edição. Fora que economizo bem e posso comprar outros gibis no lugar. As histórias desse almanaque dos anos 90 eu tenho e já as conhecia. Já as dos anos 2000 são as que eu não tinha. 

As histórias dos anos 90 com certeza são as melhores, sem dúvida. São mais divertidas. Inclusive a história "Palhaço de festa" foi a primeira dessa fase com os personagens passaram a ter data fixa de aniversário a partir de 1994. Nela, Mônca resolve que quer um palhaço na sua festa de aniversário e os pais não tem dinheiro pra contratar um. Aí o Cebolinha ouve e se fantasia de palhaço junto com o Cascão pra chatear com ela. 

Dentre as que eu não tinha todas são normais, mesmo assim até que são boas, sendo a mais interessante foi a última "Aniversário da Mônica ou festa do Mônico", em que a Mônica pede para uma estrela cadente se tornar um menino, mas acaba todas as meninas virando meninos e vice-versa. Para uma história de 2006 que já prevalecia o politicamente correto é de estranhar uma história assim. As outras não são ruins, mas acho bem melhores as três dos anos 90. Lembrando que na história "O colecionar de velas", em que um cara rouba todas as velas do mundo pra ninguém comemorar aniversário, os traços mudaram de repente a partir da página nº 20. Dá a impressão que a mesma história foi feita por desenhistas diferentes. Muito bizarro. E prefiro os traços a partir da página 20, era pra ser assim a história toda.

Sobre mudanças nas histórias em relação às originais, não podiam faltar, pra variar. Nessa edição houveram 2 mudanças. Uma foi na história "Aniversário no sítio" (em que mostra as confusões e sufocos que a turminha e seus pais passaram pra comemorar o aniversário da Mônica em um sítio do tio da Mônica), na hora dos meninos puxando a orelha da Mônica na revista de 1996, eles contavam até 6, e nessa edição contaram até 7. De uma certa forma, pode ter sido um erro na edição original, já que eles sempre fazem 7 anos nas histórias de aniversário, e quando acaba a história voltam a ter 6 anos. Ou senão a intenção mesmo era dizer que eles estavam continuando a contar, já que termina em reticências. Não devia mudar o trecho. Mostro a seguir a comparação de Mônica nº 111 e deste Almanaque Temático: 

Trecho original de Mônica nº 111 (1996)

Trecho do Almanaque Temático nº 26 
E a outra mudança foi na história "Aniversário Macabro" (em que os endereços dos convites da festa da Mônica são trocados com uma festa de uma menina vampira, e, com isso, os monstros vão parar na casa da Mônica e a turminha no castelo do vampiro), na revista original de 1995 o Cebolinha pensava trocando as letras, e nessa reedição mudaram com ele pensando certo, como infelizmente eles sempre fazem isso agora. Eu sou a favor sempre de manter o original. Essa paranoia da MSP ficar mudando tudo é ridículo. Pelo menos essas alterações não afetaram o contexto da história, mas mesmo assim tem que manter a obra original sem alterações.

Trecho original de Mônica nº 99 (1995)
Trecho do Almanaque Temático nº 26 
Esse Almanaque Temático no geral até que foi bom. As histórias são bacanas, mas podia ter histórias de outros personagens fazendo aniversário, sem ser só da Mônica. E espero que nas próximas edições não fiquem mais repetindo temas que já saíram na própria Panini que aí perde a graça, mesmo com histórias diferentes.

37 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Espero que sim.

    Como sabe, comprei recentemente alguns volumes desses almanaques temáticos e não me arrependi nenhum pouco. Inclusive, o do Cascão - Medo de Água - é um dos meus favoritos. Entretanto, esse aí não pretendo comprar, pois já percebi que tem sei lá, poucas histórias, e essa do terror eu já li algo bem parecido em um aniversário da Magali, se não me engano. Não me lembro a revista em que está, mas lembro da história e parece ser um sinopse bem parecida.

    Aguardarei os próximos, esse aí eu passo.

    Obrigado por compartilhar. É sempre interessante ver e ler.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, tbm não sou de comprar, vê que são 10 edições q não comprava esse título. Essa achei interessante pelo fato de eu não ter maioria das hqs.

      Qunato a hq dos vampiros, realmente o enredo da Magali nº 53 da Panini parece ser semelhante com essa da Mônica. Então vc tem essa da Magali? Pensava q vc não tinha nada da Magali na panini.

      Abraços

      Excluir
    2. Não tenho mesmo nada da Magali na Panini. Li essa história em outra revista, não me lembro qual é, pois tenho muitas aqui. Eu acho que não é da Panini, não, pois eu me lembro que a publicação parecia ser mais antiga. De repente, pode estar havendo histórias parecidas até mesmo usando o mesmo personagem protagonista.

      Excluir
    3. Não conheço essa, mas volta e meia fazem hqs parecidas, ou baseadas em algumas antigas... hqs com monstro no aniversário tbm já teve uma com o Chico, sendo q essa não li, só vi a capa.

      Abraços

      Excluir
    4. Procurei aqui... uma pena que não achei... quando encontrar eu te falo. Lembro que há uma confusão onde resulta nuam troca de endereços. A turma da Mônica via para um lugar estranho e a turma dos monstros acaba indo parar na casa da Magali. Depois a ocnfusão é desfeita, mas, não me lembro direito do fim, mas parece que acaba ficando todo mundo na casa da Magali. Estou meio ocnfuso agora, mas acho que é isso... preciso ver se o aniversário é o da Magali mesmo.

      Abraços.

      Fabiano Caldeira.

      Excluir
    5. Tudo bem Fabiano, a única q me recordo mesmo é essa da Magali 53 da panini q até virou desenho. Quando encontrar, avise sim.

      Abraços

      Excluir
  2. Comprei essa edição...também tenho a N°10...concordo de só não ser niver de um personagem só...quero de todos e se repetir colocar 'II','III'...e essa mudanças nos balões de fala,aff que saco...bem fazer o que né? :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xandro, a nº 10 eu não tenho. E espero q não repita tão cedo esse tema, e muito menos um exemplar para cada personagem. Se repetir, q seja hqs misturadas com a turma toda.

      Com certeza essas alterações estão ridículas. Preocupação boba da MSP de deixar tudo certinho.

      Abraços

      Excluir
  3. Marcos,

    ainda está à venda na banca onde compro. Mas não comprarei. Ando meio cansado de temas de aniversários...

    Sobre: "Normalmente eles não ficam restritos a histórias mais recentes". Acho que, para fazer um temático, o tema se esgota num período muito pequeno, ou fica cansativo (já pensou, só aniversários pela Panini?) e precisam correr atrás de mais material.

    Sobre: "Na Globo a coleção se chamava Coleção Um Tema Só". Como foi bacana essa coleção. Pena que custa caro nos sebos, e em estado regular.


    Sobre: "O que é ruim na coleção é que eles repetem muito os temas". Vai entender. Como vc mesmo citou, há muitas opções, mas parece que há um medo em mudar, no MSP.

    Sobre: "Afinal, pescar não é certo, mata os peixes", é trista, cara. Até pescar? Uma carne saudável, aliás. Será que todo mundo no MSP é vegetariano?

    E bom bom vc destacar onde as histórias foram publicadas originalmente.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Kleiton, "Coleção Um Tema Só" nos sebos daqui custam em torno de R$ 3,00 a R$ 4,00. Realmente dá impressão mesmo q eles tem medo de mudar os temas. fica tudo repetitivo. Aí só vale mesmo as hqs serem forem muito bem escolhidas.

    "Será que todo mundo no MSP é vegetariano?"

    Pois é, pescar, caçar são coisas q não tem mais nas hqs atuais. Para a MSP é maldade com os bichos. Vai traumatizar todo mundo. A sociedade protetora dos animais vão pra cima deles. Vai entender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante esses preços. Vc tá falando da coleção em formato maior, com capa cartonada?

      Excluir
    2. Kleiton, eu falo da versão normal q vendia em bancas, com capa cartonada e em alto relevo e miolo de gibi convencional. Encontrados em sebos e em ótimo estado.

      Tem tbm uma versão livro de livrarias. Esse já vi um do "Chico-Bichinhos" e do "Cascão-Brincadeiras" uma vez em sebo, e tbm pelo mesmo preço, só q o estado deles não tava muito bons.

      Abraços

      Excluir
    3. "Tem tbm uma versão livro de livrarias."

      Ah, ok. Pensei que vc se referia a essa, por apenas R$ 3,00 no sebos. Não vejo esta edição mais luxuosa por menos de R$ 20,00, em média.

      Excluir
    4. Ah essa versão livro é bem mais raro encontrar e em bom estado. O preço seria esse mesmo.

      Excluir
  5. Passando aqui para indicar um acervo online de capas da MSP. Talvez já o conheça, mas por via das dúvidas: http://www.getback.com.br/Monica/index2.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danil, valeu pelo toque. Eu conheço esse site, é atualizado pelo roteirista paulo Back da MSP. Esse site é minha fonte de pesquisa para ver nome de hqs e nº de edição q saiu dentre as q eu não tenho. É muito bom mesmo.

      Abraços

      Excluir
  6. Marcos, desde que essa edição saiu eu espero ver na banca pra comprar e aqui ainda não chegou! Tô colecionando também UM TEMA SÓ,já tenho duas edições, números 02 e 45, e realmente era muito mais bonito os primeiros números. Como você já sabe, voltei a colecionar há pouco tempo, fiz assinatura das mensais mas já deu pra perceber que não está mais como antigamente. Até agora, sinceramente, a melhor história que li dessas que eu recebi da assinatura é mais fraca que a mais simples das edições de 10 anos atrás. Tô meio desanimado, mas vou manter por um tempo pra ver se mudo de idéia. Como sempre, ótima postagem. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heri, "Um Tema Só" nº 2 do Chico é ótimo. Não tem nem comparação com os atuais. Pelo certo é vc manter a assinatura pelo tempo q ela dura. Mas aí é só não renovar. Podia ter feito assinatura só dos almanaques.

      Quanto a esse almanaque temático, quem sabe chega aí em breve. Distribuição da panioni é péssima e nem todas as edições chegam em todos os lugares. Legal q gostou da postagem. Abraços

      Excluir
    2. "Um Tema Só" nº 2 do Chico...EU tenho essa edição...é ótimo mesmo! ;)

      Excluir
  7. Comprei hoje esse exemplar, enfim chegou na minha cidade. Eu fiz assinatura das mensais e dos almanaques, mas bem que podia ter feito só dos almanaques mesmo! Nem te disse, pois foi coincidência, mas no dia em que perguntei se você estava preparando outro post, quase que te indicava sobre Almanaque Temático, por isso, gostei muito. Mais uma vez agradeço. Um abraço amigo!

    ResponderExcluir
  8. Heri, legal q vc conseguiu esse exemplar. Realmente foi coincidência mesmo, pq naquela hora já tava fazendo a matéria sim para essa edição. De nada. Abraços

    ResponderExcluir
  9. Já li todas as histórias desse almanaque. Também não gostei de terem publicado só aniversários da Mônica, podiam ter republicado de outros personagens. E além disso, 4 dessas histórias estão no site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é presidente, tbm acho q seria melhor aniversário com outros personagens. Nem liguei se as hqs estavam no site, depois q vi, como vi q aparentemente as hqs não eram ruins resolvi comprar. Abraços

      Excluir
  10. Qual é o nome da história antiga do Bidu que saiu no Almanaque Temático 16? De repente eu tenho aqui e descubro onde ela saiu originalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, nesse nº 16 tiveram 2 hqs do Bidu dos anos 70 e ambas sem título. Apenas "Bidu".

      Na primeira um vampiro se esconde na casinha do Bidu e o Franjinha pensa q é o Bidu q tá lá dentro. essa eu até conhecia em algum almanaque da Globo q eu tenho.

      Na segunda um vampiro em forma de morcego se esbarra em um poste, cai e morde o Bidu acidentalmente e aí o Bidu vira vampiro. essa eu nunca tinha lido e q foi a q me referi na postagem. quem sabe pela sinopse vc encontra.

      Esse temático foi bom q de 20 hqs, tiveram 8 hqs da Ed. Abril, algumas conhecia, 3 hqs não. Abraços

      Excluir
  11. Marcos, eu simplesmente adoro histórias de aniversário da turminha, principalmente as antigas. Histórias boas de aniversário tenho exemplos de Palhaço de Festa (MN # 87, Ed. Globo, 1994), O Paraíso Astral (CB # 196, Ed. Globo, 2002), Um Aniversário Nada Previsível (MG # 310, Ed. Globo, 2001), Caranchico (CHB # 194, Ed. Globo, 1994) e Presente Oculto (CC # 283, Ed. Globo, 1997). Mas sabia que antes destas histórias de aniversário da Ed. Globo e da Ed. Panini, a Ed. Abril fazia histórias de aniversário? Sim, descobri no site do Paulo Back que entre 1983 e 1985, tinha histórias de aniversário da Mônica. Elas são O Aniversário da Mônica (MN # 155, Ed. Abril, 1983), A Mônica Parou de Crescer (MN # 167, Ed. Abril, 1984) e Feliz Aniversário, Mônica (MN # 179, Ed. Abril, 1985). Na verdade, não sei se todas essas HQs foram republicadas. Só sei que a HQ A Mônica Parou de Crescer foi republicada no Almanaque da Mônica # 17 (Ed. Globo, 1990), mesma edição que também republicou Um Disfarce Perfeito (MN # 121, Ed. Abril, 1980). Quem sabe um dia você fale dessas histórias, principalmente A Mônica Parou de Crescer porque pra mim é a melhor. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, sabia sim. Na Ed. Abril só a Mônica tinha data fixa de aniversário e tiveram 3 hqs assim entre 1983 e 1985 como vc falou. Depois pararam com isso e retornaram em 1994, o q dura até hj.

      As hqs dos gibis de 1983 e 1985 foram republicadas em "Coleção Um Tema Só" # 21 - Mônica Aniversários (Ed. Globo, 1998).

      Eu gosto de hqs de aniversário, e gostei quando colocaram data fixa p/ os personagens, mas acho q não precisava ser todo ano, de vez em quando já tava bom pq fica cansativo.

      Abraços

      Excluir
  12. Oi outra vez, Marcos! Eu voltei pra falar de uma coisa: Você realmente conhece a HQ Revelações (MN # 52, Globo, 1991)? Pô, não tem como não lembrar dessa HQ.

    O enredo dela também é ótimo: Um vampiro revela ao seu filho que ele também é um vampiro. Então, com o segredo revelado, ele começa a atacar alguém de noite. E qual é sua vítima? Uma vítima uma ova. É claro que a turma! Mas como ele não sabia atacar, os planos dele sempre falham, que nem os planos infalíveis do Cebolinha. No final, a Mônica dá uma surra no pai do filho e eles voltam a dormir, mas o vampiro dá mais uma revelação ao filho: Ele tem medo de dentistas. Hahahahahaha...

    Sério, cara! Adoro essa HQ, adoro mesmo! Os traços também são interessantes, bem desenhados na época. E sobre a republicação dela, foi republicada SIM! Mas caso você não tenha, ela foi republicada no Almanacão Turma da Mônica # 12 (Globo, 2000), que também republicaram excelentes HQs de abertura, como Mutantes (CB # 70, Globo, 1992), ChitãoZó e Xorurinho (CHB # 46, Globo, 1988), De Gato e Sapato (MG # 46, Globo, 1991) e Advinhas em Quadrinhos (CC # 60, Globo, 1989). Caso você não tenha o almanacão, conhece as HQs citadas?

    Quando as outras duas desse almanaque temático, que são O Plano Vampiresco e O Vampilão, não sei se já republicaram ou só foi nesse. Você tem esse almanaque?

    Então é isso! Quero mesmo saber se você conhece a HQ Revelações, beleza? Falou e abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu falei na postagem q tenho o Almanaque Temático 16 é pq conheço as hqs dele. Pergunta desnecessária...

      Conheço a hq "Revelações" desde a original de MN # 52 e não fazia ideia q tinha sido republicada. Até q esse Almanacão Turma da Mônica # 12 republicou hqs excelentes, conheço todas.

      Já Plano Vampiresco e O Vampilão não tenho conhecimento de republicação antes. Parece q foi a primeira vez q republicaram nesse temático, coisa rara na Panini republicar hqs da Ed. Abril, ainda mais nunca republicadas.

      Excluir
    2. Ah, sim, Marcos, faltou eu falar das histórias de aniversário da Mônica que foram republicadas nesse Almanaque Temático.

      Todas essas histórias eu já conhecia, seja por eu ter os gibis ou por eu ter lido no antigo site da Mônica. Mas dentre todas elas, só a do Palhaço de Festa que eu não conhecia. E olha que eu queria tanto esse almanaque, por causa dessa história que eu nunca li, mas não consegui. Tomara que eu encontre esse almanaque em algum sebo.

      Mas pelo menos, o enredo dela você até falou: Cebolinha ouve que os pais da Mônica querem um palhaço pra festa, então chama o Cascão para eles mesmos bancarem os palhaços. Mas no final, é claro que foi só um plano infalível e a Mônica mete o pau neles. Que belo enredo, hein? Tomara que eu também encontra o MN # 87, de 1994, já que não tenho ele.

      Aliás, na capa de MN # 87, ela não faz referência à história, na verdade é só uma capa engraçada, como outra qualquer, que se passa nas pirâmides do Egito, em que Mônica procura quem foi que deu nós no Sansão, e todos os hieróglifos apontam que foi o Cebolinha. No começo, não entendi nada, mas agora vejo que faz todo sentido e é engraçada mesmo.

      Quanto à você, você deve conhecer mesmo é Aniversário Macabro e Aniversário no Sítio, porque você deve ter os gibis originais, já Venha à Minha Festinha e Festão com Monicão você deve ter visto no site antigo da Turma e O Colecionador de Velas e Aniversário da Mônica ou Festa do Mônico você não conhecia e acabou conhecendo nesse almanaque. É verdade mesmo?

      Então é isso, eu realmente gostei muito desse almanaque temático. Como eu não tenho, espero um dia encontrar esse almanaque em algum sebo, e espero também procurar Mônica # 87, de 1994. Então, me deseja boa sorte nessa minha missão. Abraços!

      Excluir
    3. Eu só conhecia as hqs dos anos 90 antes. Boa sorte na sua procura por essas revistas. Abraços

      Excluir
  13. voce pode ivedar um texto para mir com;um despertado pro chico bento

    ResponderExcluir
  14. Nd a ver com o assunto, mas, eu tenho a revista n2 do cebolinha da 2v da panini, e na página 40, no quarto quadrinho da página, ele diz ''quem disse que eu ia te chamar para um novo plano? você só faz BESTEIRA!'' Ele falou com R mesmo, não era pensamento. (ele estava dialogando com o cascão)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs. Na certa erro primário deles na hora. As vezes acontece.

      Excluir
    2. Ahã.... Vai ver eles confundiram com o cascão e mais um fato: a palavra estava em negrito.

      Excluir