domingo, 24 de março de 2013

Cascão 50 Anos



Foi lançado o livro especial "Cascão 50 Anos". Desde 2009, a MSP lança livros especiais de capa dura com seus personagens principais que completaram 50 anos de criação. Já teve um do Bidu, um do Cebolinha, do Chico Bento e agora com o Cascão, mesmo com 2 anos de atraso, já que ele foi criado em 1961.

Na capa desse especial, usaram elementos das capas de "Nº 1" das 3 editoras. Cascão e o Chovinista com as expressões na "nº 1" da Ed. Abril de 1982, o famoso guarda-chuva florido usado na "nº 1" da Ed. Globo de 1987 e o Cascão de super-herói na nº 1 da Ed. Panini de 2007. Ficou legal.

O preço custa R$ 58,00, assim como foi o especial do Chico Bento e acho um pouco caro, em vista do que foi os do Bidu e do cebolinha que custaram R$ 39,90 cada. Assim como os outros, o livro abre com apresentação, curiosidades e capas clássicas. Gostei das capas mostradas, com destaque para o 'Gibizinho do Cascão nº 3', de 1991 e o 'Coleção Um Tema Só nº 5', de 1993.

Agora sobre a histórias (sempre republicações e a última inédita com a Turma da Mônica Jovem), até agora todos ficaram a desejar em relação a histórias, com exceção do Bidu. Esse do Cascão eu achei mais ou menos. Não tem nenhuma história clássica, mas muitas delas são divertidas.

A relação das histórias publicadas nele, com o número da edição e ano de cada foram essas:

  1. Os Terríveis Esfumaçantes (CC # 42 - Ed. Abril, 1984)
  2. A Sobrinha que Veio Limpar o Cascão (CC # 49 - Ed. Abril, 1984)
  3. Lava O Prato, Lava (CC # 55 - Ed. Abril, 1984)
  4. O Cascãozão (CC # 57 - Ed. Abril, 1984)
  5. O Mistério do Cascão (CC # 59 - Ed. Abril, 1984)
  6. Gibis, Pra Que Te Quero (CC # 78 - Ed. Globo, 1990)
  7. O Rei do Deserto (CC # 80 - Ed. Globo, 1990)
  8. Reflexo Rápido (CC # 81 - Ed. Globo, 1990)
  9. Final Infeliz (CC # 83 - Ed. Globo, 1990)
  10. Realize Meu Sonho (CC # 85 - Ed. Globo, 1990)
  11. Irmão Cascão (CC # 359 - Ed. Globo, 2000)
  12. A Tatuagem do Capitão Pitoco (CC # 365 - Ed. Globo, 2001)
  13. Vem Tomar Banho (CC # 410 - Ed. Globo, 2002)
  14. Montarias (CC # 17 - Ed. Panini, 2008)
  15. Campo de Guerra (CC # 40 - Ed. Panini, 2010)
  16. O Primeiro Banho do Cascão (inédita, estrelada pela Turma da Mônica Jovem)

Como devem ter percebido, foram muitas histórias de um mesmo ano, prevalecendo histórias de 1984 e 1990. Histórias da Editora Abril só foram de 1984, já começando pela edição nº 42. O que fica parecendo é que tiveram preguiça de procurar histórias. Já era de se esperar não ter história antes de 1982, como foi com o "Chico Bento 50 Anos", o que já acho um erro, começar com 1984 pior ainda.

Não entendo porque não colocaram histórias dos anos 70, antes dele ganhar revista própria. Seria interessante para comparar os traços. Nesse aspecto ficaram devendo, muitas histórias boas ficaram de fora. Essa 1ª história ainda sobre poluição, toda moralista.É boa, se comparando ás atuais, mas na época tiveram histórias melhores. Dentre as da Ed. Abril, a melhor é "Lava o prato, lava", essa sim digna de Cascão.

As histórias de 1990 muito boas, destaque para "O Rei do Deserto", muito bem elaborada, e a história "Final infeliz" é muito engraçada. Gosto também da "Realize meu sonho". Podia ter histórias de outros anos e terem privilegiado traços diferentes em cada uma, pois ficaram muito parecidos uma história com a outra. As histórias "Irmão Cascão" e "Tatuagem do Capitão Pitoco" achei normais.

Contracapa

O que estragou o especial foi depois da história do capitão Pitoco. Duas histórias mudas longas e a última da Panini de 2010 não tem nada a ver. Não era pra ter nem história muda nesses especiais, imagina longa de 6 páginas cada. Juntando com a história "Reflexo Rápido", são 3 histórias mudas na edição. Com a diferença q a história de 1990 são só 4 páginas, e essas 2 mais novas são 6 páginas. Acredito que são da Panini, ou final da Globo. E história "Campo de Guerra" também inadmissível. Além de muita nova, é muito chata. Se fosse pra colocar história da Panini que colocassem de 2007 então.

Quanto a história com Turma da Mônica Jovem, não acho que nem devia ter histórias deles nesses especiais. Fica ocupando espaço e podiam republicar outras histórias antigas e boas. Como não gosto de TMJ, sempre não vou gostar das histórias. Ainda mais com o tema de Cascão tomar banho realmente, tira a essência do personagem.

Então no geral achei bom, fora esses deslizes no final, bem ou mal mostrou o pavor dele à água, embora ficou faltando outros núcleos dele como o Doutor Olimpo e histórias de futebol. Também nenhuma história favorecendo o politicamente incorreto, como brincando com lixo, se escondendo na lata de lixo, etc. Já era de esperar isso também, infelizmente. Esse especial ficou melhor que o do "Chico Bento 50 Anos", mas sem dúvida o melhor até agora foi o do Bidu.

Para conferir mais comentários sobre essa edição, entre aqui:

25 comentários:

  1. Apesar de ter algumas HQs fracas neste especial ainda vale a pena ter na coleção este livro...bem bonito!

    Ops...gostei de ver a foto da contra-capa...deveria ter mais fotos das HQs que tem no livro!

    Xandro.

    ResponderExcluir
  2. Seja bem vindo Xandro... o post ficou tão grande q mais fotos ficaria maior ainda. Te garanto q as HQs são boas, embora não são clássicas. As melhores, lógico, são as de 1984 e 1990.

    Abç

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! É como uma postagem sobre este livro deveria ser: o mais completa possível!

    ResponderExcluir
  4. Kleiton, só dei minha opinião, aproveitando para criticar o q não gostei. Abç

    ResponderExcluir
  5. Comprei a revista ontem, empolgadaço, achando que veria uma coletânea de história mostrando todas as fases do Cascão (o meu personagem preferido). Quando eu tirei o plástico e folheei... que decepção! Para uma revista comemorativa, eu achei muito fraca, pareceu um almanaque comum só que em formato americano e capa dura.

    ResponderExcluir
  6. Ficou dando essa impressão mesmo Bruno, não vi nada especial nele. Até os traços das HQs ficaram parecidos. Se ainda tivesse HQ clássica. Esses especiais 50 Anos compro mesmo pelo valor histórico, pq as HQs de todos sao decepcionantes.

    ResponderExcluir
  7. É por isso que não compro esse material e nem outros parecidos que já saíram. Não há nada nele que tenha um diferencial que valha pena gastar tanto $$$.

    Só pra você saber, tenho um Almanaque Temático que se chama "MEDO DE ÁGUA". Na minha opinião, muito bom! Tem HQs realmente divetidas nele, com o Cascão.

    Abraços. Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  8. É, eu vi esse almanaque Temático nas bancas. Tem histórias de várias épocas. Embora Cascão têm melhores histórias ainda sobre banho q ficaram de fora. No geral esse almanaque foi bom sim.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Marcos, seu blog é ótimo. Eu o citei em uma resenha para o Universo HQ: http://www.universohq.com/reviews/cascao-50-anos

    Não pare de postar!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, legal q vc citou o meu blog lá. Infelizmente não to conseguindo acessar, quando conseguir vou ver. Minha intenção é postar sempre q possível. Abraços

      Excluir
  10. Acho que só comprarei esse livro pq sou um doente colecionador, que compra tudo o que deixará sua estante mais bonita. Acho suas críticas sobre essa coleção bastante pertinente, assino em baixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artur, eu tbm compro essa coleção "50 Anos" pelo valor histórico. Mas não tem nada de especial. Se não viu, e quando puder, ver outra crítica q fiz sobre esse livro com as mudanças nas originais.

      http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2013/04/cascao-50-anos-mudancas-em-historias.html

      Excluir
  11. Deveriam ter inserido Eles Não Vão Fazer Isso com a Gente (1982), Montanha Suja (1982), Mania de Limpar Cascão (1982) e Duelo ao Sol (1983).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, são muito boas... não teve nada de 1982 e 1983. E incluiria tbm hqs de dos anos 70 q saiam nas revistas da Mônica e do Cebolinha.

      Excluir
  12. Marcos, tá na hora de fazer alterações no texto: De acordo com o Guia dos Quadrinhos, a HQ Vem Tomar Banho é de Cascão # 410, de 2002, e a HQ Montarias é de Cascão # 17, de 2008. Aposto muito que você não conhecia essas HQ e acabou conhecendo nesse livro, né? Abraços!

    ResponderExcluir
  13. por favor,a história ''O Primeiro Banho Do Cascão'',poderia me enviar ou colocar online.Eu necessito.Se tiver facebook me manda pelo chat,por favor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinicius, não tô lembrado dessa hq. Vc sabe em qual gibi saiu ou enredo? Manda seu e-mail, pq aí caso eu encontre, te envio.

      Excluir
  14. Pra mim, o que dá uma borrada nas edições de 50 anos foi inserir TMJ, o Cascão do seguimento não é o personagem clássico na adolescência, é sua versão adolescente em um plano paralelo, foi o ponto baixo da edição, não por mostrar seu primeiro banho e sim por não ser o personagem em seu plano original, acrescentando absolutamente nada, forçação de barra, dispensável! Sei que foi uma jogada pra vender mais, aí se torna indispensável pra MSP.
    Não sei se Bidu 50 Anos que foi a primeira edição teve TMJ, espero que não, com o Chico Bento é quase certo que tenha rolado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gostava dessas versões da TMJ nos livros 50 Anos. Podiam pelo menos terem feito história inédita com os personagens em suas versões normais de crianças. O primeiro que teve TM nesses livros foi do Bidu, já que foi o primeiro lançado. Todas as edições dessa coleção 50 Anos teve história inédita da TMJ.

      Excluir
    2. Sei que o Franjinha faz parte da TMJ, o Bidu não sabia. Bem, onde tem Franjinha tem Bidu, é uma regra, e o primeiro personagem do Mauricio de Sousa não iria ficar de fora de um seguimento envolvendo a Turma da Mônica que deu supercerto, faz sentido!

      Excluir
    3. Verdade, Bidu não podia ficar de fora da TMJ

      Excluir
  15. Porque você não gosta da turma da mônica jovem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque descaracterizaram demais os personagens, não mostram comportamentos adolescentes, essas coisas.

      Excluir